Se depender da opinião do secretário municipal de Governo, Beethoven Oliveira, a prefeita Elisa enfrentará as eleições para deputada federal em 2026. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o secretário deixou claro que essa é a sua opinião pessoal, ressaltando, porém, que a decisão caberá exclusivamente à prefeita, principalmente porque ela teria de renunciar ao cargo para enfrentar a campanha no ano que vem. Beethoven ainda destacou que Elisa gostaria de encerrar seu segundo mandato com chave de ouro e, caso decida se candidatar a deputada, teria de abrir mão desse desejo.
PAPO VAI, PAPO VEM
Por outro lado, Beethoven confirmou que o governo “teve conversas” com o ex-deputado Franco Cartafina. Segundo o secretário, foram conversas meramente preliminares, sem ter havido qualquer tipo de proposta ou aceno no sentido de reaproximação entre as partes. Mas...
CAMPO ABERTO
Sobre as eleições de 2026, Beethoven avalia que o campo ainda está muito amplo. Ele acredita que o governo deverá apoiar dois candidatos a deputado estadual e um a federal. Na aba de possibilidades estão dois vereadores, que são Cabo Diego, líder da prefeita no Legislativo, e Ismar Marão, presidente da Câmara e do PSD, partido da prefeita. Porém, diante de um possível cenário de grande volume de postulantes, Beethoven engrossa o coro dos que defendem o resgate da representatividade política de Uberaba em BH e Brasília.
ETC E TAL
Mudando de alho para bugalho, Beethoven Oliveira rasgou elogios à atuação de seu adjunto, Netão. Segundo ele, Netão já atuava como um adjunto “informal” na gestão passada, mas sua efetivação no cargo “facilitou muito o diálogo com os vereadores. Com isso, a relação entre Executivo e Legislativo ficou bem mais tranquila nesse segundo mandato de Elisa. “A vinda do Neto colaborou muito para essa aproximação com os vereadores” – reconheceu o secretário.
PILHAS E PILHAS
Embora a presença de Netão venha trazendo bons frutos à administração municipal, Beethoven conta que os vereadores continuam produzindo uma quantidade gigantesca de requerimentos à Secretaria de Governo. Para responder a todos, a Segov ampliou sua estrutura, passando de três para sete servidores encarregados de responder às demandas dos parlamentares. Com isso, cada servidor “toma conta” de três vereadores. Sabe o conteúdo da maioria esmagadora dos requerimentos: limpeza pública, poda, tapa buraco.
QUEM SERÁ?
Já está definido o nome do primeiro secretário (ou secretária) de Mobilidade Urbana, pasta recém-criada a partir da aprovação da minirreforma administrativa pela Câmara. Beethoven não revelou quem irá ocupar o cargo, mas adiantou que a prefeita já fez a escolha. Aliás, a partir de 1º de setembro a nova secretaria já poderá entrar em atividade. No entanto, o projeto do projeto de mobilidade urbana só deverá descer para a Câmara no ano que vem. Ainda faltam muitos retoques.
MAIS ADIANTE
Embora não tenha sido descartada, não foi desta vez que o governo Elisa transformou a Secretaria de Planejamento em Planejamento e Gestão. Quem acompanha Alternativa já sabe que a prefeita não desistiu da ideia, mas adiou os planos para poder estudar melhor o modelo a ser seguido. A propósito, Beethoven acredita que caberia ao Governo Federal estabelecer um modelo padrão para Estados e Municípios, com definições específicas para a gestão pública. Ficaria bem mais fácil para a validação das reformas na esfera administrativa.
DE PARTIDA
Está demissionário o Presidente da Codiub – companhia de desenvolvimento da informática de Uberaba. Paulo Fernando Rocha Ventura vai deixar o cargo, sob a justificativa de necessidade de cuidar de assuntos particulares. Vai ser difícil encontrar um substituto à altura.
DESAFIO
No governo Elisa a Codiub ainda não encontrou o caminho do sucesso. Pelo contrário. No entanto, nos pouco meses em que esteve à frente da companhia, Paulo Fernando realinhou as finanças, renegociando a dívida de seu principal cliente, a Prefeitura de Uberaba. Quem vier a assumir a presidência encontrará a Codiub um pouco mais saudável, mas terá o desafio de estabelecer um plano de trabalho consistente e sustentável, com entrega de serviços à altura do que o mercado exige. Não será nada fácil.
MERCADÃO
Por falar em desafio, o futuro secretário do Agronegócio também terá uma lista gigante pela frente. Um deles será conseguir interessado em ocupar o mezanino do Mercado Municipal. A licitação realizada este ano não despertou interesse dos empresários do setor de bares e restaurantes. E o espaço continua lá...
GESTÃO PÚBLICA
Ministrado no auditório do Sebrae em Uberaba, o curso on-line sobre comunicação na administração pública levou praticamente toda a equipe da Secretaria municipal de Comunicação para ouvir o marketeiro Marcelo Vitorino, na tarde desta segunda-feira. O curso termina nesta terça-feira. Vitorino é o marketeiro que esteve em Uberaba no primeiro semestre, a convite da Aciu, para falar sobre o que as lideranças locais precisam fazer para resgatar a representatividade política em nível nacional e estadual. Agradou em cheio.
INOVAÇÃO
Já estão no fim as inscrições para o 1º Forum Regional de Líderes, que a Aciu realizará nos dias 3 e 4 de setembro, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Uberaba. No dia 3, a palestra inaugural será de Gil Giardelli, especialista em inovação, inteligência artificial e Computação Quântica Roboticista. Com mais de 27 anos de experiência, ele lecionou em instituições renomadas, como Stanford e MIT, e já realizou mais de 1.500 palestras, incluindo TEDx. O cara é sensacional! Palestra simplesmente imperdível. Se você ainda não fez sua inscrição, acesse agora aciu.com.br e garanta sua vaga.
VIVA A ITÁLIA!
Associação Cultural Italiana no Triângulo Mineiro está organizando evento para o final de setembro para apresentar o formato de espaço cedido pelo Poder Público para a implantação de um museu da imigração italiana em Uberaba. Projeto terá assessoria de Fabiano Elias.
(Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)Especialistas em Direito Ambiental, os advogados uberabenses Mayara Valera e Felipe Pena participaram do VII Congresso Nacional do Direito Agrário, realizado em Uberlândia. Dentre os palestrantes estava o Promotor Carlos Valera.