ALTERNATIVA

Secretário de Obras garante rigor contra cabos soltos

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 28/01/2025 às 21:37Atualizado em 29/01/2025 às 22:18
Compartilhar

“Vou ser chato com isso”. Promessa é do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, ao ser questionado sobre o excesso de fios e cabos soltos pelas ruas e avenidas de Uberaba. Semana passada os representantes das operadoras de telefonia e da Cemig foram chamados na Sesurb para um “puxão de orelhas”. Não é possível manter tantos cabos soltos por todos os cantos da cidade, principalmente pelo risco de acidentes que eles representam.
 
PROJETO PILOTO
No dia 5 de fevereiro, as operadoras e Cemig vão fazer um mutirão para retirada de fios na avenida Dom Luiz Santana. Será um projeto piloto para, a partir daí, ser estabelecido um cronograma de trabalho para atacar o problema em outros pontos da cidade. A retirada dos cabos na avenida Dom Luiz Santana servirá de parâmetro do tempo despendido para a realização do serviço. O secretário Pedro Arduini quer agilidade e promete “pegar no pé” das operadoras. A ideia é setorizar Uberaba em cinco áreas e fazer uma espécie de arrastão em cada uma delas, com prazos definidos para conclusão dos trabalhos.
 
PÉ NA TÁBUA
A propósito, em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta terça-feira, Pedro Arduini contou que há cerca de 26 obras “na ponta da agulha” para serem entregues nesses 100 primeiros dias do segundo mandato da prefeita Elisa. Dentre outras que estão em ritmo acelerado para conclusão, o secretário elencou a unidade básica de saúde do conjunto Beija-Flor, que deverá ser uma das modernas da região. Além disso, citou a conclusão de 10 novas praças pela cidade, como no Jardim Itália, onde os moradores já estão frequentando o local antes mesmo da finalização dos serviços.
 
MAIS UM POUCO
A unidade de saúde do São Benedito não está incluída no pacote de obras a serem entregues nos 100 primeiros dias do segundo mandato de Elisa. O secretário Pedro Arduini argumenta que, embora o serviço esteja bastante adiantado, a conclusão ainda vai demandar mais alguns meses. Porém, ele acredita que a UBS São Benedito poderá ser entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano.
 
ASSIM NÃO, PESSOAL!
Por outro lado, o secretário de Obras e Serviços Urbanos se queixou do elevado número de furtos de mudas plantadas pela Prefeitura nos espaços públicos da cidade. Algumas mudas são plantadas hoje e “somem” no dia seguinte. “Isso dá um desânimo muito grande, porque algumas pessoas não valorizam o trabalho que estamos fazendo e não veem que é dinheiro público que está ali” – desabafou Pedro Arduini, coberto de razão.
 
PRETINHO BÁSICO
Nos próximos quatro anos, o governo Elisa deverá recapear pelo menos outros 300 km de ruas e avenidas da cidade. Prioridade será dada às avenidas, como Santos Dumont, Santana Borges e outras. O programa vai contemplar, também, a pavimentação de algumas ruas que ainda estão na terra. Pedro Arduini defende que Uberaba tenha um plano de manutenção do asfalto, com recape permanente. Justamente falta desse plano a cidade hoje vê a decadência da pavimentação em grande parte das ruas e avenidas, principalmente as mais antigas. Gosto muito dessa ideia de estabelecer um programa permanente de recape, independente de quem seja o prefeito ou o titular da Sesurb.
 
MISSÃO (QUASE) IMPOSSÍVEL
Identificação do autor ou autores do descarte de carcaças de hidrômetros na mata do Jardim Nenê Gomes pode ser uma missão impossível, ou quase impossível, para a Polícia Civil. Segundo a Codau, as cúpulas de plástico encontradas no dia 2 de janeiro não continham a identificação, pois os números de registro de cada equipamento são marcados sempre no corpo metálico. Isso tornou a investigação da origem dos hidrômetros mais complexa, sem a possibilidade de identificação dessas peças.
 
MUDANÇA
A partir da descoberta do cemitério de hidrômetros no Jardim Nenê Gomes e da dificuldade de identificação dos equipamentos, a Codau passou a exigir, em suas novas licitações, que estes números venham também demarcados nas estruturas plásticas externas, para aumentar a rastreabilidade dos hidrômetros.
 
TINTIM POR TINTIM
No dia 03 de janeiro, a Codau abriu uma Sindicância Investigativa Interna nº 005/2025 para apurar os fatos relacionados à descoberta do chamado “cemitério de hidrômetros”. De acordo com a companhia, tudo leva a crer que o descarte das peças plásticas é derivado do furto realizado na sede da empresa TCM Serviços de Conservação e Limpeza Ltda., em fevereiro de 2023. Essa empresa executava o serviço de substituição dos equipamentos em Uberaba e seu contrato já foi encerrado. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na ocasião, o de nº 2023.005875535-001.  A TCM tinha a responsabilidade da guarda dos hidrômetros novos e dos velhos até a devida devolução à Codau.  Além desses equipamentos, também foram furtados veículos, motos, celulares e uma TV da empresa. Segundo o presidente Rui Ramos, a Codau está colaborando com as investigações policiais para elucidar, o mais rápido possível, a origem das peças que foram abandonadas no Jd. Nenê Gomes.
 
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Para entender como funciona esse processo de substituição dos hidrômetros, é preciso entender que há mais de 10 anos a Companhia trabalha com o sistema de logística reversa, devolvendo os hidrômetros velhos para o fabricante, como parte do pagamento do novo fornecimento. É o famoso “toma lá, dá cá”.
 
CONTROLE DE ESTOQUE
Informações apuradas pela coluna revelam que autarquia faz controle de seu estoque.  Tanto que soube exatamente a quantidade de hidrômetros que foram furtados de dentro da TCM e a empresa ressarciu devidamente a Codau. Veja como funciona o controle de estoque no Almoxarifado da Companhia: após a entrega dos hidrômetros pelo fabricante é dada a entrada no estoque, via sistema, com a numeração de cada equipamento. E efetuada a baixa assim que são instalados nos imóveis. O número do hidrômetro então é relacionado com cada identificador, cruzando todos os dados comerciais.
 
NOVO ESPAÇO
ACIU inaugurou na noite de segunda-feira sua nova sala multiuso (foto abaixo), no prédio da avenida Leopoldino de Oliveira. Totalmente repaginada, a partir de projeto da designer de interiores Gláucia Cadima, a sala ficou muito bonita e funcional. Está pronta para sediar reuniões, workshops, treinamentos e eventos em geral, tanto pela própria ACIU, quanto por interessados em locar o espaço. Inauguração foi prestigiada por presidentes de entidades  de classe, associados e diretores da casa, e pelo prefeito em exercício, Mauricinho de Sá. A estreia da sala será nesta quinta-feira, quando a diretoria do Uberaba Sport Club fará a apresentação do novo técnico do time na sala multiuso da Aciu.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por