Interina: Renata Gomide
Otimista
Ainda abalada pelo megaesquema de corrupção conhecido por “Petrolão”, a Petrobras terá dois anos de "aperto e austeridade" até voltar a crescer, avalia seu presidente, Pedro Parente. Ontem ele apresentou o novo plano de negócios da companhia, que prevê redução de 25% nos investimentos no período 2017-2021.
Disputa acirrada
A disputa pelo cargo de vereador é tarefa digna de vestibulando. Os números da Justiça Eleitoral estão aí para comprovar: são 19,07% candidatos por vaga, considerando os 267 pedidos de registro para 14 cadeiras na Câmara de Uberaba.
Capacitação (?)
O índice local é bem superior ao nacional, em que a disputa é de 7,99% candidatos por vaga. Também segundo a Justiça Eleitoral, são 463.354 postulantes ao cargo de vereador para 57.958 cadeiras nas Câmaras pelo País afora. A diferença dessa disputa com os vestibulares é que basta saber ler e escrever para colocar seu nome à apreciação do eleitor.
Cortes
Hoje é Dia da Árvore. Nos últimos meses, muitas delas deixaram de existir aqui em Uberaba, que perdeu o verde de suas folhas, o colorido de suas flores e o frescor de suas sombras.
Que mundo
Vereadores que até outro dia eram aliados de primeira hora do Governo Municipal, agora fazem oposição ferrenha, enquanto outros, que passaram três anos e meio questionando ações e medidas da administração, agora dizem amém a tudo que vem da PMU. Plagiando Shakespeare, “há mais coisas entre o Legislativo e o Executivo do que possa imaginar nossa vã filosofia”.
Reação
Servidores aprovados em concurso da Câmara de Uberaba teriam ficado por conta com o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ao ser denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro disse que políticos são mais honestos do que concursados porque têm de “encarar o povo e pedir voto”.
Que situação
Nada menos do que 142 municípios mineiros tiveram situação de emergência reconhecida pelo Estado por causa da seca, aponta boletim emitido pela Defesa Civil. Por aqui as chuvas pouco têm dado o ar da graça. Considerando que a estiagem deve se prolongar pelo menos até meados de outubro, coloquemos as barbas de molho. E nada de lavar calçada com mangueira!
“Sujeira não é legal”
Em tempos de “santinhos” por todos os lados, principalmente e infelizmente, sendo muitos jogados nas ruas, a Justiça Eleitoral segue firme no propósito de que partidos e candidatos deem destinação ecologicamente correta às sobras de campanha.
Perigo real
Quem não se lembra da eleição de 2012, com as ruas de Uberaba tomadas por toda sorte de impressos de candidatos, quando uma eleitora escorregou, caiu e quebrou a perna. Um absurdo total. Em 2014, o presidente do foro eleitoral, juiz Lúcio Eduardo de Brito, machucou a perna direita ao escorregar nas peças publicitárias.
Educação
O ideal mesmo seria que as pessoas tivessem educação e um mínimo de respeito para com os outros e com a cidade onde moram e não jogassem “santinhos”, folders ou outro material de campanha nas ruas. A dica vale para candidatos e cabos eleitorais e para o próprio eleitor, afinal o lugar onde vivemos é de todos e deve ser cuidado por todos.
Liberdade
Candidata a prefeita pela Coligação PSTU - PSOL (Frente de Esquerda dos Trabalhadores), a professora Simea disse ontem na Sabatina JM que ninguém precisa de patrão. Ela também bateu firme no fim das terceirizações e arrematou com um “fora Temer”.
Imperdível
O candidato Gledston Moreli é o segundo entrevistado da Sabatina JM, hoje, a partir das 8 horas, pela Rádio JM AM 730. Ele disputa o cargo de prefeito pela Coligação “O Novo de Verdade Para o Bem de Nossa Cidade”, que reúne PPL e Rede. Dê, como é conhecido, tem um servidor público municipal como vice, Herval Kobayashi.