Daniela Brito - Redatora interina
Bola fora
Sindicalistas de outras cidades marcaram presença ontem, na greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Uberaba. Consta que mais de vinte deles vieram “auxiliar” na paralisação. Fato deu muito o que falar em razão dos “foras” ocorridos durante os discursos na porta das garagens das concessionárias. Para se ter uma ideia, eles convocaram os servidores de “Uberlândia” para a luta. Pode? Muitos motoristas queriam trabalhar e foram impedidos pelos sindicalistas. Muitos cidadãos ficaram a ver navios, sem ônibus para se deslocar ao trabalho. Ora, o direito à greve é garantido na Constituição Federal. Assim como o direito de ir e vir.
Caos
E teve mais. A Polícia Militar garantiu toda a segurança do movimento, mas acabou não impedindo que os grevistas fechassem a rua. A situação gerou um caos no trânsito no centro da cidade. Atitude bastante criticada para quem acompanhou toda a movimentação. Segundo informações obtidas pela coluna, a conduta culminou em reunião de emergência na tarde de ontem, do alto comando em Uberaba.
Decisão
A notificação da Prefeitura para as empresas do transporte coletivo, divulgada no JM de sábado teria sido crucial para a obtenção da liminar concedida ontem no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte. Na decisão, o TRT/MG pede o cumprimento do contrato firmado com o município e uma audiência de conciliação com o sindicato que representa os trabalhadores.
Na bronca - Pais de alunos de escola particular localizada rua Governador Valadares estão indignados com as mudanças promovidas ali pela Settrans. A pasta alterou o lado permitido para estacionamento que antes era na mão contrária à instituição de ensino. Com isso, muitos carros estão estacionando na porta da escola, descumprindo a sinalização de que no trecho é permitido apenas o embarque e desembarque de alunos. Isso está dificultando (e muito) para os pais na hora de deixar as crianças na escola, principalmente os menores, da educação infantil. E não há ninguém que faça a fiscalização.
Eleições 2014 - Com a proximidade do prazo final das filiações para quem pretende disputar cargo eletivo no pleito do ano que vem, vários partidos políticos estão se mobilizando e ao mesmo tempo, várias “rasteiras” estão sendo articuladas nos bastidores da política uberabense.
Possibilidade
Ex-candidata a vereadora, Néia pode, a qualquer momento, assumir a presidência do PSDC. A legenda está sem comando desde fevereiro. Babá Carlos, que cogitava o cargo, vai compor a comissão provisória do PMN – a ser publicada até a próxima sexta-feira, dia 6.
Cargos - Aliás, a praticamente certa mudança de comando do PMN – saindo das mãos do advogado Marcus Acácio e caindo no colo de J.Junior – traz algumas reflexões. Uma delas é de como ficará a posição do partido perante a atual administração e a distribuição dos cargos comissionados. O então presidente é hoje assessor jurídico da Cohagra.
Desabastecimento - Ainda persiste a falta de água em alguns bairros de Uberaba. A queixa é de moradores do Santa Maria, Universitário e Santa Marta.
Humor negro
Com a multiplicação de lombadas na cidade, algumas piadas já se alastram entre os uberabenses. A última é um trocadilho com o nome do prefeito Paulo Piau.
Terceirização
Por ser economicamente inviável, a terceirização da merenda escolar deve realmente ser abolida em Uberaba. Para se ter uma ideia, o gasto da administração municipal com o contrato da Nutriplus é 50% maior do que é investido na merenda escolar de Uberlândia. E lá, não existe terceirização do serviço.
Na bronca - Paulo Piau ficou irritado ontem com a notícia de que a piscina do Cemea Boa Vista continua inutilizada por falta de material. E parece que o problema se refere a burocracia. Tanto que não quis nem saber e determinou urgência na solução do problema. Sobrou para muita gente, mas ao que tudo indica, a solução deve chegar até sexta-feira.
Vai demorar...
Estado só repassou uma área para ser erguido o restaurante popular, no bairro Leblon. O prédio ainda terá de ser edificado. Ou seja, o empreendimento ainda demandará muito tempo para servir refeições aos uberabenses. E quanto à localização, a medida levou em conta a proximidade do Hospital de Clínicas da UFTM. De acordo com a assessoria de comunicação da PMU, o Ministério de Desenvolvimento Social também prevê estes restaurantes populares próximos a hospitais de grande demanda de pacientes.
Luz no fim do túnel
Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT) Luiz Roberto Barroso coloca uma esperança no coração dos cidadãos que torcem por uma política mais ética no Brasil. Ele suspendeu a decisão do plenário da Câmara que manteve o mandato de Natan Donadon. O ministro não cassou o mandato do parlamentar presidiário, mas definiu ser da Mesa Diretora (e não do Plenário) a decisão pela perda automática do mandato do condenado em regime fechado. Menos mal. Agora é acompanhar o que vem por aí...