Foto/Divulgação
O polivalente Luiz Guaritá Neto representará o Shopping Uberaba na festa do Mérito Empresarial 2018 da CDL/Uberaba
Não tem opção
Construção do viaduto em frente ao Parque Fernando Costa tem sido defendida com fervor pelo secretário de Planejamento, Nagib Facury. Segundo ele, não tem alternativa melhor para acabar com o conflito no trânsito daquela rotatória do que o viaduto. Nagib resalta que Uberaba conta com mais de 215 mil veículos em circulação. Daqui a alguns anos, esse número será maior, o que deverá complicar ainda mais o trânsito urbano. Segundo ele, esse fato justifica a necessidade de se pensar desde já em soluções, antes que o sistema viário fique totalmente comprometido.
Como será?
Segundo o secretário de Planejamento, o viaduto não vai atrapalhar a visibilidade do Parque Fernando Costa. Da mesma forma, não vai eliminar a rotatória em frente à entrada principal do parque. Embora o projeto ainda não tenha vindo a público, sabe-se que terá pistas expressas, sem semáforos, e provavelmente incluirá ciclofaixas. Aliás, as tais ciclofaixas não são ponto de consenso ainda, mesmo que sejam defendidas fervorosamente pelo prefeito Paulo Piau, ciclista de carteirinha.
Nova vida
Se o projeto do viaduto for viabilizado, de fato, as avenidas Tonico dos Santos e Fernando Costa serão interligadas em pistas elevadas, enquanto a Edilson Lamartine Mendes e Marcus Cherém vão se unir em desnível (por baixo). O secretário Nagib Facury acredita que a partir da implantação do viaduto, a avenida João XXIII ganhará vida nova, deixando de ser subutilizada para tornar-se artéria importante no trânsito do Parque das Américas. A conferir.
Xô, bagunça!
Com foco na mobilidade urbana, a Seplan também está defendendo o fim da circulação de caminhões pesados na área central da cidade. Uma das diretrizes constantes do novo projeto de lei do Plano Diretor prevê mudança no sistema de distribuição de mercadorias, a partir de um centro de distribuição (olha aí uma oportunidade de negócios para a iniciativa privada) e dali em veículos menores para o comércio varejista. Se a medida prosperar, caminhões de bebidas e outros gigantes sobre rodas vão parar de atrapalhar o trânsito no centro urbano. Oremos!
Bi-bi!
Secretaria Municipal de Agricultura vai comprar um veículo tipo caminhonete para reforçar sua frota. Pregão está marcado para o dia 9 de novembro, com investimento previsto em R$ 181 mil.
Destinação
Sabe aquele empréstimo de R$ 40 milhões que a Câmara autorizou a Prefeitura a contratar com a Caixa, depois de muita polêmica? Pois ele vai bancar não apenas a obra do viaduto da Fernando Costa, como também obras de canalização de duas vertentes do Córrego da Saudade, na área do bairro Grande Horizonte. O assoreamento ali tem causado prejuízos a moradores de condomínios nas imediações, com registro de muros e casas danificados. Medidas paliativas foram tentadas antes, sem sucesso.
Causa justa
Motociclistas do Distrito 4770 do Rotary concluem neste fim de semana em Uberaba o evento Rota 4770, envolvendo todos os clubes rotários do Triângulo, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, com participação do IFMRSA (International Fellowship of Motorcycling Rotarians). Objetivo do evento é a arrecadação para a Fundação Rotária na campanha mundial contra a paralisia infantil. O comboio está percorrendo cerca de três mil quilômetros, com diferentes eventos, em 29 cidades, chegando a Uberaba na tarde deste sábado, na praça Pôr do Sol. O lucro da venda de bebidas e alimentação será revertido ao Fundo Polio Plus.
Mérito Lojista
Empresa do Ano na grande festa do Mérito Lojista 2018 será o Shopping Uberaba, representado pelo empreendedor Luiz Guaritá Neto. O empreendimento comemora 20 anos das suas atividades, este ano, e representa um marco de desenvolvimento do comércio de Uberaba e região. Um dado expressivo relatado por Luiz Neto é que cerca de 20% das vendas do Shopping Uberaba são concretizadas por clientes de cidades vizinhas. A festa do Mérito Empresarial CDL Uberaba 2018 está marcada para 24 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ.
No fim
Último debate entre os candidatos a governador de Minas teve momentos de humor e outros nem tanto. Anastasia chegou a chamar o adversário Zema de “menino mimado”, enquanto Zema acusou o concorrente de usar “detetives” para vasculhar a vida dele e de sua família, a ponto de levantar informações desconhecidas por ele. Porém, em termos de propostas, continuamos conhecendo pouco o que pretendem fazer os dois candidatos. O que mais ouvimos nessa campanha de 2º turno foi promessa que dificilmente o eleito poderá cumprir, diante da quebradeira dos cofres públicos mineiros. Que Deus tenha piedade do nosso Estado e do nosso país!
Chapa liderada pelo advogado Eduardo Azank na disputa pelo comando da OAB/Uberaba visitou o JM esta semana. Azank presidiu a Ordem há 10 anos e deixou o cargo com mais de 90% de aprovação dos advogados inscritos. Agora encabeça chapa que reúne jovens profissionais do Direito e outros nomes consagrados na profissão, dentre os quais sete advogadas