(Foto/Divulgação)
Depois da Gol, agora a Azul se prepara para suspender seus voos entre Uberaba e Campinas. Quem acessar o site da companhia vai perceber que a partir do dia 4 de agosto não há mais oferta de voo direto para Viracopos. Só com conexão via BH/Confins. Com isso, todas as ligações aéreas de Uberaba com São Paulo – Congonhas e Viracopos – estarão desativadas, o que significa que o uberabense terá a opção de voltar a encarar viagem rodoviária, ou pegar o voo na vizinha Uberlândia. Ah, pode aproveitar o voo até Belo Horizonte e fazer uma conexão para chegar a São Paulo, pagando passagem mais cara.
UMA ILHA CHAMADA UBERABA
Com a suspensão dos voos para São Paulo, Uberaba volta à condição de cidade ilhada. Em vez de ampliar a oferta de voos ou opções de horários para outras cidades, o que se vê é o encolhimento absoluto da malha aeroviária. Na contramão dos novos investimentos milionários anunciados para o município, a falta de voos poderá voltar a ser um empecilho ao desenvolvimento econômico e até inviabilizar empreendimentos em fase de prospecção.
BAIXA NA FROTA
Fontes extraoficiais dão conta de dificuldades da Azul na gestão da sua frota. Das 40 aeronaves da companhia, 14 estão baixadas no pátio, sem condições de uso. Pior: falta aeronave de reserva para substituí-las. Solução foi remanejar aeronaves para linhas mais vantajosas financeiramente. E aí Uberaba dançou.
EM MOVIMENTO
Uberaba foi uma das cidades selecionadas pelo Conaci para implantar o programa Estudantes em Movimento. Aqui, quem está à frente desse desafio é a controladora Júnia Camargo. Nessa segunda-feira, ela explicou em entrevista à Rádio JM que serão escolhidas três escolas do município, nas quais os alunos do 5° ao 9° ano farão auditorias cívicas. Serão treinados para isso. “E farão a diferença na escola. É um passo ainda pequeno, mas de grande conscientização para nossos jovens. Estamos muito felizes de termos sido selecionados. É uma ação do Conaci em parceria com a Unesco”, destacou a controladora. Das três, apenas uma irá representar Uberaba no encontro nacional, em setembro, com direito a premiação de R$10 mil para a escola vencedora e R$5 mil para o professor orientador.
LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS
Essa auditoria cívica proposta pelo projeto Estudantes em Movimento visa levar os alunos a identificar problemas no âmbito escolar e propor soluções. Como essas soluções não podem envolver uso de recursos públicos, os problemas terão de se restringir a temas específicos e possíveis de serem resolvidos.
DEVAGAR
De acordo com a controladora Júnia Camargo, 60% dos municípios brasileiros não regulamentaram a lei anticorrupção até hoje, ao contrário de Uberaba. Na avaliação pessoal da controladora, essa regulamentação é importante para criar mecanismos não só de repressão, como também preventivos.
DE OLHO
Maio vermelho, de prevenção ao câncer bucal, tem dado resultados interessantes em Uberaba. Todas as unidades básicas de saúde estão priorizando a avaliação de possíveis sinais da doença. Já foram avaliadas 44 lesões em pacientes atendidos, com material colhido para biópsia. De acordo com a cirurgiã-dentista Márcia Nomelini, responsável pela área de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, quanto mais cedo for identificado o câncer bucal, maiores as chances de cura. Em 95% dos casos, quando identificado em estágio inicial, a doença pode ser tratada e curada. “O grande desafio da saúde pública é detectar esses casos precocemente” – ressalta Márcia.
IN LOCO
Além do trabalho intensificado nas unidades de saúde, as instituições de longa permanência (ILPIs) estão sendo visitadas pelas equipes de saúde bucal da SMS, para avaliação dos idosos asilados. O mesmo trabalho foi feito nos CAPs, onde as equipes detectaram três casos de lesões indicativas de câncer.
TABAGISMO
Márcia Nomelini alerta, também, para os riscos que o cigarro, a bebida e maus hábitos de vida representam para o aparecimento do câncer de boca. E para quem pensa que cigarro eletrônico é menos danoso à saúde, a especialista adverte: é muito mais perigoso do que o convencional. Se hoje o câncer de língua, lábios, bochecha são mais comuns em pessoas com mais de 40 anos de idade, daqui a 10 anos essa idade deve ser reduzida, justamente pelos males causados pelo cigarro eletrônico. A alta combustão dele diminui o fluxo sanguíneo e desidrata a boca, o que é altamente prejudicial à saúde
UNIDADE MÓVEL
Pode chegar a qualquer momento a Uberaba uma van totalmente equipada para o atendimento odontológico móvel. Uberaba fez a solicitação ao governo federal e foi deferida. A van virá totalmente equipada, inclusive com autoclave e raio-X portátil. Será utilizada tanto para atender pacientes da zona rural quanto escolas e eventos públicos.