ALTERNATIVA

Sem precedentes

Elevado número de protestos publicados deixa evidente a crise econômica em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 28/06/2016 às 08:23Atualizado em 16/12/2022 às 18:19
Compartilhar

 Redatora Interina: Marilu Teixeira

E ela se foi

Sepultada hoje, às 9h, no cemitério São João Batista, Lélia Inês Teixeira. Ex-vereadora na década de 80, pude conviver com ela durante todo o seu mandato na Câmara Municipal. Companheira e amiga, nunca a vi sem um largo sorriso no rosto e sua gargalhada jamais será esquecida. Depois de longo período residindo fora de Uberaba, retornou com muitos planos, principalmente de retomar a luta em favor da mulher, bandeira que empunhou no início de sua vida político-partidária. Pretendia voltar à Câmara de Vereadores. Sonhos sonhados...

Luto oficial

Velório de Lélia foi acompanhado de seus familiares e centenas de amigos. Políticos? Poucos. Muitas homenagens foram prestadas através de dezenas de coroas de flores, entre elas, de Caio Narcio e Marcos Montes. A Câmara Municipal, local onde o corpo da ex-vereadora deveria ter sido velado, também enviou sua homenagem em forma de flores. O prefeito Paulo Piau decretou três dias de luto oficial.

Legado

Uma das maiores obras de Lélia Inês é o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher - o Caism. O projeto foi idealizado por ela e no ano passado Lélia voltou a Uberaba e a comandar o Centro. Teve pouco tempo para “sentir” e dar o “up” que pretendia. Sentiremos sua falta!!!

Sem precedentes

Mais de 190 editais de protestos junto a cartório compuseram a edição de 23 de junho do JM. Se alguém ainda duvida que estamos mergulhados em crise sem precedentes, é só recordar que em tempos recentes as relações nominais de devedores inadimplentes não ocupavam mais do que pequenos quadros. Hoje ocupam colunas e colunas!!!

Correndo dá...

Enquanto isso, cerca de 1,38 milhão de trabalhadores ainda não foram às agências da Caixa e do Banco do Brasil para sacar o abono salarial de um salário mínimo (R$880) do PIS/Pasep referente ao ano-base 2014. Segundo o último balanço do Ministério do Trabalho, do dia 24 de junho, foram pagos R$18,4 bilhões para mais de 22,2 milhões de trabalhadores, 94,14% do total. O prazo para resgatar o benefício termina no dia 30 de junho. Pelo jeito, nem todos estão endividados...

Sem noção

Um desavisado pré-candidato a prefeito dando entrevista em rádio local afirmou que, se for eleito, mandará remover o tachões da avenida Leopoldino de Oliveira e reaplicá-los em outro local (!!!). O que o ilustre aspirante a prefeito não sabe é que a remoção daquelas “rapaduras de cimento” (nome dado por um amigo) culminará com a destruição delas. Reaplicá-las como? Ora essa!

Nem notaram

Ainda sobre os tachões, já repararam que em certos trechos do BRT estão faltando as ditas “rapaduras de cimento”? Ao que parece, elas não fazem muita falta, tanto que os carros não invadem a faixa exclusiva para os ônibus. Precisava tamanho obstáculo ou será que os motoristas já estão mais conscientes?

Muito além...

Leitor recentemente reclamou através da coluna que Uberaba precisa implantar política de revitalização de suas praças. Partindo-se da definição de revitalizar, que é renovar, fortalecer, fortificar, revigorar, robustecer, dar vida a..., realmente nossas praças estão quase sem vida. A morte do jovem Glebson Freitas de Souza, 23, em plena praça Dr. Jorge Frange, no início da semana passada (segundo homicídio em três anos), demonstra claramente que a revitalização dos espaços urbanos deve ir muito além de pinturas, consertos, reparos, acréscimos, etc. É preciso hierarquizar o ser humano, que é o objeto maior da revitalização. É isso aí!!!

Acessibilidade no Mercadão

Falando em revitalizar, o Mercado Municipal receberá pintura em atendimento a projeto de revitalização. Muito bom, porém, é preciso que seja revisada a sua acessibilidade e mobilidade. O portão leste, por exemplo, é uma séria ameaça a idosos e deficientes físicos que por ali acessam o Mercado.

Rateio

A ausência de corrimãos junto aos degraus da escadaria está motivando pessoas a solicitarem do poder público as devidas providências. E podem surgir abaixo-assinado e até rateio de despesas entre amigos para sanar o problema. Isso pega muito mal para a administração. Ou não?

Poda na praça

A Secretaria de Serviços Urbanos fará o serviço de poda das árvores da avenida Getúlio Guaritá e praça Dr. Thomaz Ulhôa, hoje, das 7h às 14h. Como são árvores de grande porte, o serviço irá interferir no trânsito das vias. Moradores e usuários do entorno devem buscar rotas alternativas e locais adequados para estacionamento de veículos com segurança, bem como atentar para entrada e saída de veículos das garagens durante a execução do serviço. A Guarda Municipal dará apoio à operação. Menos mal...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por