Renata Gomide
Redatora Interna
gomidetosta@gmail.com
Isso não...
Que disse me disse esse do Governo Federal/MEC em relação à Medida Provisória que trata das mudanças no Ensino Médio!!! Anteontem o Ministério da Educação anunciou o corte das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes no currículo, depois alegou erro na apresentação da MP. Mas eis que ontem, em publicação extraordinária no Diário Oficial, manteve a versão inicial.
Atenção
A reação de pais, educadores e formadores foi imediata ao anúncio do Ministério da Educação sobre a reforma curricular, com teor excludente e alienante. Ou seja, o brasileiro mostrou que não quer escola meia-boca para seus filhos.
De olho
Documento em fase de definição, a Base Nacional Comum Curricular vai nortear e definir o conteúdo que os alunos deverão aprender a cada etapa de ensino. A previsão é de publicá-la em meados do ano que vem. Aí a gente vai saber quais as reais intenções do Governo.
Formação
Outra questão preocupante é que o MEC abre espaço para que “profissionais com notório saber”, mesmo sem licenciatura, possam ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação. Isso me lembra o fim da obrigatoriedade do diploma para jornalista, medida perniciosa para toda uma categoria.
Campanha
Se para este sábado, o penúltimo antes das eleições, estão programadas várias carreatas – entre elas as dos candidatos à reeleição para a Câmara – Kaká Se Liga e Luiz Dutra. Imagina na véspera do pleito, último dia para este tipo de ação... Vai faltar rua pra tanto candidato desfilar pela cidade.
Calendário eleitoral
A partir do dia 27 de setembro, ou seja, terça-feira, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.
Calendário eleitoral II
Dia 29 encerra a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A quinta-feira também é o último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8 e 24h. A exceção vale para os comícios de encerramento da campanha, que poderão ser prorrogados por mais duas horas. Dia 29 é o prazo final para debates na TV e rádio.
Saiba mais
Ainda sobre o perfil dos 285 candidatos de Uberaba (considerando os pedidos de registro junto à Justiça Eleitoral), 41,75% têm ensino superior completo, 29,82% ensino médio completo, 5,61% leem e escrevem, 16,84% tem idade entre 40 e 44 anos, 16,49% de 45 a 49 anos, 13,33% de 55 a 59 anos e 2,11% de 20 a 24 anos.
Volume
O PP e o PTB têm o maior índice de candidaturas, com 8,07% cada um, seguidos pelo PMDB e PHS, com 7,72% cada. No sentido inverso aparecem o DEM, PPS, PROS, PTdoB e Psol, com 0,35%, ou seja, cada uma dessas legendas apresentou apenas um nome para o pleito.
Emblemático
O caso do DEM é bem curioso, já que ocupa o segundo lugar no ranking de filiados a partidos políticos na cidade (são 4.590 associados, ou 15,5% do total de 29.432). Os dados são de agosto deste ano. O PMDB continua líder com 6.201 filiações (21,069%). As duas legendas estão na base de sustentação do atual governo municipal. Já o PP é o terceiro na relação da Justiça Eleitoral: tem 2.242 filiados (7,6%) e sustenta a candidatura a prefeita de Angela Mairink.
Deixa como está
Na Sabatina JM, ontem, a prefeitável do PP garantiu que não vai reeditar as temidas súmulas vinculantes 15 e 16 – para cálculo dos salários –, terror de parte dos servidores durante o governo do seu marido, Anderson Adauto.
Valeu
Obrigada a você que me acompanhou nesses últimos dias. A partir da próxima semana, a titular da coluna, jornalista Lídia Prata, reassume esse espaço. Feliz fim de semana!