“Se você quer saber se eu sou candidato a deputado, sou sim”. Afirmação é do delegado Heli Grilo. Antes do carnaval ele esteve com o senador Cleitinho, candidatíssimo ao governo de Minas, que o incentivou a disputar as eleições para a Assembleia Legislativa. Os dois foram deputados estaduais na mesma legislatura. Cleitinho avançou, e hoje tem cadeira no Senado. E, segundo o ex-deputado, Cleitinho teria lhe dito que o grande erro de Uberaba foi não ter dado um segundo mandato a ele.
ASSÉDIO
Grilo conta que bastou anunciar intenção de disputar as eleições em 2026 para começar o assédio de outros partidos e de pretensos candidatos a deputado federal. Foram dois, até agora, querendo dobrar com ele.
E O ISMAR?
Ou Grilo, ou Ismar. Pelo menos é o que o presidente da Câmara disse em diversas ocasiões sobre as eleições do ano que vem. Com a definição de Grilo, certamente o sobrinho estará fora da disputa para deputado estadual. “Espero contar com o apoio do Presidente da Câmara” – diz Grilo. Aliás, ele adianta que vai buscar apoio de outros vereadores também.
VOTOS FORA
“Claro que precisa buscar votos fora. E se não tiver votos fora, o candidato não se elege de jeito nenhum”. Grilo reforçando que está trabalhando para conseguir pelo menos 20 mil votos em outros municípios. Em Perdizes, por exemplo, que é sua terra natal, Grilo acredita que terá 4.000 votos. Em Santa Juliana, Araxá, Sacramento, outros mil votos em cada. E por aí vai. Ele conta, também, que já está trabalhando a região com foco em 2026.
LONGA ESPERA
Antes do carnaval, o ex-deputado Narcio Rodrigues esteve em Uberaba para organizar o comitê encarregado de viabilizar recursos para a construção do novo Hospital Helio Angotti, em área na Univerdecidade. Mas não ficou só nisso. Narcio está confiante que deve sair a qualquer momento o resultado do julgamento da ação criminal que o levou à prisão há quase 10 anos. A celeuma começou em 2015, quando a CGE — Controladoria Geral do Estado — divulgou um Relatório levantando várias suspeitas de irregularidades na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, durante a gestão de Narcio como secretário. Esse relatório teve duas destinações: uma cópia foi entregue ao Ministério Público, sem nenhuma investigação conclusiva. Baseado nesse relatório, o MPMG apresentou uma denúncia, enquadrando Narcio como chefe de uma organização criminosa.
INOCÊNCIA
Na outra vertente, o relatório da Controladoria foi convertido em Processo Administrativo Disciplinar, dois anos depois, e concluído em 2022. Aí vem o detalhe: o PAD absolveu os envolvidos, que eram servidores da Secretaria comandada por Narcio. Ele próprio, por não ser servidor do Estado, não respondeu ao processo administrativo, obviamente. “Com isso, de chefe de uma Organização Criminosa eu passei a “chefe de uma quadrilha de pessoas inocentes” – ressalta Narcio. “Há dois anos esse documento foi enviado à Justiça, reconhecendo que não tivemos nenhuma culpa, e, com isso, estamos esperando, confiantes, a manifestação da Justiça, em um processo que caminha para completar dez anos em 2026” – diz.
ARMAÇÃO
Narcio não tem dúvida de que tudo foi fruto de revanchismo político. Na época, ele era um dos principais expoentes do PSDB mineiro e se tornou alvo para o confronto do governo petista com os tucanos. “Por trás disso tudo está uma armação feita pelo Governador Pimentel para dar troco ao PSDB, que havia nomeado Anastasia relator do impeachment da Dilma Roussef” – acredita o ex-secretário, que hoje nem está mais no partido.
NA PAZ
A julgar pelo número de ocorrências da Guarda Civil Municipal, o carnaval deste ano foi um dos mais tranquilos de todos os tempos. De acordo com o comandante Santos, houve apenas um caso de furto de celular na região do Mercado Municipal, mas a GCM prendou o ladrão logo depois. Na Praça da Mogiana, onde teve maior concentração de pessoas, a Guarda interveio numa briga, contida de imediato pelos agentes. Nada de relevante, como lamentavelmente ocorreu na vizinha Campo Florido, com o registro de um homicídio.
SUFOCO
Uberaba vive um momento de superlotação nos hospitais, tanto públicos, quanto particulares, por conta da dengue. Alguns casos mais graves de outros problemas de saúde, como AVC, trombose e similares, estão sendo encaminhados pelos convênios para hospitalização em Uberlândia, por falta de vagas em Uberaba. Nesta quarta-feira, no programa O Pingo do Jota, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, vai falar sobre a situação da dengue atualmente e as medidas adotadas.
LOTADO
Carnaval com muitos foliões abatidos pela dengue, e reclamações de demora no atendimento nas unidades de pronto atendimento. Na realidade, pacientes com pulseiras azuis (menor gravidade) estão sendo direcionados para o serviço de tele-medicina na UPA São Benedito, justamente para agilizar o atendimento. Dentro de duas semanas esse mesmo serviço deve passar a ser oferecido na UPA Mirante.
NÚMEROS
Por falar em números, Hospital Regional ainda não abriu os 26 leitos que poderá reforçar o atendimento a pacientes com dengue. Mas já revela números expressivos de 2024. Só os atendimentos somaram 85.104 ao longo do ano. No pronto atendimento pediátrico foram 37.334, contra 8.429 no pronto atendimento adulto do HR. Já em matéria de internações, foram 5.745 pacientes adultos, contra 637 pediátricas. No ano passado, o Hospital Regional realizou ainda 2.067 cirurgias, e realizou 30.892 consultas.
BREU TOTAL
Centro da cidade ficou às escuras no sábado e em boa parte do domingo. Verdadeiro absurdo! Prédios de apartamento daquela região, incluindo a rua Satyro Oliveira, não puderam usar elevador, enquanto lojas fecharam as portas. Como atender à clientela no escuro? Emitir documento fiscal de que jeito? Um prejuízo enorme para os comerciantes que têm no sábado o melhor dia de movimento e vendas...
O PRÓXIMO
Depois de Gleisi Hoffman, o Presidente Lula estuda nomear Guilherme Boulos para ministro da Secretaria Geral da Presidência. É o que diz a Folha de São Paulo. Para quem não se lembra, Boulos já foi presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e atualmente exerce mandato de deputado federal pelo PSOL.
NOVO ESPAÇO
Belíssima apresentação da Esquadrilha da Fumaça no domingo, comemorando os 205 anos de Uberaba. Porém, muita gente assistiu apenas algumas partes, tendo ficado presa no engarrafamento de carros ao longo da avenida Randolfo Borges. Numa próxima oportunidade, talvez seja interessante estudar um local descampado, sem tanta vegetação, como no caso da Univerdecidade.
TUDO FECHADO
Acredite, se quiser: quem visitou Uberaba durante o carnaval não conseguiu visitar o Museu de Peirópolis, nem o Memorial Chico Xavier, nem a igrejinha Santa Rita (onde funciona o Museu de Arte Sacra)... Como assim? Para ser uma cidade turística de fato, Uberaba precisa se estruturar adequadamente. Não dá para fechar os pontos de visitação durante feriados e finais de semana. Não dá funcionar só em horário comercial, de segunda a sexta. Francamente.
OLHA O MATO!!
Já quem esteve no Cemitério das Candongas durante o carnaval ficou horrorizado com a altura do mato e o descaso com a manutenção do campo santo. Os caminhos entre as quadras estavam puro barro (fotos abaixo), dificultando o acesso dos populares aos túmulos. Socorro!
(Foto/Divulgação)