ALTERNATIVA

Segunda etapa do BRT será na Santana Borges

O projeto integrará o centro ao bairro Beija-Flor (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 06/03/2015 às 10:52Atualizado em 17/12/2022 às 01:08
Compartilhar

Embora a Prefeitura esteja refazendo aos poucos o novíssimo asfalto da pista exclusiva do Vetor na Leopoldino de Oliveira, em breve os buracos estarão de volta, como estes flagrados ontem pela fotógrafa Fernanda Borges. O problema é que os ônibus são muito pesados e essa camadinha fina de asfalto colocada pela Prefeitura não é suficiente para suportá-los. Para evitar o faz-refaz e a gastança desenfreada com a repetição do serviço, por que a PMU já não parte em definitivo para piso de concreto no corredor dos ônibus? É caro, mas pelo menos a PMU vai gastar uma vez só.

 BRT, parte II

Segunda etapa do BRT a ser implantada em Uberaba terá projeto completamente diferente daquele que se vê no centro da cidade. Empresa contratada para elaborar o projeto manteve apenas a concepção das estações nos canteiros centrais da avenida Santana Borges, mas o visual nem de longe lembra esses tubos horríveis e pouco funcionais instalados na avenida Leopoldino de Oliveira. Paralelamente, o projeto prevê a utilização das vias marginais, para disciplinar o acesso dos moradores dos condomínios e pais de alunos de escolas localizadas ao longo da Santana Borges. Essa segunda etapa do BRT vai ligar o terminal Oeste da Leopoldino aos conjuntos Beija-Flor e vizinhança. Espera-se, porém, que a PMU tenha o bom senso de preservar as palmeiras e paineiras nos canteiros centrais da Santana Borges!

Ajustes e mais ajustes

Há dois dias o responsável pelo projeto de semaforização do trânsito para a implantação do Vetor trabalha dia e noite para ajustar o sistema. As queixas foram tantas e os pontos de conflito, idem, que o prefeito Paulo Piau exigiu a presença do “dono” para ver de perto a montanha de problemas gerados pelos novos semáforos. O técnico Alexandre Zum, porém, avaliou como natural a ocorrência desses problemas iniciais e garantiu que até o fim da tarde desta sexta-feira estará tudo nos trinques. Oremos!

Papo furado

Quem ligou para o 0800 31 1514 para informar lâmpada queimada caiu do cavalo. Trata-se do número fornecido pelo prefeito Paulo Piau aos ouvintes da Rádio JM, semana passada, para ligarem e reclamarem do serviço de iluminação. Pois bem. Você liga, a atendente (em Belo Horizonte) faz uma montanha de perguntas (várias vezes), pede 48 horas de prazo para a troca da lâmpada e você fica esperando, esperando, esperando... E a lâmpada continua queimada depois de passadas as 48 horas!

Cadê a placa? – Até hoje a PMU não instalou as placas de sinalização da faixa exclusiva dos ônibus rápidos. E quem vem de fora, ignorando tratar-se de faixa só para o Vetor?

Bomba – Dos 24 recursos julgados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e publicados no Porta Voz do dia 4, apenas três tiveram o pedido deferido. Todos os outros tomaram “bomba”.

 O tempo passa

Passados 60 dias da troca de governo em Minas, as escolas estaduais vivem momento dramático com a falta de posicionamento do Estado. O mais grave é a demora na liberação do projeto Tempo Integral. Com isso, vários professores estão ficando voluntariamente em sala de aula até mais tarde, para que as mães possam trabalhar deixando seus filhos nas escolas estaduais. Verdadeiro absurdo, já que os professores não recebem remuneração alguma pela dupla jornada. Aliás, não se sabe “se” ou “quando” esse projeto Tempo Integral será liberado.

Para todos

Câmara Municipal de Uberaba prepara um novo seminário para discussão sobre política, com vistas às alterações na legislação eleitoral que vão reger o pleito do ano que vem. Na pauta, ainda, as propostas em tramitação no Congresso Nacional, que preveem, inclusive, eleições gerais para substituir essas eleições de dois em dois anos no país. A iniciativa do presidente Luiz Dutra é bem-vinda e deverá esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Espera-se que desta vez os vereadores compareçam em maior número, já que no debate anterior, sobre a saúde pública, só estiveram presentes o presidente Dutra e o vereador Marcelo Borjão.

Culto Ecumênico

Começa hoje a programação comemorativa dos 40 anos da Fazu. Para as 8h está previsto culto ecumênico, na capela do campus. O culto é aberto ao público. A próxima ação comemorativa será o lançamento da Campanha Promocional “FAZU 40 anos”, que inclui um vídeo em homenagem à faculdade. A programação inclui também ações sociais e de integração com a comunidade, como Horta na escola, Pedalando com a FAZU, Dia Nacional do Futuro Consciente, dentre outros.

Francis Prado

Para comemorar o aniversário de 195 anos da cidade, o Shopping Uberaba realiza a exposição “Não deixe a história morrer”, mostrando cinco dos mais importantes patrimônios históricos do município. Segundo a gerente de Marketing, Lucy Jardim, a Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba vai doar à Fundação Cultural e ao Conphau toda a arrecadação com tarifa de estacionamento no dia 3, data da inauguração da mostra para a preservação da memória da cidade. Acima, os autores das fotos Enerson Cleiton, Marise Romano, Ramon Magela e Luis Adolfo, ao lado de Lucy Jardim

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por