ALTERNATIVA

Surpresa:no DOU Ana Lúcia designada como reitora da UFTM

Lídia Prata
Publicado em 24/08/2018 às 19:40Atualizado em 17/12/2022 às 12:50
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Esquina da rua Manoel Borges com avenida Santos Dumont ficou movimentada, na noite passada, com a inauguração do comitê de campanha do delegado Heli Andrade (PSL) a deputado estadual. Apoiadores em peso compareceram para prestigiar o candidato

Reviravolta na UFTM

Comunidade acadêmica foi pega de surpresa pela Portaria do MEC publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, designando a professora Ana Lúcia de Assis Simões para exercer o cargo de reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O mandato da professora Ana Lúcia encerrou-se em 20 de agosto e todos aguardavam a nomeação do vencedor das conturbadas eleições na universidade. No entanto, o MEC alegou irregularidades na composição da lista tríplice e nomeou Ana Lúcia para voltar ao cargo, em caráter temporário.

De volta ao passado

Se prevalecer a decisão liminar do juiz Lúcio Brito, da 1ª Vara Cível de Uberaba, os vereadores voltarão a receber salários iguais aos de janeiro de 2014, a partir do mês que vem. Sentença na ação civil pública movida pelo MP também proíbe a Câmara de conceder qualquer aumento, reajuste ou acréscimo nos subsídios dos vereadores. Se não bastasse, o magistrado decretou a indisponibilidade de bens de 13 políticos, entre vereadores e ex-vereadores da legislatura passada. Cabe recurso.

Maus lençóis

A decisão que condenou os vereadores à indisponibilidade de bens também determina que sejam devolvidos os valores recebidos indevidamente, correspondentes a mais de R$700 mil. A motivação da ação foi a iniciativa dos vereadores da legislatura passada em corrigir seus subsídios em mais de 22%, valendo para o próprio exercício, desrespeitando a lei que determina a fixação dos reajustes no ano anterior para valer para o ano seguinte. Na época, o JM denunciou o fato reiteradas vezes, mas só agora a liminar foi concedida.

Marcação cerrada

Diligente promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Monique Mosca Gonçalves já requisitou informações ao município sobre empreendimento imobiliário a ser erguido na Chácara Eva Reis, que recentemente recebeu polêmico aval do não menos polêmico Comphau. A representante do MP quer saber se haverá derrubada de árvores e comprometimento da mata nativa ali existente para dar lugar a espigões de concreto.

Ah, insensatez!

Faltou bom senso ao presidenciável Jair Bolsonaro ontem, em Rio Preto, quando prometeu condecorar cidadãos e policiais que reagirem a assaltos. Foi além: disse que vai garantir retaguarda jurídica para aqueles que reagirem, de modo que não sejam processados. Cá pra nós: essa promessa é uma verdadeira sandice! A reação de cidadãos é desaconselhável sob todos os aspectos por questões de segurança.

Vez das mulheres

Ao contrário do que foi cogitado, o candidato Adalclever Lopes (MDB) anunciou oficialmente o nome de Adriana Buzelin (PV) como vice em sua chapa na disputa pelo governo de Minas. Na véspera, o nome mais cotado para formar a dobradinha era o de Angela Mairink, do PRB, que segue firme na disputa a deputada federal. Adriana Buzelin é totalmente desconhecida no interior, mas tem militância na área social em Belo Horizonte, em defesa dos animais e de portadores de deficiência.

Anastasia aqui

Por falar em candidatos ao governo de Minas, o tucano Antonio Anastasia estará em Uberaba no dia 30 para participar do Diálogo Político, promovido pelo Grupo JM em parceria com a Fiemg, e aproveitará a data para prestigiar a inauguração do Comitê de Uberaba da Coligação Reconstruir Minas, localizado na avenida Santa Beatriz, 1.880. Evento está agendado para as 16h30. Anastasia virá acompanhado do vice, Marcos Montes.

Confirmados

Além dos candidatos Anastasia, Mares Guia, Claudiney, Dirlene e Romeu Zema, o Diálogo Político do dia 30 contará com a presença de prefeitos da região, entre os quais Rui Ramos, de Pirajuba, e Renato Soares, de Campo Florido, já confirmados. Os prefeitos pretendem entregar um documento a todos os candidatos, em Uberaba, contendo reivindicações para a região.

Fio de esperança

Nem tudo está perdido nesse país. Números do Caged divulgados nessa semana revelam que o emprego formal no Brasil registrou crescimento no mês de julho, com a abertura de 47.319 novos postos de trabalho, uma variação positiva pequena, de 0,12%, mas positiva em relação ao mês anterior. Em todo o país foram admitidos com carteira assinada um milhão 219 mil 187 trabalhadores, contra um milhão 171 mil 868 pessoas que perderam o emprego.

Tapa-buracos

Avenida Leopoldino de Oliveira vai passar novamente pela operação tapa-buracos, entre o terminal do BRT na Univerdecidade até o terminal Leste, no conjunto Manoel Mendes. Já não era sem tempo, pois as pistas exclusivas de ônibus estão em péssimo estado, causando um sacolejar constante dos usuários no trajeto de ida e volta. O problema é que o tapa-buraco, ali, é paliativo. Obra de correção definitiva do projeto original custa caríssimo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por