ALTERNATIVA

Será o epílogo?

Portaria do MS pode pôr fim à novela de abertura do Hospital Regional

Lídia Prata
Publicado em 10/02/2017 às 09:55Atualizado em 16/12/2022 às 02:33
Compartilhar

Será o epílogo?

Prefeito Paulo Piau esteve ontem novamente em Brasília, mas, desta vez, parece que a notícia é boa. Em audiência com o ministro da Saúde, Piau conseguiu, finalmente, a autorização para publicação da portaria oficializando o custeio de 50% das despesas do Hospital Regional pelo governo federal. A partir dessa publicação, que deve sair nos próximos dias, não haverá mais obstáculo algum à abertura das portas do HR para atendimento à população. Vale destacar que os restantes 50% serão custeados em parte pelo Estado (25%) e parte por Uberaba e outros 26 municípios vizinhos. Parece que essa novela está finalmente chegando ao “final feliz”.

Hora de planejar

Uma vez publicada a tal portaria garantindo o repasse dos recursos pelo governo federal, o passo seguinte será estabelecer o cronograma das ações para a abertura do Hospital Regional. As alas serão abertas por etapas, gradativamente, para não ter confusão. O primeiro passo, segundo o prefeito, será transferir os pacientes hoje internados nas UPAs para os leitos do HR. UPA, como ele sempre repete, não é lugar para paciente ficar internado. Ficava porque não tinha leito hospitalar. Agora terá. Oremos!

Tudo pronto

Em matéria de equipamentos, o Hospital Regional já está com tudo comprado, há muito tempo. Dos leitos e roupa de cama aos aparelhos para exames e cirurgias. No total, a abertura do HR representará o incremento de mais 160 leitos hospitalares para atender Uberaba e região, além de UTI, Pronto Socorro, bloco cirúrgico e até anfiteatro para cursos e palestras.

Participação – O aporte de recursos dos municípios vizinhos para o custeio do Hospital Regional será feito através do consórcio intermunicipal de saúde, atualmente presidido pelo prefeito de Delta, Marcos Estevam.

 Entorno – Sinalização de trânsito nas imediações do Hospital Regional já está quase completa. Não fosse o atraso nas obras do BRT, estaria tudo pronto. Aliás, nessa outra novela chamada BRT, o serviço nem chegou à rua Cel. Bento Ferreira, o que significa que dificilmente a obra terminará em junho, como prometida. Se ficar pronta este ano poderemos soltar rojões...

Inchando...

Gabinete dos nobres vereadores continua inchando. Porta-Voz que circulou nesta quarta-feira trouxe a nomeação de mais dois assessores parlamentares para o gabinete do vereador Kaká Carneiro e mais uma para o já superlotado gabinete do novato Fernando Mendes. Vão ter de colocar mezanino nos gabinetes para acomodar tanta gente, se todos forem realmente trabalhar no Anexo da Câmara...

Como assim?

Ficou tão barato o preço unitário dos 7.500 marmitex licitados pelo Codau que é de se duvidar que a vencedora conseguirá entregar o produto por 12 meses, a partir de abril. Acredite se quiser, mas custará R$ 6,84 cada marmitex pesando no mínimo 730 gramas, contendo alimentos de 1ª qualidade, e tendo na composição 220g de arroz agulhinha tipo 1, 100g de feijão carioquinha ou jalo tipo 1, 100g de massas sem conservantes, 100g de batata tipo especial, 100g de carne branca ou vermelha e 100g de verduras e legumes frescos, fornecido em embalagem individual de isopor. Com os preços dos alimentos pela hora da morte, é preciso saber que mágica a vencedora fará.

Passo lento

Em meio a vários editais de licitação novos, assinados pelo atual titular da Saúde, Iraci Neto, foi publicada esta semana no Porta-Voz a homologação de pregão para compra de equipamentos odontológicos finalizado em 20 de dezembro do ano passado. Uma confusão danada, porque na homologação consta que o secretário de Saúde é Túlio Cury.

Xô dengue!

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais começou uma nova campanha contra a dengue em todo o Estado. De acordo com a diretora-geral da instituição, Fabiana Faquim, a ação, que está sendo realizada durante todo o mês de fevereiro, tem por objetivo incentivar os advogados e seus familiares a realizarem um simples check-list para o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti em suas casas. A preocupação da instituição não é à toa. Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, 60% dos municípios mineiros estão em situação de alerta ou risco de surto da doença. Em Uberaba, o índice de infestação do mosquito transmissor da doença passou de 1,6%, em novembro de 2016, para 2,4% em janeiro deste ano.

Olha a Denise aí, gente!

Ao usar a tribuna para orientar a bancada de 37 deputados federais a votar a favor do projeto que proíbe a eliminação de cães e gatos pelos órgãos públicos, o líder do PSD, Marcos Montes, citou nominalmente a vereadora Denise Max (PR) pelo trabalho realizado em defesa dos animais em Uberaba. Denise nem é do mesmo partido do deputado, mas é, sem dúvida, uma referência por seu trabalho em defesa dos animais. Vale destacar que o projeto que proíbe a eutanásia de cães e gatos faz exceção apenas àqueles portadores de doenças graves ou infectocontagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. As entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por