ALTERNATIVA

Sistema de Transporte Rápido enfrenta problemas

Não bastassem os terminais do BRT estarem (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 02/04/2014 às 11:09Atualizado em 19/12/2022 às 08:22
Compartilhar

A novela do BRT

Não bastassem os terminais do BRT estarem ficando verdadeiras geringonças de tão feias, o sistema de transporte rápido enfrenta um problema atrás do outro. O novo capítulo dessa novela dramática são as estações tubulares, doadas pela MRV ao município, como contrapartida. Pois bem. Segundo consta, a empresa curitibana contratada pela MRV para instalar 10 estações em Uberaba teria recebido integralmente o preço, há quase dois anos, mas até hoje não terminou o serviço. E, de acordo com informações extraoficiais, a responsabilidade pela entrega das estações ao município é da MRV.

 

Para “presente”

A tal empresa curitibana “embrulhou” a administração Anderson Adauto e não terminou o serviço no prazo inicialmente contratado. Agora está levando a administração Paulo Piau na conversa também. Para se ter uma ideia, essas estações tubulares colocadas nos canteiros centrais da Leopoldino de Oliveira já deveriam estar prontas desde 15 de março, prazo que foi acertado como definitivo, depois de ter sido prorrogado anteriormente por inúmeras vezes. Mas a empresa “sumiu”, não deu satisfação, e deixou Uberaba na mão. Para discutir as providências que serão tomadas para resolver esse assunto, o prefeito Paulo Piau pediu uma reunião de emergência hoje, pela manhã. Provavelmente esse assunto vai desaguar no Judiciário. Só se espera que não atrase ainda mais a entrada em funcionamento do BRT...

 

Aos montes

Em que pese todo o esforço do secretário Fahim Sawan em tentar melhorar a prestação de serviço na saúde pública em Uberaba, parece que quanto mais ele rema, mais tem para remar. Nas UPAs, a insatisfação anda generalizada. São queixas entreouvidas dos profissionais lotados ali e reclamações ruidosas de mau atendimento aos pacientes, que precisam ser ouvidas e resolvidas. Nem se fala em pacientes internados por dias nas UPAs, porque esse é realmente um problema que não depende apenas do município. Mas, outras questões mais simples precisam ser revistas. Por exempl a troca de gerentes de unidades básicas não foi totalmente bem recebida e em várias delas os sucessores não estão agradando, seja pela falta de compromisso com o serviço, seja pela falta de “prática”. O certo é que os problemas na saúde estão se multiplicando, dos miúdos aos graúdos. Sinal amarelo já acendeu!

Desafio

Entra ano, sai ano, e os proprietários de imóveis com no máximo 50 metros quadrados são obrigados a ir à Prefeitura de Uberaba pedir isenção do IPTU. Está na hora de organizar esse cadastro imobiliário, hein, pessoal!

 

Dia D

A propósito do IPTU, prepare seu bolso para a facada no dia 10 de abril. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento do imposto.

No ventilador

“Sumido do mapa” desde a publicação da sua exoneração do cargo, ex-coordenador da UPA São Benedito reapareceu ontem para depor perante a comissão que apura as denúncias de fraude nos plantões da área de Saúde. Segundo consta, ele não só teria confessado, como também dado os nomes de outros tantos servidores (graúdos, inclusive) envolvidos no esquema fraudulento. O ex-coordenador teria dito que não foi o primeiro, nem o único a fraudar os plantões. Pelo visto, o rombo foi maior do que se imagina...

 

Respostas

Mais do que antes, a Polícia Federal e o Ministério Público agora têm obrigação de dar uma satisfação à comunidade sobre a roubalheira do dinheiro do SUS mediante fraude de plantões nas UPAS. Prefeito Paulo Piau encaminhou denúncia para PF e MP em novembro do ano passado e agora está concluindo o procedimento investigativo interno na Prefeitura. Esse relatório certamente será entregue ao Judiciário. Esperamos por providências rápidas e punição exemplar. Afinal, quem surrupia dinheiro do SUS não merece ficar impune. É dinheiro da saúde, dinheiro “roubado” de quem não tem a quem recorrer senão ao serviço público. Isso é um crime que não pode ficar por isso.

Ampliação a caminho

Prefeito Paulo Piau e o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Junior, estiveram ontem em Brasília tentando conseguir recursos para ampliação do Hospital de Clínicas. A superlotação do HC precisa ter solução. Não pode continuar assim. E, por outro lado, não é crível que as UPAs continuem mantendo pacientes internados por vários dias, alguns até intubados, enquanto aguardam leitos em hospitais conveniados ao SUS, especialmente no Hospital de Clínicas. Piau está confiante e acredita que a situação está bem encaminhada.

Centro esportivo

Na pauta do prefeito em Brasília estiveram também as tratativas para viabilização do Centro Esportivo da UFTM, na Univerdecidade. O projeto executivo está pronto, à espera dos recursos, que poderão ser incluídos no Orçamento de 2015. São investimentos da ordem de R$30 milhões.

Incógnita

Continua indefinido o nome do futuro secretário municipal de Meio Ambiente.

Début

Campanha promocional do aniversário de 15 anos do Shopping Uberaba será apresentada amanhã, às 8h, pela gerente de marketing Lucy Jardim. Posso adiantar que a promoção será sensacional e o valor da compra mínima para trocar por cupom será de R$300, cem reais a menos do que o valor da promoção de Natal. O sorteio será realizado no dia 17 de junho.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por