ALTERNATIVA

Suposta privatização do Codau

O presidente Luiz Guaritá Neto descarta veementemente essa possibilidade

Lídia Prata
Publicado em 13/02/2013 às 10:17Atualizado em 19/12/2022 às 14:44
Compartilhar

De olho na planta de amônia

Depois de ler as declarações do prefeito Paulo Piau sobre a confirmação do atraso no cronograma da planta de amônia de Uberaba, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, acionou a coluna com renovada preocupação. “Fiquei mais preocupado ainda, pois não se cura dengue se não for diagnosticada dengue”, disse, comparando os casos. Segundo ele, “o investimento na planta de amônia de Uberaba representa menos de 1% dos investimentos da Petrobras para o período 2012/2020. Não significa que não seja importante. O diagnóstico é para viabilidade do projeto e para tal temos que encontrar o remédio técnico”, adverte Assis.

Apoio político

Carlos Assis está convencido de que “o apoio político é de grande importância, mas o que a equipe da Petrobras hoje se esforça é para encontrar uma saída técnica para a viabilidade do projeto de Uberaba. E não tenho dúvida que ela galopa em dificuldades”. Tendo participado de toda a negociação envolvendo a planta de amônia, Carlos Assis lembra que “no passado foi o mesmo impasse. A Petrobras dizia que Uberaba não tinha gás e, portanto, não teria amônia-ureia. José Alencar fez o gás acontecer e, mesmo assim, perdemos a ureia, cuja ausência hoje representa o verdadeiro impasse do projeto amônia. Vamos continuar importando ureia e não tendo mercado para a amônia ser produzida em Uberaba. Das 1.500 toneladas/dia restou um mercado de no máximo 1.000t/dia, mantida a desistência da Vale/Patrocínio”. Arrematando, ele é categóric “Temos que participar das decisões com competência técnica! O interesse é nosso”.

Privatização do Codau

A suposta privatização do Codau tem dado o que falar. Mas o presidente Luiz Guaritá Neto descarta veementemente essa possibilidade. “Nunca houve essa intenção. Sou contra a privatização. O Codau é uma empresa bem estruturada e rentável. Não precisa disso.” Segundo Luiz Neto, por enquanto o Codau só vai dar andamento ao que estava planejado, como captação de água no Rio Claro, novas adutoras, etc. “A minha maior preocupação é colocar água nas torneiras de todas as casas, o ano inteiro. Dentro de dois ou três anos acho que será necessário rever o encanamento, para evitar tantos vazamentos de água nas ruas. Mas isso é para futuro.”

Atraso

Cemeis do Parque dos Girassóis e do Jardim Copacabana entram em operação no dia 14 de fevereiro. São os únicos nos quais as aulas começarão com atraso. Segundo a Secretaria de Educação, as duas obras foram inauguradas no governo passado, mas não davam condições para o recebimento das crianças de 0 a 5 anos. 

 

A caminho

Kits escolares serão entregues aos alunos da rede municipal nos próximos dias, conforme garantia da secretária Silvana Elias.

Mudanças no time

Pessoal das áreas de saúde e educação, cujo contrato foi renovado pela atual administração, pode ficar com a pulga atrás da orelha. Nos próximos dias vão começar as substituições. Na verdade, Piau manteve muita gente onde estava para evitar prejuízos à população e até problemas com o funcionamento da máquina administrativa. Os correligionários nem entenderam bem essa situação e reclamaram que o prefeito estava prestigiando “inimigos”, etc. A partir de agora, deverá prevalecer a máxima “quem ganha junto, governa junto”, embora o prefeito tenha repetido várias vezes que a competência também pesa (e muito) nas suas escolhas.

Empresa individual

Procurador do Município e autor intelectual do projeto que criou a lei da empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), o advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso vai proferir palestra sobre o assunto no Rio de Janeiro, no dia 6 de março, a convite

da Escola de Magistratura.

Agenda

Será no dia 15 de março a posse festiva da diretoria da CDL/Uberaba, capitaneada pelo bem-sucedido empresário Miguel Faria.

Silêncio!

Moradores das ruas Bahia e Mato Grosso já não sabem a quem recorrer em busca de socorro. Queixam-se dos grupos de capoeira que usam a rua para apresentações ao som de batuque infernal. Já reclamaram para a Guarda Municipal, sem sucesso, porque a GM alega que a medição do barulho estava dentro dos níveis suportáveis. “Limite pode ser tolerável para quem não convive com barulho todos os dias da semana, com gente gritando, enchendo a cara e usando aparelhos de som em alto volume”, queixam-se, pedindo ajuda para que o sossego volte ao local.

Interino

Entre lideranças do Sindicato da Indústria da Construção Civil começa a haver um certo consenso de que é melhor o prefeito Paulo Piau efetivar o interino José Donizete de Melo na Secretaria Municipal de Infraestrutura. Todos os nomes sugeridos pelo Sinduscon para o cargo ao prefeito não emplacaram. O tempo passa e o assunto continua em “banho-maria”...

Do avesso

Como é que pode? No feriadão de carnaval, Museu, Casa do Turista e Centro de Paleontologia de Peirópolis ficaram de portas fechadas, justo na época mais propícia à visitação dos turistas...

Já era

A julgar pelo resultado do carnaval improvisado pela Fundação Cultural em 2013, arrisco a dizer que as escolas de samba de Uberaba vão ter de gastar muita saliva para reconquistar espaço no carnaval do ano que vem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por