ALTERNATIVA

Secretário garante até o fim do mês edital do lixo formatado

Lídia Prata
Publicado em 22/07/2017 às 08:35Atualizado em 16/12/2022 às 11:50
Compartilhar

Licitação do lixo

Depois de sucessivos aditivos para dilatação do prazo de validade do contrato em vigor, vem aí a nova licitação para coleta de lixo em Uberaba. É o que garante o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião Oliveira, que espera estar com o edital formatado até o fim da próxima semana. Tem mais: o edital virá com várias alterações e novidades, uma das quais preconizando a famosa coleta seletiva. Há anos se fala nisso, mas até agora a coleta seletiva não saiu do discurso para a prática.

O que muda

Outros itens que o secretário Antônio Oliveira adiantou incluem a varrição mecanizada. Não será uma medida para adoção imediata, mas de forma gradativa. Vai contemplar inicialmente a área central da cidade. Em países de Primeiro Mundo essa varrição existe há muito tempo, com resultados excelentes.

Central Energética

Na pauta da Prefeitura está, ainda, a transformação do lixo coletado na cidade em energia ou matéria orgânica para reaproveitamento. Da mesma forma, não está descartada (embora não definida ainda) a possibilidade de transformação do Aterro Sanitário em Central Energética, mediante concessão pelo município à iniciativa privada.

Novo sistema – O próximo edital de licitação do lixo deverá impor à vencedora do certame a obrigação de instalação de pelo menos oito contêineres subterrâneos em pontos estratégicos da cidade. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, vantagem desse sistema é facilitar a coleta do lixo, que poderá ficar armazenado nesses contêineres por três ou mais dias, sem prejuízo ao meio ambiente.

Diplomação - Durou pouco mais de 15 minutos a cerimônia de diplomação dos novos prefeito e vice de Campo Florido, na tarde passada, no Fórum Melo Viana. Muita gente veio de Campo Florido para prestigiar Renatinho e Cairo, assim como o prefeito Paulo Piau e o deputado Tony Carlos. Já o presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra, chegou depois de terminada a solenidade, e o deputado Lerin, poucos minutos antes de Dutra.

Protesto a caminho

Esgotado o prazo do programa de anistia fiscal, o Refis, já estão sendo selecionados os nomes dos contribuintes inadimplentes para envio a protesto. A medida é extremamente antipática, embora tenha previsão legal e atinja tanto municípios quanto estados. A desobediência por gestores públicos poderá levá-los a responder judicialmente por renúncia de receita, culminando em improbidade administrativa.

Alívio para juízes

Essa história de mandar contribuinte inadimplente para protesto nasceu da bronca dos juízes contra o excesso de ações de cobrança e execuções fiscais movidas por municípios e estados. Com o protesto, os legisladores acreditam em alívio para o Judiciário, possibilitando aos magistrados maior dedicação a outros processos. A conferir.

Na mira

Estimativas iniciais da Administração Paulo Piau apontam para a existência de cerca de 25 mil imóveis irregulares em Uberaba, incluindo construções inteiras desprovidas de documentação e outras que tiveram a área ampliada sem comunicação ao município. Há indícios da existência de imóveis construídos sem qualquer projeto técnico.

Na bronca

Clientes de novos loteamentos e condomínios estão na bronca com a Algar. As queixas vêm dominando as redes sociais nos últimos dias. As reclamações referem-se à demora da empresa em atender aos pedidos de instalação de internet rápida e telefonia fixa. Os queixosos contam que, ao recorrer à companhia telefônica para solicitar os serviços, recebem como resposta que não há prazo para o atendimento. Difícil...

Polêmica

A vitimização da personagem da bela Juliana Paes em “A Força do Querer”, exibida pela Globo, tem dividido opiniões, além de abrir brecha para a eterna máxima de que a prática do crime decorre da “falta de alternativas para sobrevivência” das pessoas. Com marido traficante e preso, a mulher sobe o morro e se envolve com o tráfico, ao argumento de que não tem de onde tirar dinheiro para pagar as contas. A novela envereda por uma seara perigosa, que poderá levar muitos brasileiros a copiar o comportamento errático da personagem. Aliás, dessa e de outras, como é o caso da jogadora mentirosa que engana o marido e torra todo o dinheiro nos cassinos clandestinos. Péssimos exemplos na telinha...

Presidente do PDT/Uberaba, o advogado Jacob Estevam de Oliveira prestigiou, na tarde passada, a diplomação dos novos prefeito e vice de Campo Florido

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por