ALTERNATIVA

Secretário confirma adiantamento das tentativas para colocar a UPA da Família em funcionamento

Lídia Prata
Publicado em 18/09/2015 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 22:13
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Estimado e admirado por todo o meio jurídico mineiro, Aristóteles Atheniense é o grande homenageado da 9ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba. Na foto, Aristóteles entre os advogados João Delfino e Gilberto Vasconcelos, seus amigos desde longa data

Na UTI

Tão grave quanto a situação do Hospital Hélio Angotti está a realidade do Hospital de Clínicas da UFTM. Em nota distribuída à imprensa nessa quinta-feira, a Direção do HC admite estar passando por dificuldades de abastecimento de insumos, em razão de um déficit de aproximadamente R$7 milhões, referente a procedimentos realizados no período de agosto do ano passado a julho deste ano, porém não pagos pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde. São 13 meses de atraso. Não bastasse esse atraso, o HC se queixa de redução no repasse de verbas pelo Governo Federal. Daí o atraso no pagamento a fornecedores e a suspensão das cirurgias eletivas ontem por falta de material. A Direção do Hospital assegura que a situação será normalizada hoje. Oremos.

Quota extra

Segundo o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury, o Hospital de Clínicas extrapolou a quota de atendimentos nesse período, razão pela qual não recebeu por esses serviços extras. Não há recursos excedentes no Município para cobrir essa quota extra. O dinheiro precisa vir do Governo Federal e já está sendo pleiteado.

Em alta

As receitas em queda contrastam com a demanda em ascensão por atendimento no Hospital de Clínicas. Na área de Oncologia, por exemplo, os atendimentos triplicaram nos últimos meses. Não se sabe se em decorrência da crise por que passa o Hospital Hélio Angotti, ou se realmente a incidência da doença está aumentando muito em Uberaba e região.

UPA Abadia

Estão adiantadas as tratativas para colocar em funcionamento a UPA da Família, no Bairro Abadia. Segundo o secretário Túlio Cury, a reforma do prédio está praticamente pronta e os termos da parceria com a UFTM caminham bem para o trabalho em parceria naquela unidade. Agora faltam pequenos ajustes apenas.

Estreia

Reunião dos 27 prefeitos que integram a Amvale vai estrear o anfiteatro do novo Anexo da Câmara Municipal de Uberaba. Encontro está marcado pelo dia 25.

Congresso de Direito

Com auditório lotado de profissionais do Direito e universitários, começou ontem a 9ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, promovido pelo Instituto dos Advogados, Cepaj e OAB. Grande homenageado do evento, o jurista Aristóteles Atheniense deu uma verdadeira aula sobre ética profissional e como os advogados devem se portar no dia a dia em relação aos colegas e aos clientes. Defendeu a concorrência, sempre salutar, mas advertiu que a competição precisa ser exercida com lealdade e ética.

Para refletir

“A concorrência pérfida na advocacia, como em outras profissões, é um desvio de conduta moral, que afronta a honestidade e os bons costumes, merecendo ser combatida sem condescendência. (...) Nenhum profissional do Direito vem ao mundo trazendo consigo o emblema da moralidade ou a pecha da devassidão. As virtudes pelas quais pugnamos devem se tornar um hábito, importando na construção de uma fortaleza íntima que resista às seduções do poder e da riqueza”. Lição preciosa de Aristóteles Atheniense que serve não apenas para advogados, mas para todo cidadão.

Programação do dia

Congresso de Direito Processual prossegue hoje, encerrando-se no final da tarde. Mestre Humberto Theodoro Junior abre a programação de palestras nesta manhã e, no encerramento, outro expoente da advocacia mineira, Ronaldo Bretas de Carvalho Dias. Um congresso de primeiríssima qualidade, tanto no time de palestrantes quanto na organização impecável capitaneada pelo presidente do IAMG/Uberaba, João D’Amico.

Gaeco

Na chamada Carta de Uberaba entregue ao governador Fernando Pimentel, esta semana, o prefeito Paulo Piau fez um alerta importante com relação à (in)segurança pública na cidade. Considerou inadmissível que a região do Triângulo Sul seja a segunda de Minas em crimes violentos. O prefeito fez um comparativo do efetivo da PM por habitante em Minas, em Uberaba e no Brasil. E nossa cidade perde feio. Piau também pediu a instalação na cidade do Gaeco - Grupo de Atuação Especializado em Crime Organizado. A estrutura já existe em Uberlândia e Araxá. Por que não em Uberaba?

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por