ALTERNATIVA

Secretário Iraci Neto prepara calendário de mutirões na Saúde

Lídia Prata
Publicado em 24/12/2019 às 07:40Atualizado em 18/12/2022 às 03:03
Compartilhar

Pura maldade

Não se sabe por qual razão, mas um sujeito encapuzado puxou os fios de lâmpadas da árvore de Natal instalada na praça Rui Barbosa, destruindo o símbolo iluminado. Depois de arrancar os fios, ainda se sentou num dos bancos da praça e ficou observando o “serviço” feito. Na manhã de domingo, comerciantes do centro da cidade deram o alerta de que os fios haviam sido deixados no chão. Foi então que a indignação deu lugar à reaçã a Prefeitura reconstruiu a árvore, emendando os fios e, à noite, a árvore voltou a iluminar a Rui Barbosa. Não como antes, mas nem por isso menos bonita, tanto pelo gesto quanto pelo que ela simboliza para o Natal de Uberaba. Virou o símbolo da resistência da comunidade à maldade e ao vandalismo, assim como à falta de respeito e de cidadania.

Até o fim

“Contra a maldade, nossa ação foi reconstruir a árvore. Não é qualquer imbecil que vai tirar o brilho do nosso programa de Natal dos 200 anos de Uberaba” – reagiu o prefeito Paulo Piau no fim da tarde desse domingo. E assim foi feito. Prefeitura agiu rápido. Aliás, mais rápido do que a Polícia Civil nas investigações para identifi cação do autor do ato de vandalismo. Em plena época em que se fala tanto em perdão, pode soar estranho ficarmos aqui pregando punição para o elemento que destruiu parcialmente a árvore de Natal da praça Rui Barbosa. Mas, infelizmente, não há outro meio senão o da punição pecuniária, dado o seu caráter educativo, além de servir para desestimular outros marginais que eventualmente tenham intenção de destruir bens públicos. Não raro ocorrem atos de vandalismo nas estações e terminais do BRT, mas os casos começaram a diminuir justamente a partir da identifi cação dos culpados e aplicação de punição a eles.

PUNIÇÃO DE VERDADE

Em plena época em que se fala tanto em perdão, pode soar estranho ficarmos aqui pregando punição para o elemento que destruiu parcialmente a árvore de Natal da praça Rui Barbosa. Mas, infelizmente, não há outro meio senão o da punição pecuniária, dado o seu caráter educativo, além de servir para desestimular outros marginais que eventualmente tenham intenção de destruir bens públicos. Não raro ocorrem atos de vandalismo nas estações e terminais do BRT, mas os casos começaram a diminuir justamente a partir da identificação dos culpados e aplicação de punição a eles.

Mutirão de mutirões - Janeiro deve começar com boa notícia para os pacientes que estão na fila à espera de exames de imagens nas áreas de ginecologia, neurologia e cardiologia. Iraci Neto, secretário de Saúde, está fechando esta semana o calendário dos mutirões, mas é certo que o primeiro deles vai contemplar quem precisa se submeter a endoscopia.

Pequenas cirurgias 

Outra boa notícia para quem está na fila à espera de data para se submeter a pequenas cirurgias. Elas também serão objeto de mutirão, segundo o secretário Iraci Neto. Entre janeiro e fevereiro a fila poderá ser finalmente zerada.

Manda quem pode!

O tempo “fechou” sexta-feira, durante reunião entre o secretário Iraci Neto, o deputado Heli Grilo e o subsecretário de Estado de Saúde, Nicodemus de Arimatéia. Na pauta, a gestão da regulação de leitos hospitalares em Uberaba e o Hospital Regional. Nem é preciso dizer que o clima já começou supertenso, porque o Estado interferiu na gestão da regulação dos leitos que vinha sendo feita pelo município em retaliação às portarias que limitavam o atendimento no Hospital Regional aos pacientes vindos de municípios que contribuem financeiramente com o seu custeio. A certa altura da discussão, o deputado não se segurou: “Se o Estado quer mandar no Hospital Regional, precisa pôr dinheiro lá”. Pois é. O Estado não repassa recursos e quer dar ordens...

EMPODERAMENTO OU VAIDADE?

Ao final da reunião em BH, na sexta-feira, ficou claro que o Estado não estava entendendo (ou não querendo entender) que a gestão municipal da regulação dos leitos estava dando certo. Quando o Estado viu que estava perdendo as rédeas dessa regulação, tentou “compartilhar” a gestão com o município, passando triagem e diagnóstico para o atendimento local, e ficando com a gestão dos leitos propriamente dita. Iraci não aceitou a proposta, colocando como alternativa entregar a gestão total ao Estado. Mas, obviamente, o Estado não tem a menor condição de assumir o controle completo da regulação de leitos. E aí voltou tudo a ser como era antes dessa atitude intempestiva tomada pelo governo Zema. O município vai continuar fazendo a gestão da regulação dos leitos hospitalares, tal e qual era antes.

Agora vem?

Ainda na reunião de sexta-feira,o subsecretário estadual de Saúde garantiu que até o dia 15 de janeiro será definido o cronograma de repasses de recursos do Estado para o custeio das despesas do Hospital Regional. Vale lembrar que, desde a inauguração do HR, o Estado não repassou um mísero centavo ao município e já fez dezenas de promessas de regularização dos repasses, sem cumprir nem uma delas. Quem sabe agora esse dinheiro comece realmente a vir? Oremos Muita grana - Sabe quanto o município de Uberaba já investiu no Hospital Regional? Cerca de R$20 milhões. Isso mesmo. Montante inclui o terreno doado para a construção do prédio, terraplenagem e custeio. Um dinheirão!

A caminho

Por iniciativa do médico Marcelo Hueb, Uberaba deve receber no início de 2020 uma carreta lotada de medicamentos para abastecer a Farmácia Solidária do município. Todos os remédios foram doados por laboratórios instalados no país

Correndo contra o tempo

Polícia Militar não recebeu até ontem qualquer ofício comunicando o local do réveillon popular que Fundação Cultural promete realizar. Em cima da hora será difícil organizar o esquema de segurança... 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por