ALTERNATIVA

Servidores fazem cobrança pública a Prefeita Elisa

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/12/2023 às 21:23Atualizado em 12/12/2023 às 06:17
Compartilhar

PENTE FINO
Plano de Carreira do Magistério ainda está na Procuradoria do município para um “pente fino”. Segundo o secretário de Educação, Celso Neto, “alguns aspectos jurídicos precisam ser vencidos”. Antes de enviar o projeto para votação na Câmara, o secretário mantém a intenção de submetê-lo ao crivo dos professores. “Eu fiz o compromisso de divulgar o plano assim que ele estivesse liberado, indo a duas escolas para apresentá-lo aos professores. Vou cumpri-lo”, garante.  

QUE DEMORA! 
A situação dos professores da rede municipal não é nada confortável. O ano letivo está chegando ao fim, sem que o plano de carreira tenha sido apresentado à categoria até agora. Ainda que a Procuradoria libere o projeto nas próximas horas, o plano ainda terá de ser apresentado e discutido com os professores, antes de descer para a Câmara. Se não bastasse, só restam duas sessões legislativas ordinárias para votação de projetos, antes do recesso, e na pauta certamente estará o projeto do Orçamento para 2024. Ou seja, o ano vai terminar sem que o plano esteja apto para ser implementado. 

POR QUE DEMORA TANTO? 
Indaguei o secretário Celso Neto os motivos de tanta demora para enviar o projeto do Plano de Carreira para o Legislativo. Ele explicou o seguinte: “A gente priorizou etapas. Antes de fechar o plano, eu precisava conduzir o concurso gigantesco que estamos finalizando. Além disso, mais outras mil coisas que fizemos até aqui. Não dá para atropelar o processo”. O problema foi a promessa feita pelo secretário de aprovar esse plano ainda em 2023... 

COBRANÇA PÚBLICA 
A morosidade da tramitação interna dos projetos do Executivo acabou colocando a prefeita Elisa numa saia justa desnecessária nesta sexta-feira. Bem em frente ao Centro Administrativo foi colado um outdoor com a seguinte frase: “Prefeita Elisa Araújo: esperamos ser contemplados com reajustes salariais como as demais carreiras”. Quem assina a “cobrança” são os “especialistas em serviços públicos”. Veja a IMAGEM

Protesto de servidores (Foto/Reprodução)

Protesto de servidores (Foto/Reprodução)

INSATISFAÇÃO 
Corre nos bastidores que os procuradores do município estão “cozinhando o galo” para dar pareceres nos processos que chegam das diversas secretariais municipais. O motivo seria também a insatisfação com os reajustes salariais que contemplaram várias categorias, mas os procuradores não teriam sido lembrados. 

QUERO TAMBÉM!!! 
Empreendedor conhecido na cidade se diz impressionado com a quantidade de terrenos “concedidos” a igrejas evangélicas nos últimos tempos. “Nem sabia que Uberaba tinha tantos imóveis assim para doar”, comentou, dizendo que “a fé está em alta”, enquanto o comércio, as pequenas indústrias e empresas de serviço pagam aluguel. Na verdade, muitas indústrias receberam área da Prefeitura este ano, também. Justiça seja feita. Mas que as concessões imobiliárias estão chamando a atenção, isso estão.  

EM SÉRIE 
Na sessão da Câmara de quinta-feira, uma concessão de direito real de uso de área pública contemplou a Associação Centro Cultural Raça Negra, que vai receber terreno de 400 m², situado no bairro Ilha de Marajó, para construir a sede própria do projeto. Além disso, a Casa de Caridade Pai Guiné recebeu a concessão de uma área pública, também para a construção da sede própria. Neste caso, o terreno tem 1.005,10 m² e fica localizado bairro Paraíso. Por último foi contemplada a igreja Presbiteriana de Uberaba, com a concessão de um terreno de 2.169,18 m² no Recreio dos Bandeirantes. Só não teve mais “concessão” de área pública porque os projetos não foram votados, por falta de parecer das comissões.  

CARÃO 
Por falar nisso, o vereador Samuel Pereira passou um tremendo constrangimento com seus irmãos da igreja Assembleia de Deus. Acreditando que projeto de “concessão” de área pública fosse votado na quinta-feira, ele convidou (como é praxe) os representantes da  igreja. Mas o projeto não entrou na pauta, porque o relator Marcos Jammal alegou falta de tempo hábil para emitir o parecer. Samuel não escondeu sua insatisfação. 

AGRONOMIA E ZOOTECNIA 
Os cursos de Agronomia e Zootecnia agora são ofertados também na modalidade presencial na Universidade do Agro, a nova referência em ensino superior ligada ao Agronegócio em Uberaba. Os alunos terão à disposição, para campo de prática, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), com mais de 9 mil metros quadrados, e a Cidade do Agro, uma fazenda com mais de 500 mil metros quadrados. Vale lembrar que todos os professores da Universidade do Agro são altamente qualificados, sendo todos mestres e doutores, com vasta experiência acadêmica e profissional, o que garante ensino de primeira para os alunos. Na modalidade presencial, os cursos terão duração de cinco anos ou dez semestres. Mas na Universidade do Agro a qualidade de ensino não muda, seja no presencial ou online, justamente para que o aluno tenha liberdade de escolha com o que melhor se adequa à sua realidade. E as novidades não param por aí. Os candidatos que fizerem a matrícula até o dia 31 de dezembro de 2023, por meio de transferência externa para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, ministradas no Campus Uberaba, terão desconto de 100% no primeiro semestre de 2024, de janeiro a julho. 

O Shopping Uberaba ganhou troféu TOP TV Integração é o troféu Top dos Tops, entregues dia 6. Troféus foram recebidos pelos gerentes Daniel Araújo (financeiro) e Fábio Henrique Azevedo (operações), acompanhados dos integrantes da equipe de Marketing, Luiz Flávio Santos e Sofia Paixão (Foto/Divulgação)

O Shopping Uberaba ganhou troféu TOP TV Integração é o troféu Top dos Tops, entregues dia 6. Troféus foram recebidos pelos gerentes Daniel Araújo (financeiro) e Fábio Henrique Azevedo (operações), acompanhados dos integrantes da equipe de Marketing, Luiz Flávio Santos e Sofia Paixão (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por