ALTERNATIVA

Situações que levam à impunidade

Com essa história de que a pessoa não é obrigada a produzir provas contra si, ...

Lídia Prata
Publicado em 20/10/2011 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 21:46
Compartilhar

Maria Cândida Sampaio - redatora interina

Nova tecnologia

Alunos do curso de Sistemas de Informação da Fazu não perdem tempo e já estão estudando a fundo as novas tecnologias do mercado. O tablet Androide 2.3, recém-adquirido, já está na sala de aula para colocar em prática projetos nas áreas de Androide, Automação com Androide e Arruíno, Redes Sociais e Tablita, sob a supervisão do professor Gill Mairon Duarte.

Concurso de Redação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba realiza o II Concurso de Redação SSPMU com o tema “Doação de Sangue: Compromisso Social – Na Visão do Servidor Público Municipal de Uberaba”. A promoção tem apoio da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – responsável pelo julgamento e escolha dos textos vencedores. O tema nasceu da parceria com o Hemocentro Regional Uberaba/Fundação Hemominas. Convênio assinado entre SSPMU e Hemocentro prevê o incentivo dos servidores municipais à doação de sangue e de medula óssea. Edital com os detalhes do concurso será lançado no plenário da Câmara Municipal no dia 27 de outubro, às 16h.

Centro de capacitação Girolando

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando - com sede em Uberaba -, José Donato Dias Filho, foi a Brasília para um café da manhã, ontem, para pedir, de novo, apoio aos parlamentares para a construção do Centro de Capacitação da Girolando. O deputado federal Paulo Piau, que tomou café também, disse para a entidade contar com o seu apoio. Mas fato é que esse empreendimento de grande importância para o agronegócio brasileiro, que será instalado na Univerdecidade, ainda não conseguiu o dinheiro para sair do papel. O Centro, cuja construção é avaliada em R$10 milhões, é voltado para a disseminação do conhecimento tecnocientífico nacional através de pesquisa e capacitação do produtor rural.

Dificuldade de locomoção

Defensor ferrenho dos direitos das pessoas com deficiência, blogueiro Israel Garcez encaminhou e-mail para todo mundo sobre vários problemas de acessibilidade que detecta rodando pela cidade. Como cadeirante, ele conhece bem a realidade daqueles que com dificuldade de locomoção não conseguem andar tranquilamente por Uberaba. Chama a atenção da situação da praça Rui Barbosa, mas também podemos citar as calçadas de vários pontos do centro da cidade, sem falar nos bairros. Mesmo os novos não têm sido construídos com a devida acessibilidade. Basta a Prefeitura cumprir o que determina a lei.

Impossível

Mas o problema fica grave mesmo em algumas ruas, como a Governador Valadares. Uma via que tem passeios estreitíssimos, com entradas de garagem desniveladas, meios-fios malfeitos, buracos nas calçadas, etc. Agora, com as obras do Água Viva na Leopoldino de Oliveira, passou a ser via de circulação de ônibus. Impossível para um cadeirante embarcar ou desembarcar de coletivo no local. Já os pobres dos idosos que residem ou circulam na rua simplesmente não conseguem exercer seu direito sagrado de ir e vir. E olha que são muitos, já que naquela região existe uma grande concentração de pessoas com mais de 60 anos que moram ou trabalham. Com estacionamento de um lado da rua liberado, não dá nem para parar veículo para que idosos e crianças saltem com segurança. Atravessar a rua ficou impraticável. Providências precisam ser tomadas imediatamente, antes que aconteça algum acidente grave.

Produzir provas...

No Brasil existem situações que levam à impunidade. Com essa história de que a pessoa não é obrigada a produzir provas contra si, muito “bebum” se safa do teste do bafômetro. Muitos membros do Ministério Público, no entanto, vêm se posicionando no sentido de processar esses “espertinhos” sob a alegação da embriaguez presumida. Faz sentido, se o sujeito não bebeu, não vai mesmo produzir qualquer prova contra si. Se bebeu, deve arcar com as consequências. Creio que o caminho é esse, já que as vítimas desse povo são os pedestres, pessoas que estão em pontos de ônibus, crianças, idosos, jovens, pais e mães de família, outros motoristas, eu, você.

Tempo quente

O tempo deve esquentar hoje durante a apresentação do projeto de revitalização do centro pela Prefeitura aos comerciantes às 18h30. Muitos não escondem a insatisfação, por exemplo, com a transformação da rua Artur Machado em calçadão até a concha acústica. Dizem que se o movimento está fraco com o cliente podendo estacionar em frente ou próximo à loja, imagine quando não puder. Comerciantes tradicionais estão temerosos que o negócio da família em gerações tenha de ser fechado. Além disso, o projeto tem programação de ser implantado em três anos, começando em 2012 – ano eleitoral – e ficando para o próximo prefeito terminar até 2014. A reunião acontece na sede da Aciu, localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433, e conta com a participação dos associados também da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), sendo aberta ao público.

Leilão

Será hoje o leilão de veículos e outros produtos da Prefeitura, a partir de 9h30, no Centro Administrativo. São mais de 100 veículos no remate, tanto leves quanto pesados, além de cinco motos. Também haverá um lote de sucatas e um lote de materiais de informática/eletrônico inservíveis. A licitação será pelo maior lance ou oferta. Os interessados devem acordar com a documentação em mãos, como habilitação, para ser entregue no Departamento Central de Aquisições e Suprimentos, da Secretaria Municipal de Administração, no Centro Administrativo. Além disso, precisam preencher formulário de comparecimento no local onde estão os lotes, cópia autenticada dos documentos (CPF e RG), ou da CNH, e caso seja pessoa jurídica, o CNPJ deve ser anexado junto aos documentos. Se não tiver, é melhor nem ir até lá.

No Conexão JM de hoje, Márcio Gennari entrevista o empresário e presidente da Comissão Provisória do PSDC, Hermany Andrade Júnior/// Ele vai falar sobre articulações políticas para 2012/// Já no Linha Aberta, Renato Lima recebe o delegado da Receita Federal Uarlen Pereira da Silva/// Entre os assuntos em pauta: sonegação de impostos///

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por