Rumos para o desenvolvimento
Presidente da Câmara Municipal anuncia para a tarde de segunda-feira uma reunião com lideranças políticas e empresariais da cidade. Na pauta, discussão sobre os rumos do desenvolvimento de Uberaba. Elmar Goulart não fala abertamente, mas nas entrelinhas dá a entender que as entidades de classe gostariam de ver a cidade caminhando a passos mais céleres e mais claros. O prefeito Paulo Piau foi convidado para o encontro, mas não confirmou presença, até porque estava em viagem até ontem.
Cartas na mesa
No início da atual legislatura, o G9 - grupo de entidades classistas representativas de diversos segmentos produtivos - entregou ao presidente Elmar Goulart uma pauta com vários itens elencados sobre o desenvolvimento de Uberaba. Pediu uma reunião com os vereadores para detalhar essa pauta e discutir as propostas para o futuro. No entanto, até agora essa reunião não saiu. Talvez segunda-feira seja a data para todos colocarem as cartas na mesa.
Namoro inicial
O G9 anda estremecido com o prefeito Paulo Piau desde o final da campanha eleitoral. Quando as arestas começavam a ser aparadas veio o novo desgaste provocado pela Libertas, que envolveu indevidamente a construtora Nasman em mal explicado episódio de empréstimo financeiro que teria sido feito pelo governo passado. Talvez agora o Legislativo possa fazer a ponte para reaproximar as partes.
Marcando rumo – É sempre muito saudável discutir os rumos do desenvolvimento. Mas de nada adiantará a discussão se não forem traçadas metas a serem cumpridas, com periódicas prestações de contas sobre os resultados alcançados a cada etapa...
Sem data – A propósito, na reunião de segunda-feira é importante incluir a discussão sobre como Uberaba vai se portar diante da falta de previsão de data na Advocacia Geral da União (AGU) para liberar o parecer sobre o modelo de gasoduto a ser implantado entre Ribeirão Preto e Uberaba.
Caravana do Lerin
Deputado estadual Lerin, por exemplo, está organizando uma caravana para ir terça-feira a Brasília reforçar as tratativas sobre o gasoduto. Está arregimentando lideranças da cidade para a comitiva que, segundo Lerin, poderá contar também com a presença da secretária Dorothea Werneck. Objetivo é pedir urgência ao ministro Luís Inácio Lucena Adams, da AGU, para o parecer sobre a modalidade de gasoduto que chegará a Uberaba. Se o interesse é nosso, temos de correr atrás, em vez de esperar de braços cruzados que esse parecer saia no tempo necessário.
Papo-furado
Nem tudo que cai na rede é “peixe”. Ontem as redes sociais tentavam mobilizar a população para manifestação em frente do escritório político do deputado Aelton Freitas. A manifestação seria para pedir a renúncia do parlamentar e a devolução do título de cidadania uberabense que ele recebeu em 2003, através de projeto de autoria do vereador Tony Carlos. O protesto “furou”...
Dobradinha - Com o desgaste político do deputado federal Aelton Freitas, o vereador Tony Carlos terá de buscar alternativa para dobradinha eleitoral em 2014, caso resolva realmente se candidatar a deputado estadual. Com Aelton vai ficar difícil compor.
Em pauta - Nova Semana do Advogado coordenada pela OAB Uberaba traz dois temas importantes para debate: “Marketing Jurídico e os novos rumos da advocacia”, tema a cargo do especialista José Jeronimo Reis, consultor em logística jurídica; e “O processo judicial eletrônic desafios e avanços”, que será abordado por Coriolano Almeida Camargo, juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo, árbitro e mediador da Câmara Empresarial de Arbitragem da Fecomercio e Câmara Arbitral Internacional de Paris. A noite de debates acontece a partir de 19h, no dia 6 de agosto, no auditório da OAB Uberaba. As inscrições são gratuitas.
Pra pensar
Se estiver certa a análise feita pela revista britânica “Economist”, o Brasil está em maus lençóis. A capa da última edição da revista, que é uma das mais influentes publicações especializadas em economia, mostra os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) afundando na lama. A reportagem fala claramente que os quatro países emergentes deixaram de ser a esperança dos países ricos para entrar em estado de alerta máximo. Segundo a revista, a caminhada desses emergentes será mais lenta, o que não significa que os países entrarão em recessão. O modelo baseado em grandes investimentos e exportações volumosas parece ter se esgotado na China, afirma a revista, devido ao envelhecimento e enriquecimento da população, que dificulta a exploração da mão de obra barata, como era feito até então. Já sobre o Brasil, a revista aponta que o país cresceu apoiado no “boom” das commodities e no estímulo ao crédito, mas que agora passa por um momento de inflação alta e crescimento baixo.
Adeus a Francisco
O Papa Francisco se despede amanhã do Brasil. Aqui ele mostrou o quão sábio foi Bento XVI ao renunciar, abrindo espaço para um sucessor alegre, alto-astral, objetivo, humilde, que gosta de gente e faz questão de estar junto ao povo. Fiquei fã desse Papa. Uma simpatia!