“No dia em que os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador estudarem na mesma escola... nesse dia o Brasil será o país que queremos.” Eduardo Campos (1965-2014)
Nossa Senhora, rogai por Uberaba
Hoje é o dia de Nossa Senhora d’Abadia, dia de festa religiosa e multidão de devotos ao Santuário. Muitos estarão lá para agradecer e outros tantos para pedir. Ouso pedir um pouquinho aqui, neste cantinho, que Nossa Senhora interceda por Uberaba, terra que a escolheu e acolheu como padroeira. Para que ilumine nossos candidatos, afastando da vitória aqueles que não estiverem verdadeiramente comprometidos com o bem da população e o desenvolvimento da nossa cidade. Para que ajude nossos políticos a encontrar os caminhos do entendimento, mas principalmente das conquistas que todos esperamos e desejamos, sobretudo na saúde, na segurança pública e na consolidação da economia do município. Assim seja!
Dia de festa
As missas no Santuário de Nossa Senhora d’Abadia começam às 6h e vão até 16h, de hora em hora. A coroação está prevista para as 18h, com a tradicional procissão pelas ruas do bairro Abadia. Esse será, certamente, o momento de maior emoção para todos os devotos.
Marcando presença
Prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa vão participar da coroação de Nossa Senhora hoje à tarde. Piau também pretende ir a Romaria, mas não a pé, como em anos anteriores. Problemas no seu joelho já não permitem essa extravagância.
Apoio – Vereadora Denise Max, a Denise da Supra, aderiu oficialmente à campanha de Samuel Pereira a deputado estadual. Além de Luiz Dutra e Denise, um terceiro vereador deve declarar apoio a Samuel a qualquer momento.
De peso – A propósito, Samuel Pereira (PR) deve surpreender nessa eleição. Já conta com o apoio de todas as igrejas evangélicas Assembleia de Deus em Minas. O famoso pastor Silas Malafaia, inclusive, já declarou apoio a Samuel e está endereçando correspondência aos evangélicos pedindo voto para o uberabense. Com um cabo eleitoral como esse, Samuel tem chances reais de se eleger.
Monitoramento das escolas
Mais de 90% das escolas da rede municipal já receberam as câmeras de monitoramento interno, providência tomada como medida de segurança para professores e alunos. O sistema de videomonitoramento começará a funcionar efetivamente no dia 1º de setembro, em toda a rede. Com a violência se alastrando feito erva daninha, impossível não adotar medidas como essa para garantir um mínimo de segurança.
“Bicho-papão”
Se Marina Silva for confirmada substituta de Eduardo Campos na disputa presidencial, a campanha do mineiro Aécio Neves poderá sofrer um estrago. Até os próprios tucanos reconhecem que Marina pode tirar muitos votos potenciais de Aécio. Há inclusive quem aposte num segundo turno feminino, disputado por Dilma e Marina. Mas, segundo consta, entre os petistas Marina é igualmente mais temida do que Aécio.
Reação
Em compensação, os produtores rurais não querem nem cogitar essa hipótese. Marina Silva não é bem vista pelos ruralistas, desde que ela os chamou de bandidos, publicamente. Aliás, quando Eduardo Campos esteve em Uberaba, em maio, ouviu claramente a reação dos criadores reunidos na ABCZ à escolha de Marina para sua vice.
Sufoco
Em todos os cantos da cidade há problemas de trânsito. Está infernal andar de carro em Uberaba. Ontem o vereador Samir Cecílio oficiou ao prefeito pedindo providências para descongestionar o trânsito na avenida Tonico dos Santos, na confluência com a rua Itapagipe. Samir argumenta que o trânsito piorou, depois das alterações feitas naquela região, principalmente porque interromperam o acesso da avenida João XXIII à rotatória da praça Vicentino Rodrigo da Cunha. De fato, aquela região é um caos, especialmente para quem entra na cidade pela Tonico dos Santos ou Marcus Cherém.
Novos tempos
Inauguração do Centro de Referência em Educação Inclusiva “Paulo Antônio Pável de Carvalho”, o Crei, deve melhorar sensivelmente o atendimento a crianças com necessidades especiais. Pouca gente sabe, mas o Crei assumiu a responsável pela avaliação diagnóstica, atendimento clínico, orientação às famílias e assessoria às escolas municipais, principalmente nas salas de Atendimento Educacional Especializado. A equipe é formada por fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, neurologista, professores e profissionais nas áreas sensoriais (surdez e cegueira). Desde março, o Crei tem atendido cerca de 160 crianças e adolescentes por semana. Um trabalho extraordinário, que merece ser conhecido e valorizado pelos uberabenses.
A equipe do Crei “Paulo Antônio Pável de Carvalho”, nome dado em homenagem ao querido e inesquecível PA, que era fã incondicional do prefeito Paulo Piau