ALTERNATIVA

Sem definição de quantitativo, Estado promete mandar mais vacinas para Uberaba nesta sexta

Lídia Prata
Publicado em 27/01/2021 às 21:45Atualizado em 18/12/2022 às 12:14
Compartilhar

NOVELA DAS VACINAS TEM MAIS UM CAPÍTULO

Se não houver nenhuma outra reviravolta, os novos lotes das vacinas contra Covid chegarão em Uberaba nesta sexta-feira, por volta de 13h. Confirmação é do superintendente Maurício Ferreira, que até o final da tarde não havia sido informado com exatidão sobre o quantitativo de doses da AstraZeneca e da CoronaVac, porque o Estado estava refazendo a planilha para distribuição das doses às regionais de Saúde. De concreto só se sabe que está definida a data de 1º de fevereiro para o repasse dos lotes de vacinas aos municípios da macrorregião Triângulo sul.

AUMENTO GALOPANTE

Em novembro, Minas Gerais registrou 951 óbitos por Covid, e totalizou 55.179 contaminados. Em dezembro, o número de óbitos saltou para 1.851, enquanto os contaminados chegaram a 123.554. Em janeiro, até dia 26, Minas já havia registrado 2.543 óbitos, e 160.765 casos positivos da doença. Em três meses a Covid fez 14.544 vítimas fatais, das quais 59 uberabenses (21 em novembro, 12 em dezembro e 26 em janeiro até dia 26).

EM ALTA

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Uberaba registrou esta semana 64% de taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid na rede pública e 68% nos hospitais particulares. Em números absolutos já são 96 pacientes hospitalizados atualmente, incluindo os 10 vindos de Manaus. Isso fora os doentes que estão em tratamento domiciliar.

Segundo levantamento feito pela coluna, o quadro não-Covid também não é dos melhores, e as UPAs estão cheias. Para piorar, os casos de suspeita de dengue voltaram a aumentar nas últimas semanas.

REUNIÃO EMERGENCIAL

Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se em caráter emergencial na tarde desta terça-feira. O endurecimento das medidas restritivas foi o item mais debatido entre os presentes. Fechamento das praças, por exemplo, foi sugerido, mas ainda não foi batido o martelo sobre a proposta. Única questão pacífica é que não será decretado lockdown em Uberaba. Novo decreto com medidas de contenção da pandemia deve ser publicado a qualquer momento.

FURA FILA

Trabalhador braçal da Prefeitura que postou foto sendo vacinado contra a Covid recebeu uma saraivada de críticas, como se fosse mais um fura-fila dentre os muitos casos já denunciados. Mas é preciso esclarecer que o rapaz não deu carteirada para ser vacinado. Ele trabalha numa unidade de saúde da família, onde é responsável pela limpeza e desinfecção das salas de exames destinadas a pacientes com síndrome gripal, e, portanto, está exposto aos riscos de contágio. Menos mal.

QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Vereador Paulo César Soares, o China, distribuiu nota à imprensa nesta quarta-feira abrindo fogo contra o governo municipal. Disse, entre outras coisas, que “novamente foi impedido de conversar com um secretário municipal, desta vez o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury”. Segundo o parlamentar, na semana passada ele teria sido impedido de falar com o presidente da Codau, mas, depois de protestar, acabou sendo recebido. China reclamou que toda audiência precisa passar previamente pelo crivo da Secretaria de Governo e que esse modus operandi acaba emperrando as demandas dos vereadores.

MAL ENTENDIDO

“Pode ter havido algum equívoco de comunicação. Foi solicitado que a primeira visita dos vereadores ao Governo Municipal iniciasse pela Secretaria de Governo, para que todos pudessem receber da secretária Indiara Ferreira as boas vindas. Só o primeiro contato” – explicou a secretária de Comunicação, Professora Celi Camargo. Segundo ela, “não faz parte do perfil e da política da nova gestão municipal o cerceamento do acesso a quem quer que seja. Eu mesma, na Secom, já recebi vários vereadores”.

ABAIXO AS MULTAS!

Vereador Ismar Marão intermediou esta semana uma reunião entre empresários do setor de lotéricas com o secretário de Defesa Social, Glorivan Barbosa. Na pauta, as queixas do segmento contra as multas aplicadas pelo Município desde que a pandemia começou. O motivo das multas são as filas do lado de fora, sem as devidas cautelas. O secretário ouviu, ouviu, ouviu... mas, obviamente, as lotéricas não podem ignorar a responsabilidade e a obrigação legal de disciplinar as filas, para evitar aglomerações. Cá pra nós: lotérica e banco têm de cumprir as mesmas regras.

PANELAÇOS EM SÉRIE

É crítico o estado das pistas de rolamento da avenida Filomena Cartafina, que dá acesso ao Distrito Industrial 3. Usuários se queixam que desviam de um buraco e caem no outro.

UAI DE VOLTA

Unidade de Atendimento Integrado (UAI) será reaberta nesta quinta-feira para atendimento ao público, depois de ficar fechada por um tempão por conta da interdição do local feita pelo Corpo de Bombeiros. O esquema vai continuar o mesmo, com agendamento pela internet.

NOMEAÇÕES

Apesar de estar em sede novinha em folha, a FETI continua com presidente interina, no caso, a secretária de Educação Sidneia Zafalon. À boca pequena, a equipe da Fundação reclama da falta de diretrizes, enquanto espera a nomeação de um titular efetivo. Além disso, segundo alguns queixosos, foram nomeadas como “gestores” pessoas que não conhecem a instituição, nem teriam experiência em gestão pública.

CADÊ O TUTU?

Tem mais: servidores desligados da FETI em 31 de dezembro reclamam que ainda não receberam as verbas rescisórias.

Depois de incontáveis reclamações dos moradores e uma sequência de interrupções no fornecimento de energia, a Cemig esteve finalmente em Peirópolis para promover a poda de árvores que estavam sendo considerada vilãs dos apagões.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por