Sobre idas e vindas
Sucessores do médico Ézio de Martino foram surpreendidos pela nota que abriu a coluna, na edição desta quarta-feira, criticando a negativa do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba para demolição do emblemático palacete da família, na praça Santa Terezinha. Aí veio o problema: os herdeiros têm autorização anteriormente concedida para a demolição do imóvel, e que ainda está válida. Ou seja, antes de expirar o prazo e sem qualquer provocação da família, o Conselho julgou novamente o caso, desta vez proibindo a demolição. Os De Martino procuraram a conselheira Cida Manzan, que constatou o erro, prometendo reverter o julgamento mais recente, de modo a prevalecer o anterior.
Posição do Conphau
Em correspondência enviada ontem à coluna, o presidente do Conphau, Marcos Bilharinho, esclarece que “como se sabe, compete ao Poder Público promover a proteção do patrimônio cultural e artístico. Sendo assim, o objetivo dos órgãos públicos afetos a esta área é o de proteger e preservar esses bens, sejam de natureza material ou imaterial. Nos limites das leis o Conphau vem buscando incessantemente promover essa conservação e, ao mesmo, tempo proporcionar a viabilidade econômica da propriedade. Em razão disso, ou seja, para fugirmos da dicotomia a) preservação completa, que ignora ou despreza a exploração econômica; b) ou nada conservar; os proprietários, sob sugestão do Conphau ou por sua própria iniciativa, têm apresentado projetos onde se consegue conjugar preservação total ou parcial do bem. Quanto ao imóvel em que se preservou apenas a fachada, foi a forma encontrada de se conciliar sua utilização econômica com a sua parcial conservação”.
Radicalizando no trânsito
Prepare uma dose extra de paciência e redobre a atenção ao volante a partir deste domingo. As principais e mais impactantes inversões de mão de direção serão implantadas justamente no dia 23. Ainda não me convenci da necessidade e eficácia de mudar a mão das ruas São Sebastião e Manoel Borges. Continuo achando temerário colocar vans escolares e mães-motoristas subindo a ladeira da São Sebastião, principalmente em dias de chuva, para embarque e desembarque de alunos no Colégio Marista. Pior que isso é o tal “X” para mudança de pista, ali em frente do colégio, a ser utilizado pelo motorista que for prosseguir a trajetória pela Alexandre Barbosa. Mas, para não ser do "contra" antes de experimentar as mudanças, vamos fazer como São Tomé...
Agora vai – Depois que o JM botou a boca no trombone na edição de ontem, o prefeito Paulo Piau garante que as duas travessias de pedestres que faltam na avenida Dr. Fidélis Reis estarão prontinhas até a próxima terça-feira, sem falta. Uma será construída nas imediações da funerária Irmãos Pagliaro e outra, em frente do camelódromo. Amém!
Erro – Mais um: lembra da crítica publicada nesta coluna sobre o edital de licitação publicado no Porta-Voz para aluguel de dois caminhões, orçado em R$1 milhão 250 mil por um ano? Ontem veio a justificativa da PMU: o edital resumido que foi publicado no jornal oficial do município está errado. O certo são 12 caminhões, com motorista, combustível incluídos. O edital correto foi divulgado no Portal da Transparência.
Andar como?
Tão ou mais urgente do que inverter de direção das ruas é sincronizar logo os semáforos no centro da cidade. A situação é caótica para o motorista, que para de esquina em esquina, enquanto as filas de veículos vão crescendo. Na recém-alterada rua Artur Machado, por exemplo, há um semáforo (novo) muito demorado na esquina da avenida Odilon Fernandes. Um pouco mais adiante, outro sinal preguiçoso na esquina com a Presidente Vargas. Se o motorista subir a ladeira rumo à praça do Grupo Brasil, nova dose de paciência para esperar o sinal verde na esquina da Segismundo Mendes. E, depois de andar mais 150 metros, aproximadamente, outra parada provocada pelo sinal fechado no quarteirão seguinte. Quem aguenta???
Feito gente
Embora a competência para legislar sobre o assunto seja do Congresso Nacional, é válida a proposta da vereadora Denise Max, que defende a concessão de descontos no Imposto de Renda com os gastos feitos pelos proprietários de bichinhos de estimação. Nesse sentido, Denise encaminhou um requerimento ao presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, deputado Mário Feitoza, no qual pede a realização de estudos para a apresentação de um projeto de lei, propondo o abatimento das despesas com veterinário e exames em animais de estimação na declaração do Imposto de Renda de seus proprietários. Vale ressaltar que hoje em dia tratar um cão ou gato em casa custa uma fortuna. Quando os bichinhos adoecem, lá se vai um dinheirão com consultas, exames, remédios. E, para seus donos, esses bichos são como gente...
Supersimples na OAB
Mesa-redonda na OAB/Uberaba abordará os vários aspectos do novo Supersimples. Os advogados João Henrique Rodrigues Almeida e Paulo Emílio Derenusson e o contador Jânio Pontes estão encarregados de esclarecer as questões jurídicas e contábeis para a opção pelo regime simplificado, que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em agosto deste ano e incluiu a participação de novas categorias de profissionais liberais, entre elas os advogados. O evento acontece no próximo dia 27, às 19h, no Salão Nobre da OAB e é aberta a todos os interessados.
Fot Marise Romano
Jovens, bonitos e arrojados. Assim são os empresários Bruno Brandão e Christiane Daher. Eles acabam de inaugurar mais uma loja Colchões Ortobom em Uberaba. Desta vez, na rotatória da avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao Uberabão. Sucesso nesse novo ponto!