ALTERNATIVA

Suspensão das cirurgias eletivas pode passar de dez dias

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 16/04/2024 às 20:41Atualizado em 17/04/2024 às 22:03
Compartilhar

Só a Secretaria Municipal de Saúde para dizer se os 10 dias de suspensão das cirurgias eletivas serão suficientes para normalizar a hospitalização de pacientes que aguardam leitos nas UPAs e nas unidades de saúde das cidades vizinhas. Esse é o quadro desenhado pelo médico Raelson Batista, em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira. Segundo ele, a situação é bastante séria, uma vez que havia mais de 100 pacientes SUS esperando vaga em hospital em Uberaba.

UM POR UM
Raelson contou que na sexta-feira (12), antes da decisão pela suspensão das cirurgias eletivas, houve uma reunião entre os gestores de hospitais e a equipe da Secretaria de Saúde para avaliar o quadro. Segundo ele, até os hospitais particulares manifestaram dificuldade de acomodação de novos pacientes, e na rede pública a capacidade de internação atingiu 100%. Antes da suspensão, a Secretaria de Saúde checou todos os casos incluídos no sistema para ter certeza da necessidade de hospitalização.

COMO ASSIM?
Sem querer entrar em detalhes, por razões éticas, o médico Raelson Batista explicou que a Sociedade Educacional Uberabense adotou como rotina a inclusão imediata no sistema quando o paciente precisa de remoção para hospital. Talvez essa nova sistemática explique por que os índices de transferência de pacientes tenham saltado de 1,9 dia na gestão da Funepu para 4,9 dia com a nova gestora das UPAs. Pela fala do médico, anteriormente não havia essa inclusão imediata dos pacientes no SisReg.

CADÊ O VILÃO?
Não tem um vilão que justifique esse quadro de superlotação na ocupação dos leitos hospitalares em Uberaba, de acordo com Raelson. Não é dengue (cujo número de casos vem caindo), nem Covid, nem pneumonia. É um conjunto de fatores e de CIDs. “Não é possível identificar culpa num único elo da cadeia de saúde. São vários fatores concorrendo para esse resultado” – ressaltou.

PROVIDÊNCIAS
Mesmo assim, ele cita algumas medidas para desafogar o sistema, como a desospitalização de pacientes que possam continuar com o tratamento domiciliar, e o fortalecimento do programa Melhor em Casa. Paralelamente será prudente reforçar também as equipes do Programa de Saúde da Família e as unidades de atenção básica, para atuar preventivamente, evitando que os pacientes recorram às UPAs como primeira opção de atendimento. “A integração dos níveis de assistência é importantíssima para não sobrecarregar um deles” – frisou Raelson, com muita propriedade.

IR ALÉM
Profissional da saúde, com vasta experiência em gestão pública, observa que Uberaba precisa urgentemente credenciar novos leitos hospitalares junto ao SUS e ampliar sua rede particular, com qualidade. Ele avalia que, se a “sazonalidade” atual está obrigando pacientes a aguardar dias nas UPAs até que surja uma vaga em hospital, imagine quando se efetivar o boom de desenvolvimento que se espera com o  turismo alavancado pelo Geoparque, assim como com a chegada dos novos investimentos da Atlas Agro, Be8, termelétrica da CMAA, nova planta de  fertilizantes da Yara, gasoduto e todas as empresas que essas âncoras arrastarem... “É imprescindível preparar o futuro imediatamente, buscando grandes redes hospitalares para se instalarem em Uberaba” – alertou. Recado dado.

REPENSANDO A SAÚDE
Vereadora Rochelle Bazaga defende, por sua vez, o fortalecimento das unidades básicas de saúde, com busca ativa de pacientes. Ela pondera que, apesar da dificuldade da Secretaria de Saúde em zerar a fila eletrônica, é necessário rever o modelo atual de prestação de serviço à população, levando em consideração que a população está envelhecendo. Além disso, a limitação de exames na atenção básica acaba “empurrando” os pacientes para as UPAs, onde são atendidos por médicos e já fazem esses exames. Outro problema é a falta de cobertura do PSF em alguns bairros, o que leva a população a buscar as UPAs como opção. Seja como for, a suspensão das cirurgias eletivas acendeu a luz amarela na saúde pública, desafiando medidas para organizar melhor a prestação de serviço à população. Deu certo com o atendimento pediátrico. Certamente vai dar certo com o pronto atendimento também.

CHAPA FORTE
Por falar na vereadora Rochelle, que comanda o PDT em Uberaba, ela garante que o partido terá uma chapa muito forte na disputa por cadeira na Câmara Municipal. Expectativa é que o PDT conquiste duas vagas na próxima legislatura. Dentre os nomes recém-filiados ao partido estão Silvana Elias, ex-secretária municipal de Educação no governo Paulo Piau.

MAIS MAIS
Ainda nas fileiras do PDT estão Fabrício Araújo, Diego Rodrigues, Alexandre Gonçalves (policial civil), que é irmão do ex-deputado Antônio Lerin. A propósito, Lerin permaneceu filiado ao partido, assim como Josimar Rocha.

PARA PENSAR
No dia 1º de maio, o PDT vai promover o “Movimento Uberaba” para discutir a cidade que queremos para os próximos anos. Serão colocados 12 eixos para discussão e formatação de projetos de desenvolvimento. Em vez de discutirmos nomes, vamos discutir projetos – ressalta Rochelle.

FILA LIGEIRA
Troca-troca na Educação continua frenético. Na segunda-feira (12), o Porta-Voz trouxe quatro exonerações, a pedido, mas três dos exonerados foram nomeados para comandar outras escolas.

COMPASSO DE ESPERA
Enquanto isso, a limpeza das escolas municipais continua desafiando medida efetiva da Secretaria de Educação. Até lá, professores e alunos vão varrendo as salas de aula, lavando banheiros...

EM ALTA
Já está chegando ao Parque Fernando uma parte considerável dos 2.520 animais inscritos para a ExpoZebu 2024. O número de inscritos supera em 21% o registrado no ano passado, quando participaram 2.067 animais. São exemplares das raças brahman, gir dupla aptidão, gir leiteiro, guzerá dupla aptidão, guzerá leiteiro, indubrasil, nelore, nelore mocho, nelore pintado, sindi, tabapuã e girolando.

NAS BANCAS
A revista mais amada pelos uberabenses já está com nova edição disponível nas bancas. A JM Magazine 83 chega com 203 páginas para o deleite dos leitores, que vão desfrutar de reportagens interessantes e muitos temas da atualidade. Não perca! A JM Magazine será tema obrigatório nos eventos da temporada de ExpoZebu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por