Atualizada às 21h35 do dia 05 de julho de 2021
CHANCES REMOTAS
Dificilmente será acolhido o pedido de cassação do mandato do vereador Professor Wander, protocolado na tarde desta segunda-feira na Câmara Municipal. O autor do pedido é Weslley Silva Gomes, conhecido por Wesley Magrão, que alega a prática de nepotismo pelo vereador, por empregar no gabinete seu ex-sogro, avô de seu filho. No âmbito do Legislativo, o julgamento é meramente político e dificilmente os colegas irão abraçar essa tese contra o Professor Wander.
RENDA MÍNIMA
Em live promovida pela Aciu na noite desta segunda-feira, o secretário especial de Empreendedorismo e Desburocratização do Ministério da Economia adiantou que o governo federal já tem formatado um programa de renda mínima para a população carente, que será uma espécie de bolsa família ampliada. Esse programa deve ser lançado no final do ano, logo após o término do pagamento do auxílio emergencial, e conta com a defesa intransigente do ministro Paulo Guedes. Segundo Guilherme Afif Domingos, colocar dinheiro no bolso das pessoas carentes é fundamental, tanto quanto qualificar e capacitar mão-de-obra para devolver os desempregados ao mercado de trabalho.
TURMA DO NEM NEM
Para os jovens, que nem trabalham, nem estudam (geração nem nem), Guilherme Afif adiantou que o Governo federal pretende criar um programa que facilitará o acesso ao emprego por 2 milhões de jovens. Ainda em fase de formatação, o programa deve criar uma bolsa de estudo a ser oferecida pelo governo, no valor de R$ 300, e igual valor a ser pago pelas empresas, sem encargos. Seria uma bolsa de estudo e trabalho, uma vez que o jovem terá de cumprir uma carga de uma hora de qualificação na própria empresa.
SIMPLIFICA JÁ!
Chamando o sistema tributário brasileiro de “manicômio tributário”, Guilherme Afif defendeu a implantação de uma nota fiscal eletrônica única, em todo o país, para simplificar a tributação. Segundo ele, da mesma forma como existe o Simples Nacional, nada mais conveniente e adequado do que criar um modelo padrão de nota fiscal eletrônica para todos os segmentos em todos os Estados. Certamente esse projeto vai esbarrar nos interesses dos governadores…
OS PRÓXIMOS
Casas de eventos e buffets poderão ser autorizados a reabrir as portas a partir do próximo decreto da Covid, previsto para esta semana. Fechados há 15 meses, os buffets continuam à espera de liberação da Prefeitura para realizar pequenas comemorações, cumprindo as regras de prevenção ao coronavírus. Questionada sobre a situação, a prefeita assim se manifestou: “assim como previsto e de acordo com os números da semana, será possível a liberação dos eventos com os protocolos sugeridos pelo grupo de empresas de eventos, a partir de sábado”.
FESTA ALTERNATIVA
Com os buffets impedidos de operar, até as festas infantis estão migrando para bares, restaurantes e pizzarias, causando indignação nos empresários do setor. Queixam-se que estão acumulando prejuízos e vendo sua clientela debandar para outros locais.
PODE ISSO???
Em plena pandemia, um barzinho resolveu promover um campeonato de sinuca no fim de semana. Não deu outra: a Fiscalização do Município esteve lá e interditou o bar. Também, pudera!
FORÇA DO TRABALHO
Na outra ponta, empresário do segmento de bares e restaurantes reuniu sua equipe, de braços cruzados, em da sua equipe em frente ao seu estabelecimento, e postou nas redes sociais o seguinte: “esta foto é apenas um recado pra dizer que somos pessoas de bem. Merecemos o mínimo de respeito”. É uma pena que nem todos desse setor tenham a mesma consciência. Quem cumpre as regras acaba prejudicado pelos que abusam...
E O PEDESTRE?
Barzinho da avenida Santos Dumont pode ter problema a qualquer momento, por ocupar a calçada completamente com mesas e cadeiras, impedindo a circulação de pedestres. Vídeos com reclamações de usuários da via já chegaram às mãos das autoridades municipais. Agora só faltam as providências.
QUEDA LIVRE
Número de atendimentos nas UPAs a pacientes com suspeita de Covid caiu drasticamente, chegando à marca de 50% a menos nas últimas semanas. Revelação foi feita por Márcio Dias, responsável técnico pelas UPAs em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira. Em compensação, os casos de infartos, tromboses e complicações decorrentes de diabetes voltaram a aumentar, desde o final de junho.
ALTA INUSITADA
O responsável técnico das UPAs revelou, ainda, que geralmente há um aumento de casos relacionados a problemas cardiológicos quando a temperatura cai. No entanto, este ano, segundo Márcio Dias, um fato chama a atenção este an o número de casos já é infinitamente superior ao dos anos anteriores, o que pode ser um efeito colateral da Covid. Como as pessoas ficaram em casa, temendo a pandemia, acabaram negligenciando os cuidados com outras patologias, assim como deixando de ir ao médico, ou de usar os medicamentos regularmente. Os efeitos estão sendo sentidos agora.
VELHA CONHECIDA
Na manhã desta segunda-feira, apenas 7 pacientes aguardavam nas UPAS a autorização para transferência para hospital. De acordo com Márcio Dias, esse quadro é compatível com o que sempre foi registrado em Uberaba. Já pacientes de ala vermelha, considerada a mais grave, havia apenas 2 na UPA Mirante e nenhum na São Benedito. Márcio Dias avalia que o sistema de regulação de leitos e transferência de pacientes melhorou bastante de alguns dias para cá, sobretudo com a abertura de 9 leitos não-Covid no Hospital Regional.
PASSINHO POR PASSINHO
Comissão Processante das vacinas está empacada. Pelo menos esta é a impressão que se tem. Encerrada a CEI há mais de um mês, somente na semana passada foi publicado o ato que instituiu a CPP. Mas, na prática, parece que os trabalhos nem têm data para começar. Imagine para terminar…
DEVAGAR, DEVAGARINHO…
Não bastasse a morosidade da Comissão Processante presidida pelo vereador Elias Divino, outras duas Comissões especiais de investigação da Câmara não deslancharam ainda. A CEI da Funepu e a do ICMS Cultural andam a passos de tartaruga. Tanto é que os integrantes das duas comissões pediram mais 90 dias de prazo para conclusão das apurações, o que deve jogar para final de agosto, início de setembro a apresentação do relatório das investigações. Aí fica a pergunta: o que terá de tão complicado para os vereadores investigarem sobre Funepu e ICMS Cultural? E mais: se a comissão de investigação dos fura-filas das vacinação contra Covid conseguiu concluir as investigações antes do prazo de 90 dias, por que as outras duas comissões não conseguiram e ainda pediram mais prazo? Vamos trabalhar, pessoal!
SOFRIMENTO SEM FIM
Horticultores que levam seus produtos para comercialização na Ceasa de Uberaba estão num sofrimento danado. No sábado, o presidente da associação que congrega os produtores revelou que eles estão num miserê danado e clamam por socorro do Poder Público. Na avaliação do presidente Sérgio Nepomuceno, é preciso definir se a Ceasa será administrada pela União, Estado ou Município, ou até mesmo pela iniciativa privada. Embora ele tenha ressaltado que o secretário de Agronegócio é “grande parceiro”, Sérgio destaca que da forma como a Ceasa está não pode continuar.
FALTA TUDO
Além da falta de estacionamento e de segurança na Ceasa, os horticultores clamam por uma ação mais efetiva do Poder Público no sentido de incentivar a ocupação dos 23 boxes que estão fechados, e atrair as grandes redes atacadistas para prestigiar os produtores locais. Hoje elas compram em Uberlândia as mesma hortaliças e verduras produzidas em Uberaba, quando poderiam evitar a estrada e comprar diretamente na Ceasa local. Além disso, pedem o respeito à lei do perímetro.
TEM RESPOSTA?
Dias atrás, a prefeita Elisa esteve com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e com a secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentini, tratando do problema da Ceasa. Tomara que boas notícias sejam anunciadas em breve. Os horticultores estão num sofrimento danado.
NOVA ECONOMIA
O uberabense Diego Barreto, que é VP Estratégia do Ifood, estará em Uberaba nesta terça-feira para um bate-papo sobre seu livro “Nova Economia”, recém-lançado e já estourando em sucesso. Esse bate papo será "híbrido", presencial na Agência Solis (com número limitado de convidados) e transmitido pelo insta @agenciasolis, a partir das 18h15. Oportunidade única!