ALTERNATIVA

Será que vai?

Ministério Público paulista pede prisão do ex-presidente Lula no caso do tríplex

Lídia Prata
Publicado em 11/03/2016 às 08:44Atualizado em 16/12/2022 às 19:45
Compartilhar

Tentativa inócua

A tentativa de Lula e dos seus seguidores de desacreditar as investigações do Ministério Público de São Paulo pode convencer os menos informados, mas é pura “marola” do ex-Presidente. Em entrevista coletiva na tarde dessa quinta-feira, o promotor Cássio Conserino explicou que o MP formalizou denúncia contra Lula pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica pela suposta compra de apartamento triplex no Guarujá com base em testemunhos e farta documentação (incluindo fotos de Lula no apartamento, em companhia do empreiteiro Leo Pinheiro). Por isso, ainda que a defesa de Lula insista em negar que o ex-Presidente seja proprietário do triplex, as evidências apontam em sentido contrário. Ainda nessa quinta-feira, o MP de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula, sob o argumento de risco de destruição de provas e atuação do ex-Presidente para emperrar o andamento do processo na Justiça.

Mãos femininas

Caberá a uma mulher – a juíza Maria Priscila Veiga Oliveira – decidir se Lula deve ser preso preventivamente, bem como se aceita ou não a denúncia do Ministério Público de São Paulo, transformando-o em réu na ação penal por ocultação de patrimônio. As investigações contam com 7.500 páginas de farta documentação contra Lula e dona Marisa Letícia. Vale lembrar que a pena por lavagem de dinheiro vai de 3 a 10 anos, enquanto por falsidade ideológica, de 1 a 3 anos. Cá pra nós, ainda tenho dúvidas se o Judiciário terá coragem para colocar o ex-Presidente atrás das grades...

Repercussão internacional

Tão logo levado coercitivamente para prestar depoimento em outro processo (a Operação Lava-Jato), o ex-presidente Lula tratou de requentar aquele velho discurso em que se diz vítima de perseguição e acusa a imprensa por noticiar os fatos ligados a ele, “o intocável”. Pura marola. O escândalo envolvendo desvio de dinheiro da Petrobras, corrupção de agentes públicos nos governos do PT, favorecimento ao ex-presidente Lula, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e outros crimes dominam o noticiário fora do país também. Nos Estados Unidos, por exemplo, os principais jornais noticiaram o suposto envolvimento de Lula nesse escândalo destrinchado pela Lava-Jato. Pois é. Será que a imprensa internacional também “inventa” denúncias contra Lula?

É o cara! – O respeitado “Washington Post” tem tratado a Operação Lava-Jato (ou Car Wash) como um divisor de águas na história política brasileira. Acostumados a idolatrar jogadores como Neymar e modelos como Gisele Bundchen, os brasileiros hoje colocam no topo do ranking dos personagens admiráveis um juiz federal de fala mansa, tido como “nerd” pelos amigos, e corajoso o suficiente para colocar atrás das grades políticos e empresários milionários. Os desdobramentos das investigações pela Polícia Federal e as decisões do juiz Sérgio Moro que respingam nas altas esferas do poder são esmiuçados pelo jornal norte-americano em publicações frequentes.

Cobertura – A partir das 8h30min deste domingo, toda a equipe da Rádio JM AM 730 estará atuando na cobertura da manifestação Acorda Uberaba. Clésio Honorato e Marilu Teixeira vão comandar uma Mesa-redonda especial com a participação de convidados, enquanto os repórteres entrarão ao vivo com informações sobre a manifestação. Não perca!

Na mira

O Superior Tribunal de Justiça autorizou o indiciamento do governador Fernando Pimentel pela Polícia Federal, nos desdobramentos de outra investigação batizada Operação Acrônimo, que trata do suposto recebimento de vantagens indevidas de empresas que mantinham relações comerciais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que Pimentel comandou de 2011 a 2014.

Desvios à vista

A partir de terça-feira, os trechos da avenida Leopoldino de Oliveira serão interditados, um a um, para corrigir os defeitos na pista do BRT. Desta vez, a promessa é de que seja uma reparação definitiva. Com isso, o trânsito será parcialmente interditado para as obras. Se São Pedro colaborar, o serviço todo deverá durar no máximo dez dias.

Resultado postergado

Por força de recurso e mandado de segurança, o resultado do concurso para Procurador do Município continua sem previsão para seu desfecho. A questão nº 36 da prova foi anulada e, com isso, saltou de oito para 16 o número de candidatos classificados na primeira fase. Mas o resultado final só Deus sabe quando será conhecido.

Indefinido

Também continua indefinido o resultado do concurso público da Prefeitura de Uberaba para quem tem nível superior. O prazo para protocolo dos documentos (prova de título) terminou quarta-feira. Como nessa fase também cabe recurso contra a classificação, os aprovados só deverão ser conhecidos em 30 dias. Com sorte!

Foto/Neto Talmeli 

Movimento “Acorda Uberaba” ganhou espaço na Câmara Municipal na manhã dessa quinta-feira. A manifestação está confirmada para domingo, dia 13, às 10h, com a concentração no Uberabão

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por