ALTERNATIVA

Secretário de Administração antecipa tíquete de servidores para sexta

Lídia Prata
Publicado em 12/07/2017 às 08:45Atualizado em 16/12/2022 às 12:04
Compartilhar

Novo centro

É simples, clean e bastante modesto o projeto de repaginação do centro da cidade. Na verdade, o projeto prevê a reforma do calçadão e da praça Rui Barbosa, e não a revitalização da área central, uma vez que não foi apresentada qualquer proposta para as ruas adjacentes, como Governador Valadares, Alaor Prata, Vigário Silva, etc. Porém, desta vez, o projeto apresentado aos comerciantes pelos técnicos da Prefeitura tem a vantagem de caber no bolso dos lojistas e nos cofres municipais. É um projeto viável e exequível. Com uns toques de charme depois de pronto, certamente ficará bem interessante aquele espaço.

O que muda

Principal ponto será a troca da pavimentação por blocos de concreto, tanto no calçadão quanto na Rui Barbosa. No calçadão haverá inclusão de bancos também de concreto, porém com design modernoso. Já para a fachada das lojas, a PMU propôs a padronização dos letreiros, com faixas de 50cm de altura para todas. Nada de luminosos mirabolantes, painéis gigantes, competindo uns com os outros. Tudo clean.

Cores e formas

O projeto de repaginação do calçadão ainda poderá acrescentar itens importantes para dar vida ao centro da cidade, como as plantas e talvez até a definição de uma cartela de cores padrão para a pintura da fachada das lojas, cabendo a cada lojista escolher uma entre as cores propostas.

Ambulantes – Com a reforma do calçadão prevista para janeiro ou fevereiro do ano que vem, a preocupação dos lojistas dos quarteirões seguintes da Artur Machado é o deslocamento dos ambulantes para a porta das suas lojas. No entanto, o secretário de Planejamento, Nagib Facury, adiantou que há um estudo sendo feito para cadastrar os ambulantes na PMU e localizá-los nos pontos de ônibus. Outra ideia é a criação de um segundo camelódromo.

Aqui não! - Para o calçadão realmente “mudar de vida” será necessária uma ação vigorosa por parte da Fiscalização, principalmente contando com o respaldo dos vereadores, veículos de comunicação e da população em geral para evitar que os ambulantes voltem a ocupar aquele espaço. Esse foi o recado que o prefeito Paulo Piau deu na reunião de segunda-feira na Aciu. Havia pelo menos cinco vereadores presentes, incluindo o presidente Luiz Dutra.

Como assim?

Lojistas uberabenses estão em pé de guerra com a Feira de Malhas que ocupa desde sábado o estacionamento do Bretas da avenida Maranhão (antigo Carrefour), em situação totalmente irregular, porém amparada por uma liminar concedida em mandado de segurança na sexta-feira. Antes da inauguração, fiscais da PMU estiveram no local e lacraram a feira. No entanto, seus organizadores recorreram ao Judiciário e conseguiram a liminar. Segundo os lojistas, a feira não tem alvará para funcionar em Uberaba e deve mais de R$40 mil à Prefeitura. O local sequer passou por vistoria dos bombeiros. Não bastasse, está comercializando roupas sobre as quais não irá recolher os tributos no município, nem no nosso Estado, e vendendo alimentos sem qualquer controle da Vigilância Sanitária.

Concorrência desleal

O comerciante estabelecido, com porta aberta e empregados no balcão, precisa cumprir uma série de normas legais e pagar uma montanha de tributos que vão de IPTU a ICMS, além de registro em CTPS do funcionário com todos os encargos decorrentes do emprego formal, etc. Mas esse pessoal que vem de fora para montar feira na cidade só usufrui das vendas. Não paga impostos, não sofre penalização alguma e, ainda, consegue respaldo judicial para abrir as portas e agir livremente...

A boa do dia

Atenção, servidores municipais: o secretário Rodrigo Vieira garante que o tíquete-alimentação será antecipado para esta sexta-feira. Vitória pessoal do secretário de Administração, que correu atrás para atender ao apelo dos servidores.

Tem vaga

Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico junto a 67 estacionamentos no centro da cidade mostra que a taxa média de ocupação corresponde a 53%. Ou seja, 47% das vagas estão ociosas. Uma das razões pode estar no preço cobrado pelos estacionamentos.

Na fila

Mercado Municipal poderá ser o próximo alvo de repaginação pela PMU. Na avaliação do prefeito Paulo Piau, o prédio precisa de reforma e nova pintura. Acrescentaria que o local necessita também de limpeza mais eficiente (em especial dos banheiros) e fiscalização para coibir a ação dos “vigias” de veículos. Está demais o assédio desses marmanjos aos motoristas que tentam estacionar ali...

Divulgação

O Shopping Uberaba faz mais que liberar espaço para a Oasis vender tíquetes e camisetas da campanha McDia Feliz, também autoriza a realização de evento artístico e oferece isenção da receita relativa a aluguel que incide sobre os sanduíches vendidos. Essa parceria existe há 18 anos, ou seja, desde a inauguração do centro de compras. Neste ano, a campanha vai acontecer no dia 26 de agosto, último sábado do mês, e as voluntárias da Oasis já estão na ativa!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por