Gato preto rondou durante toda a sexta-feira a janela do gabinete do prefeito Anderson Adauto, no Centro Administrativo. Para quem acredita, gato preto é sinal de mau agouro. Ontem, no entanto, após dias longe de Uberaba, o que para muitos foi um sinal de fragilidade, Anderson Adauto recebeu as devidas notificações da Justiça local, em clima de aparente tranquilidade. AA, que ao assumir o mandato disse que seria o servidor número um, alegou que tinha férias a tirar e resolveu descansar. Mas não há como negar que este recesso não estava em seus planos, tanto que para isto teve que cancelar agendas de última hora, entre elas a audiência que teria com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Rezende.
Absurdo
Rapaz homossexual que foi vítima de agressão física em Uberaba por parte do namorado fez o que deveria ter feito. Procurou a polícia. Não sabia que passaria por um drama ainda maior. Discreto quanto à sua opção sexual, acabou tendo seu nome veiculado em programas de duas rádios diferentes. Amigos da família ouviram a notícia em um dos veículos e, para completar, a mãe, o pai (ambos evangélicos) e a vítima estavam todos em casa, com o rádio ligado, quando outra emissora deu a notícia. Não entendo por que a polícia divulgou tal ocorrência nem porque os radialistas deram publicidade. Não se tratava de uma informação de interesse social, mas pessoal. Notícia, pelo que aprendi, tem que ter interesse coletivo. E mais, se noticiaram – um deles em tom jocoso –, poderiam ter se limitado às iniciais. O rapaz acena com a vontade de acionar a Justiça.
Absurdo - 2
Realmente é de se questionar o que faz um ser humano, além da curiosidade costumeira, de se aglutinar em locais de tragédia e se acotovelar para ver a vítima, ainda usar celulares para fotografar, como foi o assassinato de comerciante semana passada. Muitas das imagens são "jogadas" na internet, como foi o caso da estudante de medicina Virlanea. Pra quê? Além de um desrespeito sem precedentes às famílias, banalizam a cada dia ferramentas que foram criadas para facilitar a vida da sociedade. Há que se disciplinar, em lei, o uso destes meios... E urgente.
Absurdo - 3
Fantástica a idéia do comandante militar na região, coronel Aquino, de discutir a violência, de colocar a sociedade para levantar estratégias para se conquistar a paz. Mas daí – embora tenhamos que admitir que há sensacionalismos de alguns – culpar 100% a imprensa já é demais. E foi justamente isto o que demonstrou no Seminário Sul-americano (penso que o termo deveria ter sido regional) pela Paz, na semana passada. Não duvido que os índices de violência caíram, reconheço que militares voltaram para as ruas (e já dissemos isto aqui), aplaudo a empolgação do novo comandante regional, mas há que se ter cuidado para não empolgar demais e cair no ridículo. Imagina ouvir do comandante da PM, numa região tão importante como Uberaba, que quem ama a sua polícia não se sente inseguro. Ouvir do chefe da corporação que todo mundo deve ter um amigo PM e o seu número de celular na agenda. É lúdico demais.
Absurdo - 4
Tão absurdo quanto é o comportamento de alguns que acionam organismos de defesa social por balelas, quando não trotes. Um bom exemplo é a Patrulha do Silêncio. Em 2008, das 2.413, quase 300 eram improcedentes. Por lá, casos hilários como de um "cidadão" que queria porque queria que a Patrulha fizesse calar um galo que cantava às 6h30 da manhã; e de um morador de prédio que reclamava de casal barulhento de vizinhos, alegando que a cama do apartamento ao lado batia na sua parede, impedindo-o de dormir.
Gesto
Além da autorização para retirada de órgãos para doação, depois de confirmada a morte cerebral do cabo Max, a família do militar morto durante disparo acidental em operação policial demonstrou outro gesto de grandeza. Consta que a mãe e a viúva de Max visitaram após o sepultamento o cabo Sérgio Santana, amigo da vítima, PM de conduta irrepreensível e que enfrenta um drama psicológico sem precedentes após a morte do companheiro.
Aparecido
O presidente da Emater, José Silva, nunca apareceu tanto. Até garoto propaganda de evento do agronegócio ele virou. Tudo para firmar imagem, de olho nas próximas eleições. Silva é candidatíssimo apoiado por Narcio Rodrigues, que pretende alçar vôos maiores. Aliás, Narcio passou o fim de semana em Uberaba.
Acidente
O deputado Paulo Piau e a mulher Heloísa passaram maus momentos no sábado. O carro em que viajavam rumo a Goiânia, onde, segundo informações o casal participaria do velório de um parente, acabou acidentado nas imediações de Itumbiara. Piau e Heloísa fizeram vários exames e estão bem. Susto também passou o ex-presidente da ABCZ, Orestinho Prata. Ele foi submetido a cirurgia cardíaca neste fim de semana em São Paulo.
Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com