Paulo Lúcio
Lançada na tarde passada a Casa Shopping, ideia desenvolvida pela arquiteta Thaís Cury e pela designer de interiores Simone Cartafina. Na foto, a dupla com o publicitário Fábio Lacerda, da Solis, que assina a campanha de lançamento do evento
Feira das nações
Ponto alto das comemorações dos 200 anos de Uberaba deverá ser uma feira gastronômica das nações. Esta é a aposta do prefeito Paulo Piau. Parque das Barrigudas (mais apropriado impossível) vai abrigar vários estandes para apresentação e venda de pratos típicos da culinária italiana, japonesa, africana, espanhola, portuguesa e de outras etnias que compõem a população uberabense. Durante o evento, representantes dessas comunidades serão homenageados. A seleção dos homenageados ainda está sendo feita a partir de levantamentos do Arquivo Público sobre as famílias representativas de Uberaba ao longo desses dois séculos. Falta definir, também, a data da feira, mas é certo que acontecerá ainda neste 1º semestre.
Como assim?
Foi, no mínimo, imprevidente a empresa contratada pela Secretaria de Educação para o transporte escolar em Uberaba. Vencedora da licitação, que é uma empresa de fora, pode ter expertise na prestação desse serviço, mas certamente deixou para a última hora as providências necessárias à execução adequada do contrato. Embora tenha comprado 30 vans em Uberaba, a fábrica só entregou a encomenda na véspera do início do ano letivo, inviabilizando providências como emplacamento e adesivagem dos veículos. Para piorar, não treinou os motoristas para o transporte de alunos na zona rural.
Na bronca
Prefeito Paulo Piau não gostou nadinha dessa situação no transporte de alunos da rede municipal. Aliás, achou que a contratada deveria ter comunicado essas dificuldades com antecedência à Secretaria de Educação, para evitar os problemas no transporte urbano e o colapso do serviço na zona rural. Seria melhor adiar o início do ano letivo para toda a rede municipal do que enfrentar esse desgaste com os pais e os alunos do campo.
Sob suspeita
Áudios e vídeos que circularam nas redes sociais sugerem que houve uma ação orquestrada dos motoristas de vans no sentido de boicotar a contratada para o transporte escolar. Muitos dos motoristas fichados pela empresa teriam simplesmente desistido na véspera do início da prestação de serviço. Se for verdade, é caso de polícia...
Tintim por tintim
Esquema de segurança para o carnaval dos 200 anos já está em fase de testes. Nessa quinta-feira, o capitão Roberto, subsecretário de Defesa Social, esteve pessoalmente checando os detalhes do projeto. Aliás, o próprio capitão Roberto comandará as operações de monitoramento no carnaval na Mogiana e na festa de aniversário de Uberaba.
Ausência lamentada
Só faltou apresentar o projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira no Diálogo Institucional, realizado na noite passada na Aciu. Todo o staff do prefeito Paulo Piau esteve presente ao evento, que começou com o ato de assinatura da ordem de serviço para início das obras. Mas o projeto em si não foi mostrado. Secretários de Planejamento, Nagib Facury, e de Defesa Social, Wellington Cardoso, explicaram o que será feito e como serão desenvolvidas as ações para evitar o caos no trânsito. Mas o projeto em si não foi mostrado.
Por que não?
Durante o evento na Aciu, os principais questionamentos dos empresários presentes estiveram voltados para o compartilhamento da faixa do BRT, que hoje é exclusiva. O secretário Wellington Cardoso explicou que, tecnicamente, esse compartilhamento não é aconselhável, dadas as complicações que poderia causar ao fluxo de tráfego e ao colapso do sistema de ônibus rápido. Mesmo assim o questionamento foi recorrente...
Fora de hora
Como o BRT não opera à noite e nos fins de semana, bem que a faixa exclusiva dos ônibus poderia ser liberada, oficialmente, para o trânsito de veículos.
Mãos dadas
Ainda no evento da Aciu, o prefeito Paulo Piau conclamou Aciu e CDL a liderarem movimento de valorização de Uberaba, em especial focando a limpeza urbana e a arborização da cidade. Apoiado. População precisa parar de jogar lixo no chão e de pedir para derrubar árvores.
Por pouco
Deve sair a qualquer momento a definição do presidente da Cohagra, Marcos Jammal, sobre o partido ao qual irá se filiar, com vistas às eleições de outubro. É certo, porém, que ele vai encarar a disputa majoritária.
Pluralidade negativa
A propósito das eleições de outubro, nos bastidores comenta-se que o presidente da Codau e o prefeito Paulo Piau já não andam falando a mesma língua. Segundo pessoas ligadas a Luiz Guaritá Neto, ele não teria gostado da decisão de Piau de encorajar secretários para se lançarem na disputa eleitoral como candidatos a prefeito. Teria inclusive comentado que isso poderá provocar um indesejável racha na base aliada.