ALTERNATIVA

Sedest pode ocupar ex-sede do Jockey na Rui Barbosa

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 10/02/2022 às 21:41Atualizado em 19/12/2022 às 00:01
Compartilhar

 Pobre sede social do Jockey! Aquele que já foi o clube mais chique de Uberaba está há anos fechado, deteriorando-se com o passar do tempo.No governo Paulo Piau, o prédio da praça Rui Barbosa foi comprado pelo Município para ser dado ao Instituto de Previdência dos Servidores em pagamento de dívida. Mas o IPSERV não ocupou o imóvel, nem quer receber seu crédito com imóvel. E aí ficou o impasse que resultou em total abandono desde então. Dias atrás, depois de correrem denúncias e fotos nas redes sociais mostrando o clube coberto por mato e piscina imunda, o governo municipal andou dando “um tapa” no prédio para melhorar sua aparência. E, por incrível que pareça, finalmente apareceu um interessado em dar utilidade ao prédi o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Glorivan Bernardes. Ele já manifestou interesse em transferir sua secretaria para aquele imóvel, levou arquiteta Ana Luiza Bilharinho lá para estudar o aproveitamento das instalações e já pediu preferência à prefeita Elisa.

MIL E UMA UTILIDADES

O secretário Glorivan Bernardes faz planos de ocupar o antigo salão de festas do Jockey, no 3º andar do prédio, para montar a central de monitoramento do Cidade Vigiada. As quadras de esportes, por sua vez, servirão para treinamento da Guarda Civil Municipal. E mais: com a Sedest no centro da cidade, até a segurança da Praça Rui Barbosa e seu entorno será reforçada - defende o secretário. Agora é esperar pelo sinal verde da prefeita.

VAI TER CONCURSO?

Com efetivo defasado na Guarda Civil Municipal, o secretário Glorivan Bernardes está apertando o governo Elisa para autorizar a realização de um novo concurso visando à contratação de mais 150 pessoas.

SEM CHANCE

Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o secretário Glorivan Bernardes descartou toda e qualquer possibilidade de concluir o Plano de Mobilidade Urbana até o dia 12 de abril, quando termina o prazo para os municípios apresentarem seus respectivos projetos. Falta de recursos foi o principal entrave para fazer esse projeto, de acordo com o secretário. Falando com franqueza, Glorivan foi direto ao pont Uberaba ainda nem terminou a revisão do Plano Diretor, que pré-requisito para elaboração das normas do Plano de Mobilidade Urbana.

AGORA NÃO

Em que pese Uberaba estar tentando ampliar as linhas do transporte público para atender alguns bairros novos, o secretário Glorivan Bernardes explica que não há possibilidade de licitar novas linhas por enquanto. O contrato de concessão em vigor termina em 2029 e prevê exclusividade. Cá pra nós: se comparada com outras cidades da região, as nossas concessionárias prestam melhor serviço, ainda que tenham problemas.

O OUTRO LADO

Por falar em problemas, o secretário de Trânsito e Transportes reforçou que o governo Elisa tem sido rigoroso com as empresas de ônibus. “Nossa relação não é amistosa, não” - ressaltou Glorivan, lembrando, por outro lado, que as concessionárias enfrentam problemas com contratação de motoristas, escalas de trabalho e aumentos constantes de custos operacionais. Por isso, não dá para apertar demais, sob pena das empresas “espanarem”.

INFELIZ ANIVERSÁRIO

Vai completar um ano, em março, que o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) encaminhou um termo de cooperação com o Município para análise pelo jurídico do governo Elisa. Por esse documento, o Instituto se propõe a cooperar com as demandas das secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, tanto para assessoria técnica, quanto para elaboração de projetos. O que não dá para entender é que a prefeita Elisa tem reclamado da falta de projetistas, arquitetos, engenheiros e topógrafos para executar os 350 projetos pendentes na Prefeitura. Mas, há 11 meses esse convênio com o IEATM poderia estar assinado e solucionando essa pendência de projetos parados nas secretarias municipais…

TUDO PRONTO

Não só o convênio para assessoria e viabilização de projetos está parado na Proger. O presidente Gilberto Barata conta que o IEATM também apresentou um termo de convênio, com orçamento detalhado, para a reforma das UBSs, aproveitando os recursos do acordo da Vale que Uberaba está recebendo. Profissionais do Instituto visitaram os postinhos de saúde, fizeram levantamento das necessidades de cada um e respectivos custos para realização das obras, mas até agora nada. Vale destacar que esse levantamento foi apresentado em abril do ano passado, antes, portanto, de chegar aqui os primeiros R$ 6 milhões do repasse da Vale. Pior: até agora não há previsão de quando essas reformas nos postinhos terão início, porque nem projeto têm…

RENOVAÇÃO

Eleição para renovação da diretoria do IEATM será no dia 16, próxima quarta-feira. A arquiteta Alessandra Rôso encabeça a chapa única que concorre à sucessão de Gilberto Barata e será a primeira mulher a ocupar a presidência do Instituto. Aliás, será também a primeira arquiteta a ocupar o cargo. Posse da nova diretoria já está marcada para o dia 11 de março, coincidentemente o mês consagrado às mulheres.

OLHA A HORA!

Equipe de vacinação kids no postinho do Morumbi chegou depois das 9h para começar a imunização das crianças, o que provocou uma enorme indignação nos pais e mães que ali estavam, em pé, na fila, desde às 7h.

PASSOU!

Aprovada com esmagadora maioria a criação da escola cívico militar na Escola municipal José Geraldo Guimarães, no Pacaembu. Votação ocorreu nesta quinta-feira e apenas 6 pessoas foram contra a implantação do projeto.

VÃO TEIMAR???

Depois de mais de uma hora de reunião com o Promotor José Carlos Fernandes tratando do reajuste salarial aprovado pela Câmara esta semana, o presidente Ismar Marão achou por bem jogar a “bomba” no colo dos vereadores. Ele vai convocar reunião com os colegas para decidir sobre manter o reajuste, ou acatar a recomendação do Ministério Público e deixar os salários como estavam. Façam suas apostas sobre o desfecho desse imbróglio!

BATEU, LEVOU

Depois que China o chamou de “demagogo” por ter votado contra o reajuste salarial dos vereadores, o ex-líder da prefeita na Câmara desabafou nas suas redes sociais e grupos de whatsapp: “Já fui ofendido por economizar verba de gabinete, mesmo sendo o vereador mais econômico da história e tendo uma equipe extremamente técnica.

Agora fui atacado por ser contra o aumento do meu próprio salário! Pois é, parece piada, mas não é. Demagogia é saber que, segundo o IBGE, os brasileiros perderam renda de 2020 para 2021, registrando os piores números da pesquisa por amostragem em domicílio, e mesmo assim, votar a favor do tal reajuste salarial, elevando o salário para quase 14 mil reais”.

VIVA! VIVA!!!

Dinheiro do Fundeb estará finalmente na conta dos servidores da Educação nesta sexta-feira, segundo garantiu o secretário municipal de Fazenda, Roberto Tosto. Aleluia! Aleluia!!!

RECLAMAR A QUEM?

Vem do renomado médico e professor Constantino Calapodopolus a queixa: “não bastasse a retirada de milhares de vagas de estacionamento no centro de Uberaba, agora os motoristas da empresa que transporta pacientes para Clínicas UFTM e Hospitais param seus ônibus gigantes em uma rua estreita, de muito fluxo, deixando o trânsito caótico nas proximidades da Guilherme Ferreira!

A quem recorrer contra esse absurdo?”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por