ALTERNATIVA

Sinduscon reage às declarações de construtora alegando que só empresas daqui têm compromisso com Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 28/10/2015 às 09:03Atualizado em 16/12/2022 às 03:13
Compartilhar

Bateu, levou!

“Uberaba possui empresas altamente qualificadas, inclusive aptas a prestar serviços no Brasil todo, prontas para atuar em consórcios, como o que acaba de acontecer na licitação do BRT. Proporcionalmente, Uberaba tem o maior número de empresas qualificadas no Programa de Empresas de Qualidade do país”, reagiu Roberto Velludo, presidente do Sindicato da Construção Civil de Uberaba, à provocação feita pela construtora Guia nesta coluna, ontem. Em nota encaminhada à coluna, a Guia alegou que Uberaba não tem empresas com a devida qualificação para participar e vencer licitações de obras grandes, como a do Hospital Regional, por exemplo.

Tem sim!

Segundo Roberto Velludo, “quanto à licitação do Hospital Regional, a decisão tomada pela Prefeitura não passou pela qualificação, e sim pelo menor preço, e menor preço quem define é cada empresa. Porém, nossas empresas e nossos empresários não têm o costume de paralisar e abandonar obras, mesmo nos momentos de dificuldade que nossos órgãos públicos possam atravessar. Nossas empresas também não têm costume de deixar passivos trabalhistas, passivo com comércio local e com a qualidade de serviços. E não é o que temos visto com as empresas de outras cidades que aportam em Uberaba, que não têm compromisso com nossos trabalhadores, com subcontratados, enfim, com nossa cidade”.

Compromisso é compromisso

O presidente do Sinduscon foi além: “Defendemos enfaticamente que o dinheiro de impostos dos cidadãos uberabenses e o destino de impostos arrecadados pela União e pelo Estado fiquem com empresas locais, pois essas, sim, têm compromisso com nossa cidade”.

Tempo quente – Problemas relacionados à titularidade nas contas de energia elétrica foram tema da reunião da Aciu na noite de segunda-feira. Convidado para o debate, o gerente de relacionamento da Cemig em Uberaba, Hudson Elvis Ferreira, explicou que a companhia adotou normas mais rigorosas depois de enfrentar situações (leiam-se derrotas judiciais) perante os órgãos de defesa do consumidor face a divergências entre proprietários de imóveis e inquilinos. Na prática significa que o inquilino fazia “gato” ou deixava o imóvel sem pagar seu consumo de energia, mas a Cemig cobrava do proprietário do imóvel, em cujo nome estava a conta de energia...

Defesa – Na reunião da Aciu, Hudson Ferreira se comprometeu a levar pessoalmente à direção da Cemig um documento a ser elaborado pelos proprietários de imobiliárias em Uberaba, com as demandas do setor para acertar a situação da titularidade das contas de luz nos casos de locação de imóveis.

Pindaíba

Nada menos do que 95% das prefeituras de Minas Gerais não vão conseguir pagar o 13º salário, a não ser que recebam algum socorro do Governo Federal. A informação foi divulgada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). Todas as entidades representativas das cidades vão fazer peregrinação em Brasília na tentativa de encontrar uma solução.

Em surdina

Enquanto ações mais enérgicas de prevenção e repressão à criminalidade em Uberaba continuam desafiando nossas autoridades da área de Segurança Pública, consta que nos bastidores estão sendo prospectados vários imóveis para servir de sede ao 2º Batalhão da Polícia Militar, a ser implantado na cidade. A questão vem sendo tratada sob sigilo, mas, ao que tudo indica, a partir da definição da área será mais fácil e ágil o aumento do contingente. Oremos!

Viva!

Chuva forte que caiu em Uberaba à tarde passada foi comemorada pelo presidente do Codau. Segundo Luiz Guaritá Neto, as duas últimas chuvas levaram o Rio Uberaba a praticamente recuperar seu nível, o que é realmente um alívio para a população. No entanto, ele frisa que Uberaba atravessou o ano mais quente da história sem problemas no abastecimento e sem racionamento, como se viu em mais de 100 municípios mineiros. “O Codau levou água às casas pelo menos uma vez por dia, enquanto em outros municípios a água só chegava a cada três ou quatro dias”, comemora.

Monitoramento

Luiz Neto atribui às obras e ações empreendidas pelo Codau o fato de os uberabenses terem atravessado a seca sem problemas com torneiras secas, neste ano. Um desses grandes feitos recentes do Codau, segundo o presidente, foi a criação da central de monitoramento dos castelos, que informatizou informações preciosas, como pressão da água das adutoras, nível de água em cada castelo etc. Com isso, possibilitou ao Codau acompanhar toda a situação e agilizar não apenas as decisões, como as providências também.

Contagem regressiva

O Shopping Uberaba começa a preparação para o Natal com o astral lá em cima. Na semana passada reuniu os colaboradores para informá-los sobre a programação que envolve o tema e a abertura da decoração. Paralelamente, trará a Uberaba amanhã o consultor Luiz Marinho para proferir palestra sobre o tema “Vendas Quentes no Natal”, direcionada a vendedores, gerentes e lojistas. O encontro será cheio de bons exemplos para mostrar que o momento econômico pode ser contornado com criatividade e, principalmente, atendimento de excelência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por