Depois da enchente de segunda-feira, veja como ficou o estado desse poste, na avenida Leopoldino de Oliveira,
bem em frente ao número 3.439. Alô, Cemig!
Vitória dos concursados
Sentença do juiz Lúcio Brito, da 1ª Vara Cível da Comarca de Uberaba, determina que a Prefeitura substitua imediatamente os servidores contratados em caráter temporário pelos aprovados em concurso público de 2015. Pela sentença, a PMU terá prazo de 30 dias para fazer a substituição e fica proibida de renovar os contratos temporários que se referem a cargos oferecidos no concurso público. A pena para o descumprimento da ordem judicial pode chegar a R$ 30 mil por dia. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Já em março deste ano, a diretoria do sindicato havia ingressado com pedido de cumprimento de liminar para que a Prefeitura convocasse os candidatos aprovados no concurso. Agora tem uma sentença em mãos!
Recurso engatilhado
PMU deve recorrer da sentença do juiz Lúcio Brito nos próximos dias. Segundo o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, a PMU respeita a decisão, mas discorda do conteúdo. E argumenta que o concurso público foi realizado para preenchimento de 1.209 vagas. Mas já foram convocados 1.755 concursados, ou seja, mais do que número de vagas oferecidas. É bem verdade, porém, que muitos desses convocados desistiram da vaga, obrigando o Município a convocar outro, o que reflete nesse número superior ao de vagas ofertadas no certame.
Substituição impossível
Ainda segundo o secretário Rodrigo Vieira, seria impossível promover a substituição determinada pela sentença judicial. Primeiro, porque o Município conta com 890 contratados para serviços temporários, dentre os quais estão agentes de combate a endemias, por exemplo. São contratos feitos por prazo determinado e para um fim específico. Já o concurso foi realizado para provimento de cargos permanentes. Sem contar a impossibilidade de cumprir qualquer eventual substituição num prazo tão curto, como aquele assinado na sentença.
Tem mais – Não são apenas 12 guardas municipais que respondem a processo administrativo por terem supostamente engordado seus salários com horas extras fantasmas. Há mais, muito mais guardas municipais na mesma situação. Detalhe: essa maracutaia refere-se a 2012...
Números - Pesquisa feita para avaliar a 5ª ExpoCigra revela que 98% dos visitantes consideraram a organização ótima ou boa, enquanto que 97% aprovaram a programação da feira, realizada no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, no período de 19 a 21 de outubro. Com 102 estandes, o evento recebeu oito mil visitantes, em mais de 50 eventos simultâneos e a projeção de negócios futuros atingiu R$ 2 milhões. Sucesso em números!
Água Viva na berlinda
Acredite, se quiser: o Projeto Água Viva ampliou os canais de água pluvial nas principais avenidas para maior vazão, porém deixou pra trás vários pontos de estrangulamento nos canais antigos. Esses pontos, inacreditavelmente, não fizeram parte do projeto Água Viva. A PMU tem um vídeo antigo e um cadastro topográfico dos canais centrais, da década de 1990, que mostram 6 a 7 pontos de estrangulamento que precisam ser “desentupidos”. É uma obra que precisa ser executada. Um desses pontos de estreitamento do canal está na avenida Leopoldino de Oliveira, totalizando 180 metros de canal entre a rua Barão de Ituberaba e o Mercado Municipal. Há outro ponto na avenida Odilon Fernandes, debaixo da rua Artur Machado. E por aí vai. Com isso, os canais têm larguras diferentes ao longo de sua extensão. Resultado está aí: enchentes intermináveis.
CD
Uberaba poderá ter um Centro de Distribuição para estocar os produtos de diversas secretarias num único prédio. Hoje em dia a PMU aluga diversos imóveis para almoxarifado de secretarias. Tem a de Saúde, para estocar os insumos e medicamentos; a de Serviços Urbanos, para guardar equipamentos de EPI e por aí afora. Agora deve construir seu CD e concentrar tudo num mesmo local.
Área e dinheiro
Secretário de Administração está em Maringá (PR), justamente para conhecer o funcionamento do Centro de Distribuição daquela cidade, considerado modelo para o país. O projeto do nosso seguirá o mesmo padrão, inclusive no que se refere ao controle do estoque, totalmente informatizado. A área para abrigar o CD está definida: será no Horto Municipal. Os recursos para a construção igualmente estão assegurados e virão da arrecadação com os leilões realizados pelo Município este ano.
De volta às ruas
Movimento Acorda Uberaba está se mobilizando para voltar às ruas neste domingo, em protesto contra o aumento do número de vereadores de 14 para 21, em Uberaba. O projeto já foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal, para valer para as eleições 2020.
A caminho
Edição especial de fim de ano da JM Magazine está nos últimos acertos antes da impressão. Festas belíssimas certamente vão encher os olhos dos leitores de encantamento, assim como a narrativa de Jorge Nabut sobre sua recente viagem à França. Será leitura obrigatória no Natal dos uberabenses que chegam para as tradicionais confraternizações familiares. Reserve o seu exemplar desde já.