Dia 30 de novembro. Essa foi a data escolhida pelo secretário Anderson Passos, para a inauguração do viaduto do Cyrela. Essa é, seguramente, uma das obras públicas mais demoradas dos últimos anos. Tomara que desta vez não apareça mais nenhum contratempo para atrasar a obra.
REVITALIZAÇÃO
Depois de entregue o viaduto do Cyrela, o secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, adianta que será revitalizada a avenida das Torres, importante ligação do centro do Bairro Fabrício. Na programação estão o recapeamento asfáltico e a construção do parque linear. Aliás, esse parque linear será novamente licitado. Os recursos foram conquistados pelo vereador Ismar Marão. Obra poderia estar pronta, não fosse um imbróglio surgido na licitação, que restou deserta. Aí veio a eleição e a Prefeitura ficou impedida de relicitar o serviço.
TUDO TRAVADO
Por falar em problema, até agora a ANTT não destravou o processo que transfere para a concessionária Eco050 a responsabilidade pelo viaduto em frente ao Cascata. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, o adjunto da Sesurb, Pedro Arduini, confirmou que está difícil fazer esse processo andar lá em Brasília. Ele contou que semanalmente aciona a ANTT em busca de resposta, assim como a prefeita Elisa. Mas até agora não obtiveram êxito.
Talvez pudesse ser agilizado esse processo, se o governo municipal acionasse o deputado federal Aelton Freitas, que tem bom trânsito no Ministério da Infraestrutura e, em especial, no Dnit. Quem sabe?
OBRA RÁPIDA
Ainda de acordo com Pedro Arduini, a passagem inferior do viaduto está fácil de ser concluída. É obra para três ou quatro meses, no máximo. O que está travando é essa burocracia de Brasília.
OLHA A ZPE AÍ
Outra boa notícia dada pelo secretário Pedro Arduini refere-se à segunda etapa de implantação da Zona de Processamento de Exportações, a ZPE. A licitação foi concluída, já tem empresa vencedora e agora restam a homologação e assinatura do contrato para que a Prefeitura possa dar a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Nessa segunda etapa serão investidos R$ 5,6 milhões. Obra deverá durar 120 dias e abrangerá o arruamento interno da ZPE e os serviços de drenagem, água e esgoto. Se tudo correr dentro do previsto, até o aniversário de Uberaba, no ano que vem, essa segunda etapa estará concluída e o governo Elisa poderá anunciar as primeiras empresas que serão implantadas lá.
NO BREU
Por outro lado, Pedro Arduini explicou que a troca das lâmpadas convencionais por LED está atrasada e a concessionária ainda deve demorar a retomar o serviço. Como as PPP de Iluminação Pública “explodiram” pelo país afora, os fabricantes de lâmpadas de LED não estão conseguindo atender à demanda. Resultad Uberaba está na fila para receber novo lote, dentro de 60 a 70 dias.
ESCURIDÃO TOTAL
Na avenida Edilson Lamartine Mendes, no trecho entre a ABCZ e a antiga Escola Agrotécnica Federal, impera a escuridão há semanas. O pior é que justamente nesse trecho há um salão de velório e as pessoas que estacionam na avenida ficam apreensivas ao desembarcar dos veículos.
CARTEIRADA
Vereador Pastor Eloísio, bolsonarista de primeira hora, teve de dar uma “carteirada” para entrar no hangar onde Michelle Bolsonaro desembarcou em Uberaba. Seu nome não estava na lista de convidados para a recepção.
CHIADEIRA
No palco do evento “Mulheres com Bolsonaro” só havia mulheres, exceção feita ao ministro Marcos Montes, anfitrião da primeira-dama em Uberaba. Mas teve deputado, vereador e “otoridade” chiando para subir ao palco também. Eles deram um trabalhão para a segurança do evento.
“FUJÃO”
Ex-presidente Lula não compareceu ao debate da TV Record, na noite deste domingo. Com isso, o Presidente Bolsonaro “nadou de braçadas”, sendo entrevistado pelos jornalistas da emissora. Sobre a ausência de seu adversário, Bolsonaro disparou: “fujão”.
Este foi o segundo “bolo” dado por Lula. O primeiro foi no debate do SBT. Mas ele garante que no debate da TV Globo, sexta-feira, ele irá. Está escolhendo…
ONDE ESTAVA LULA?
Lula desdenhou do debate na Record porque preferiu participar de um chat em que os apoiadores contribuíram financeiramente para ter seu comentário em destaque. As contribuições giraram em torno de R$ 200 cada.
EM CHAMAS
Relações institucionais entre as polícias e o governo Elisa ainda estão estremecidas, desde o polêmico evento comemorativo do Dia das Crianças, com a exposição de armas que ganhou destaque em todo o país. Prefeita precisa urgentemente destacar um “bombeiro” para apagar esse incêndio, antes que fique fora de controle.