Divulgação
Delegado regional da Adesg Triângulo), Antônio José Bessa Ferreira, prestigiou a posse do presidente nacional de Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra na noite passada, no Rio de Janeiro. Na foto, da esquerda para a direita, Clibas Clemente (Adesg Ribeirão Preto), Antônio Carlos Del Negro (novo presidente nacional da Adesg), almirante Alipio Jorge (presidente da Escola Superior de Guerra) e Bessa
Chiadeira na certa
Jornal oficial do município publicou na edição de quarta-feira, dia 11, uma série de avisos a proprietários de imóveis para saberem que a Secretaria de Serviços Urbanos vai fazer a limpeza dos terrenos e “mandar a conta”. Essa medida está sendo tomada, segundo o secretário Toninho Oliveira, porque os proprietários não tomaram qualquer providência, embora tenham sido autuados por diversas vezes pelo Departamento de Posturas. E olha que as localizações desses imóveis não se restringem a um só bairro. Pelo contrário. Vão da periferia, como Pacaembu (onde teoricamente as pessoas têm menor poder aquisitivo), a áreas centrais e nobres, como avenida Santos Dumont. Incluem ainda imóveis no Boa Vista, Oneida Mendes, Jardim Induberaba, Abadia, entre outros. Detalhe: o preço do serviço de limpeza desses terrenos será cobrado dos respectivos proprietários, podendo inclusive ser objeto de protesto, em caso de inadimplência. Vai ter chiadeira na certa, mas a medida é realmente necessária.
Olha o Piau Noel aí, gente!
Se o prefeito está de fato endurecendo o jogo com os proprietários de terrenos sujos, por outro lado está abrindo o seu coração para os servidores municipais. Em coletiva de imprensa nessa quinta-feira, Piau garantiu que tem intenção de conceder aumento real de salários à categoria. Foi o que ele disse ao ser questionado sobre a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Caso se confirme, esse será o primeiro e único aumento real concedido pelo atual governo. Pois é.
Por que só agora?
O anúncio do tal aumento real de salários para os servidores pode ter agradado à categoria, mas certamente será objeto de crítica por parte da população. Primeiro, porque 2020 será ano eleitoral. Embora Piau não possa ser candidato à reeleição, é evidente que esse “agrado” a mais de 10 mil funcionários públicos é visto com cautela, ou até com desconfiança. Segundo, porque o prefeito vive se queixando das dificuldades financeiras do município, a ponto de recorrer a financiamentos bancários para realização de obras. Isso tudo sem contar que a Codau foi chamada a colaborar com recuperação de asfalto porque a Prefeitura não dispunha de recursos para realizar operações tapa-buracos. Será difícil de explicar à população de onde brotarão os recursos para a concessão desse aumento real aos servidores.
Ao vivo – Uma boa oportunidade para as explicações sobre a origem dos recursos para a concessão do aumento real de salários será a entrevista que o prefeito Paulo Piau dará à Rádio JM, no dia 17, terça-feira, das 8h às 10h. Ouvintes poderão enviar suas perguntas pelo WhatsApp da Rádio JM (99777-7900).
Linha dura – Apenas quatro entre 24 recursos contra multas de trânsito foram acatados pela Junta Administrativa de Recursos de Infração, a implacável Jari. Esse foi o resultado do julgamento ocorrido no dia 21 de novembro.
Bê-á-bá oportuno
Queria ter comentado esse assunto antes, mas ainda está em tempo de aplaudir a iniciativa do Procon Uberaba para viabilizar o projeto “Consumo Pé no Chão”. Em parceria com a Superintendência de Políticas Públicas de Juventude e Fundação Cultural de Uberaba, esse projeto pretende levar a educação financeira aos jovens em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Vai usar a linguagem do hip hop para levar orientações que possam evitar o superendividamento da moçada. Ideia excelente.
Novas obras
Obras de drenagem nas ruas Varginha, Lamartine Mendes e Barbacena vão custar nada menos do que R$420 mil. Devem ser realizadas no prazo máximo de três meses, mas, com essa chuvarada, dificilmente será concluída até lá. Já as obras de drenagem da avenida Dona Maria de Santana Borges consumirão pouco mais de R$259 mil.
Nas ruas
Triciclo da Codau para coleta de lixo descartado nas lixeirinhas espalhadas pelas praças da cidade já entrou em operação esta semana. Por enquanto percorrerá apenas a área central, como praça Rui Barbosa, calçadão, praça do Mercado e adjacências. A opção por esse modelo de veículo, segundo o presidente Luiz Guaritá Neto, decorreu da agilidade para a realização do serviço. Mais três triciclos já estão sendo licitados pela Codau para reforçar a frota e ampliar a área de coleta, até porque foram instaladas 340 lixeirinhas este ano em ruas comerciais e pontos de grande fluxo de pedestres.
Horário estendido
Começa a fase de horário estendido no comércio local, com vistas ao Natal. Neste domingo (dia 15), assim como no dia 22, por exemplo, o Shopping Uberaba estará com lojas abertas das 10h às 21h. De 16 a 21 e no dia 23, o funcionamento será das 10h às 23h. Na véspera do Natal, as lojas do Shopping Uberaba vão funcionar apenas até as 18h.
Na agenda
Definida a data da posse solene da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Será no dia 27 de janeiro, ocasião em que o presidente José Peixoto transmitirá o cargo ao sucessor eleito, empresário Anderson Cadima.