ALTERNATIVA

Secretário diz que prontuário eletrônico funcionará em breve

Lídia Prata
Publicado em 27/03/2019 às 06:55Atualizado em 17/12/2022 às 19:22
Compartilhar

Vai mal

Pesquisa realizada pelo Instituto Percent mostra que o uberabense não está nada satisfeito com o governo Bolsonaro nesses três primeiros meses. Das 400 pessoas entrevistadas para a amostragem, apenas 35% avaliaram o governo como ótimo/bom. Considerando o fenômeno de votos obtidos pelo candidato Jair Bolsonaro em Uberaba, essa avaliação positiva é minúscula. Segundo análise de Luiz Cláudio Campos, cap do Percent, esse desapontamento inicial dos uberabenses pode ser consequência do descompasso do governo, com enfrentamentos políticos e elevado grau de embate nas redes sociais. Está coberto de razão. Bolsonaro parece que ainda não desceu do caminhão...

Quem é?

Na avaliação do governo Romeu Zema pelos uberabenses, o índice de aprovação ficou em 37% (ótimo e bom). Mas o que mais chama a atenção é o índice de entrevistados que alegou não ter condições de avaliar o governo, por enquant 23%.

Golpe do cartão

Uberabenses devem redobrar a atenção aos golpistas que vêm lesando quem tenta sacar dinheiro em caixas eletrônicos. O modus operandi é muito parecido nesses golpes. O cidadão não consegue sacar o dinheiro na primeira tentativa, aí é abordado pelo golpista com oferta de ajuda. A vítima aceita, e passa a senha de cartão. O pobre coitado consegue sacar um dinheirinho e só vai perceber o golpe quando os malandros já limparam a conta bancária. Todo cuidado é pouco!

Dura lex

Muita gente ficou com dó daqueles que tiveram caixas de morango e abacaxis apreendidos pelos fiscais da Secretaria Municipal do Agronegócio – Sagri, na semana passada. Mas é preciso lembrar que esses ambulantes concorrem diretamente com comerciantes que dão empregos e pagam tributos para manter o seu negócio. Já os ambulantes vendem mais barato, porque estão na informalidade e põem o dinheiro limpinho no bolso. É justo isso?

Lanchinho

Ação da fiscalização precisa mirar urgentemente os ambulantes de lanches, que param trailers em praças e pontos de maior movimento para vender salgados, lanches, sucos e outros alimentos, nem sempre em condições adequadas de higiene. Esses carrinhos de lanche estão se multiplicando nos bairros. Só não vê quem não quer... a mão que faz o sanduíche é a mesma que dá o troco.

Falta pouco

Secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, garantiu aos ouvintes da Rádio JM, na manhã dessa terça-feira, que o prontuário eletrônico deve entrar em operação, oficialmente, dentro de poucas semanas. Financiado pelo Ministério da Saúde, o sistema já está em fase de testes e ajustes em 20 unidades básicas. O programa é específico para Uberaba e estará interligado ao Governo Federal. Mas tudo tem um cust a adoção de nova tecnologia exige equipamentos mais modernos (já em fase de licitação) e internet com maior velocidade, especialmente nos postinhos inclusive na zona rural.

Saúde animal

Iraci Neto anunciou também a criação de uma farmácia solidária Pet. Ideia foi dada pela vereadora Denise, da Supra, para atender àqueles que têm animais de pequeno porte em casa e nem sempre possuem recursos financeiros para comprar remédios e tratá-los em caso de doenças. O local para abrigar essa farmácia não está definido ainda, assim como não se sabe se contará com veterinário para orientar o uso de medicamentos.

Saúde nos bairros

Mais seis unidades de saúde devem entrar em operação ainda este ano. Prioridade são os novos bairros que surgiram a partir do Minha Casa Minha Vida, como Rio de Janeiro, Girassóis, Marajó, além do São José e Copacabana. Vai licitar também uma farmácia básica e fitoterápicos no Morumbi.

Ajuda bem vinda

Deputado federal Diego Andrade, praticamente desconhecido em Uberaba, repassou R$ 200 mil ao Hospital Hélio Angotti, fruto de emenda parlamentar. Recursos destinam-se ao custeio do hospital. Às vezes a ajuda vem de longe...

Acolhimento

Na reunião do secretariado esta semana, prefeito Paulo Piau deixou claro que quer movimentar mais o Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. Piau quer aquele local preparado para ser um espaço de convivência familiar, com foco nas crianças. Algumas ações já foram feitas ali, com sucesso, e devem inspirar os próximos projetos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por