Mãos à obra
Em entrevista à Rádio JM AM 730 ontem, o secretário Robertinho Indaiá garantiu que vai intensificar os serviços de capina e limpeza urbana a partir dos próximos dias. Já ganhou reforço de equipamentos, especialmente cortadores de grama, caminhões e máquinas necessárias à manutenção de praças, ruas e até estradas rurais. Só falta reforço na mão de obra. Para isso, a Prefeitura de Uberaba abrirá processo seletivo no dia 21 visando à contratação de 80 braçais. Segundo Robertinho Indaiá, a turma dos serviços urbanos é muito boa, embora enxutíssima para dar conta do recado.
Xô pneus!
Ainda segundo o secretário Robertinho Indaiá, foi a partir de denúncia publicada pelo Jornal da Manhã que ele determinou que os pneus empilhados próximos ao hotel Dan Inn fossem recolhidos, como medida preventiva à proliferação da dengue. Nos próximos dias a PMU deverá intensificar também esse serviç “Não vai sobrar um pneu jogado por aí, a partir da semana que vem”, garante o secretário. Estaremos de olho!
Economia
Com os cofres públicos combalidos, o prefeito Paulo Piau tem dado um chega pra lá em toda despesa nova ou pedido de compra que não seja absolutamente inadiável e imprescindível. Robertinho Indaiá conta que sentiu na pele a dureza da “economia de guerra” na Prefeitura, ao constatar a necessidade de abrir uma terceira vala para o aterro sanitário. Não teve dúvida: vai abrir a vala com a própria mão de obra da secretaria. “Isso vai dar uma economia de uns R$500 mil”, estima.
In loco
Após leitura da crítica publicada ontem nesta coluna, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Vinícius Rios, agenda visita a Peirópolis para a tarde de hoje. Vai se apresentar oficialmente à comunidade e debater com moradores o que pode ser feito para melhorar as condições de turismo no local. Espera-se que a Secretaria atente para o calendário de feriados e mantenha abertos pelo menos o Museu, Casa do Turista e outros pontos de atenção dos visitantes.
Debate
Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto articula para o mês que vem um seminário visando discutir o futuro da planta de amônia e do gasoduto. Manoel entende que essa discussão é inadiável, até para que as lideranças locais tracem metas de trabalho e dividam entre si as tarefas no sentido de evitar a perda ou adiamento sine die dos dois investimentos fundamentais ao desenvolvimento de Uberaba.
Olha o perigo!
Na sexta-feira, a caixa-d'água do Cemei Santa Fé desabou. Por sorte (ou obra divina) nenhuma das 42 crianças acolhidas no local saiu ferida. Poderia ter sido pior, segundo avaliação da secretária Silvana Elias, pois é visível o comprometimento da estrutura do prédio, repleto de infiltrações. Segundo ela, não há condição alguma para o Cemei Santa Fé funcionar lá. Por isso, a Prefeitura está bancando o transporte de 32 crianças para o Cemei da Serrinha, enquanto outras 10 – ainda bebês – terão de aguardar outra solução. Hoje Silvana Elias irá ao local com técnicos para ver se compensa reformar o prédio ou qual outra providência tomará.
Na mira
Nos próximos dias, a Prefeitura de Uberaba abrirá procedimento para reavaliar as condições de uso e ocupação de todos os prédios públicos inaugurados na gestão passada, antes de concluídas as obras. Um dos casos em pauta é a reforma dos galpões da antiga Mojiana, para onde foi transferido o Arquivo Público. Segundo consta, a reforma tem problemas técnicos graves, a ponto de chover tanto do lado de fora quanto de dentro do imóvel. O prefeito Paulo Piau quer saber a quem responsabilizar, se o autor do projeto ou a empresa responsável pela obra.
Um passo por vez
Ao contrário de outros tantos vereadores que sonham em ser prefeito, deputado e fazer carreira na política, o novato vereador Franco Cartafina está com os pés no chão. Quer cumprir o mandato até o fim, e bem. Para ele, o futuro político será uma consequência natural do presente.
Itinerante
A propósito, Franco Cartafina tem ideias muito arrojadas para um jovem estreante na vida pública. É bem verdade que ele tem a política no DNA, mas vai além. Franco tem personalidade própria. Uma das suas propostas para o primeiro mandato é torná-lo itinerante, percorrendo bairros e se reunindo com moradores para ouvir queixas sobre o serviço público municipal.
Bis da marchinha
Com alguns ajustes, o carnaval de marchinhas pode ser um grande sucesso daqui pra frente. Um local mais adequado para o povo sambar sem machucar os pés, uma praça de alimentação mais organizada, som de melhor qualidade, transporte público até o final da festa e alguns outros detalhes garantirão a permanência definitiva do carnaval de marchinhas, bem popular, substituindo os caros desfiles de escolas de samba. Aliás, é notório que as escolas terão de se reinventar, se quiserem voltar ao carnaval de rua em Uberaba.
É da Vila
Vila Isabel é a campeã do carnaval carioca 2013. Fez um desfile bonito, sem dúvida, mas nem de longe se comparou ao desfile da Mangueira...