Secretário municipal de Governo, Beethoven Oliveira, recebeu os vereadores de oposição em seu gabinete nesta quarta-feira. Na pauta, a polêmica demora na liberação das emendas impositivas às instituições indicadas pelos vereadores. O adjunto Diógenes Sene detalhou aos vereadores quais as emendas que já foram pagas, assim como aquelas que estão pendentes por falta de documentação. Mas não deram previsão de data para pagamento de outras que aguardam liberação pela Secretaria da Fazenda. Neste caso está, por exemplo, uma emenda do vereador Túlio Micheli destinando R$ 115 mil para o Corpo de Bombeiros para compra de um novo kit de desencarceramento e para construção de baias para o canil.
PROCESSOS PRONTOS
Dentre os vereadores de oposição, apenas o Prof. Wander Araújo não foi á SeGov nesta quarta-feira. Mas a vereadora Rochelle Bazaga, por sua vez, esteve lá, conforme esta coluna adiantou ontem. Nenhuma das instituições por ela indicadas tinha problema documental. Porém, segundo Rochelle, o pessoal da SeGov explicou que as emendas da área da saúde estavam todas com os processos prontos, aguardando assinatura da prefeita para seguir para empenho e liquidação. Já as emendas destinadas à área de Educação dependem ainda de solução de questões administrativas e o secretário Celso Neto havia pedido 40 dias de prazo. “De forma prática, não foi dada uma data para pagamento das emendas. Eu perguntei se seria em abril, por exemplo, e disseram que sim. Mas sem data definida” – revelou Rochelle.
FALTA POUCO
Em abril também devem ser entregues as obras de revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes. De acordo com o vereador Luizinho Kanecão, morador daquela via e defensor ardoroso da obra, o atraso na entrega do serviço decorreu de problemas com as perfurações do terreno para obras de drenagem. Isso porque o terreno tem muita pedra sabão. Mas ele garante que até 7 de abril essa obra estará pronta. Oremos.
“TÔ INDO”
Primeiro dia de abertura da janela partidária vai agitar os meios políticos de Uberaba. Luizinho Kanecão, por exemplo, já anunciou sua mudança nesta quinta-feira para o Mobiliza, antigo PMN. Presidido por Gilson Rodrigues Junior em Uberaba, o Mobiliza deve marchar com Elisa, integrando o grupo de 10 partidos unidos pela reeleição da prefeita.
NADICA DE NADA
Nenhum indício visível de irregularidade foi constatado até agora nas apurações feitas pela CEI do Lixo. Pelo menos é o que se conclui a partir das poucas informações obtidas com o presidente da Comissão, vereador Luizinho Kanecão. Aliás, o vereador ressalta que o contrato feito pela Convale foi muito bem elaborado, com participação de representante do Ministério Público, Caixa e agência reguladora. Esse contrato, inclusive, surgiu de uma Parceria Público Privada construída no governo Paulo Piau. Embora ainda não esteja funcionando nos outros municípios que formam o consórcio, exceto Uberaba, Luizinho avalia que dificilmente as investigações levarão à instauração de Comissão Processante.
VAI OU NÃO VAI?
Ao que tudo indica, o ex-vice-prefeito Moacir Lopes será ouvido pela CEI do Lixo. Mas, antes, a Comissão quer ouvir os representantes da Caixa e da agência reguladora. Por outro lado, o presidente Luizinho Kanecão adiantou que não será possível fazer perícia no Aterro, por exemplo, porque a CEI não tem recursos para bancar essa despesa. Por isso, ele acredita que uma investigação mais aprofundada terá de ser feita pelo Ministério Público, que será o destino do relatório (ou dos relatórios, caso o vereador Caio Godoi apresente o seu apartado).
PANOS QUENTES
Secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti, deve participar de reunião nesta quinta-feira, às 8h30, com equipe da Ebserh e secretaria municipal de Saúde. Na pauta, o imbróglio envolvendo os atendimentos no Pronto Socorro e Hospital de Clínicas da UFTM. Semanas atrás o HC chegou a comunicar a suspensão dos atendimentos, mas 24 horas depois voltou atrás, graças à interferência da Secretaria de Estado. Mas a situação por lá continua complicada...
NOVO HOSPITAL
Não será surpresa se o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, atual presidente da Ebserh, e o secretário de Estado de Saúde, Fabio Bacheretti, anunciarem nesta quinta-feira a construção de um novo hospital público em Uberaba. A área escolhida, segundo consta, seria a da UFTM na Univerdecidade. Esse projeto está sendo gestado há muito tempo, face à impossibilidade de ampliação do Hospital de Clínicas no lugar em que se encontra. Não tem área para expansão, enquanto a capacidade de atendimento e internação do HC está mais que esgotada.
CONTAGEM REGRESSIVA
Nos bastidores políticos é dada como certa a renúncia do prefeito Luizinho do Doca, de Veríssimo, para possibilitar a candidatura a vereador do seu filho Fabiano, conhecido por Tatu. Renúncia está sendo esperada para os primeiros dias de abril e, se confirmada, guindará o vice Marco Aurélio a prefeito.
INUSITADO
Com pouco mais de 3.400 moradores segundo Censo 2022 do IBGE, ao que tudo indica Veríssimo terá 4 candidatos a prefeito este ano. O vice Marco Aurélio será um deles. Deverão entrar também na disputa os ex-prefeitos Reinaldo e Adalberto, e o vereador Marçal.
JULGAMENTO
Ex-prefeito Ronaldo deve ir a júri na semana que vem, acusado por tentativa de homicídio contra o então candidato Renato Soares, hoje prefeito de Campo Florido. O atentado aconteceu durante a campanha eleitoral de 2017, quando Renatinho foi baleado no ombro, tórax e pescoço e ficou hospitalizado por vários dias. No curso do processo, o réu José Brito de Alencar, que estava usando o nome falso de “Celso”, confessou que deu três tiros e explicou a dinâmica do crime. Segundo ele, iria receber R$ 150 mil e havia sido contratado pelo Sargento Zacarias, em nome do ex-prefeito de Campo Florido, Ronaldo Castro Bernardes, que está cassado.
NA ROTA
Além do acesso pavimentado e arborizado a Peirópolis, a Prefeitura deve entregar a Rota de Luz neste domingo. Placas de sinalização enriquecidas com frases de Chico Xavier, de Langerton e Frederico Peiró serão instaladas ao longo do percurso. Ciclistas de Uberaba estão sendo convidados a estrear a Rota de Luz, com concentração no domingo, a partir das 6h30min, no Piscinão. A sugestão para a viabilização desse projeto partiu de Juliano Arantes, marido da prefeita, e adepto do ciclismo.
HOMENAGEM
Prefeita Elisa vai homenagear uma servidora de cada secretaria municipal, assim como das autarquias, durante evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira.
MUTIRÃO DO BEM
Todos nós sabemos que o combate à violência doméstica, não pode parar. É um trabalho às vezes invisível para a população, mas de extrema importância social, que muda a vida das vítimas de violência. O IDF – Instituto Daniel Franco - contribui com esse trabalho há décadas de forma firme e concreta, mas neste mês está com Mutirão e plantão para atender essas mulheres que a sociedade tem que olhar de forma carinhosa. Parabéns, Daniel Franco e equipe, pelo trabalho que executam! Sucesso nessa empreitada sempre.