ALTERNATIVA

Tapa buracos vai demorar pelo menos cinco meses

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 19/07/2022 às 21:56Atualizado em 18/12/2022 às 20:51
Compartilhar

Ainda vai demorar de cinco a seis meses para as ruas de Uberaba perderem o aspecto de queijo suíço. É tanto buraco, que não dá para abreviar esse prazo. Segundo o secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, a operação tapa-buracos vai deslanchar a partir de agora, com a entrada em cena de equipes da empreiteira contratada para o recapeamento. Serão 5 frentes de trabalho, distribuídas por setores da cidade, sendo que o Bairro Leblon é o primeiro deles. Além dessa força-tarefa, outras 3 equipes da própria Sesurb estarão de prontidão para executar serviços emergenciais.

MAIS PRA FRENTE

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Pedro Arduini não quis arriscar novo prazo para conclusão das obras do viaduto do Cyrela. Essa novela se arrasta há anos, e havia expectativa de conclusão no primeiro semestre deste ano, o que não se confirmou. O problema, desta vez, foi a divergência entre a Prefeitura e a locadora dos caminhões que fariam o serviço do aterro naquela obra. Como se sabe, a responsabilidade por esse serviço é do município. A locadora pediu realinhamento de preços, não foi atendida, e aí a Prefeitura teve de fazer nova licitação (desta vez pelo Convale, para agilizar) visando à contratação de outra empresa. Resultad a obra deve atrasar pelo menos 30 dias. Sem esse aterro a empreiteira não pode concluir a parte da obra que é de sua competência. E assim vamos assistindo aos inesgotáveis capítulos dessa novela indigesta…

LIVRE CONCORRÊNCIA

Fim do monopólio das empresas que prestavam serviços a terceiros nos cemitérios públicos de Uberaba. Decreto publicado na edição de sexta-feira do jornal Porta Voz abriu o mercado de trabalho para quem se interessar, o que significa que empreiteiros poderão se credenciar para prestar pequenos serviços de construção e reparos em túmulos, por exemplo. A mesma regra vale para limpeza e conservação dos jazigos. De acordo com o adjunto Pedro Arduini, era necessário acabar com o verdadeiro cartel que existia na prestação de serviços nos cemitérios locais. Preços absurdos para realização de serviços simples. Tabela de preços combinados. Enfim, agora vai prevalecer a livre concorrência.

CREDENCIAMENTO

Interessados em prestar serviços no cemitério terão de se cadastrar previamente na Prefeitura. Não basta ser contratado por particular para execução de serviços. O empreiteiro terá de apresentar a documentação para cadastro, com pelo menos 15 dias de antecedência, e aguardar a aprovação. Terá de usar um colete identificador também, sendo verde para construtores, e laranja para zeladores. O acesso dos prestadores de serviços aos cemitérios também será controlado. E mais: o serviço contratado terá de ser realizado no horário de funcionamento do cemitério, apenas em dias úteis. Se sobrar material de construção, o empreiteiro terá de levá-lo de volta. Não poderá deixá-lo amontoado próximo ao túmulo. “O empreiteiro que entrar com material terá de usá-lo ou sair com o que sobrar, inclusive mármore e granito” - explicou Pedro Arduini.

SEGURANÇA

Cemitério São João Batista vai ganhar pelo menos 6 câmeras de segurança para controle de acesso ao campo santo e monitoramento 24h. O reforço da segurança virá também com a atuação interna de agentes de fiscalização. A expectativa do governo municipal é acabar com os furtos nos túmulos. Oremos!

XÔ PESADÕES!

Se depender da secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, os caminhões de carga deixarão de circular na área central da cidade em breve. Intenção é permitir a carga e descarga apenas por veículos menores, de modo a não atrapalhar o trânsito.

NO PADRÃO

Nesta semana, a secretária de Planejamento esteve na ACIU, a convite do presidente Anderson Cadima, e revelou que o governo municipal pretende padronizar os passeios nas ruas centrais de Uberaba. Pretende, também, retirar os postes de energia elétrica do meio das calçadas, liberando o espaço para os pedestres.

NO FIM

Estão acabando os convites para a grande festa comemorativa dos 50 anos do Jornal da Manhã. Dentre as atrações do evento, destaque para o espaço da Cervejaria Petrópolis. Além da grifar a cerveja da festa, a Petropólis vai assinar um lounge exclusivo Cabaré, para preparar drinks exclusivos para os convidados. Uma equipe com 13 bartenders famosíssimos virá especialmente para a festa.Imperdível!

PREPARE O FÔLEGO

Decoração do Centro de Eventos da ABCZ será assinada pelo insuperável Alexandre Assumpção. Prepare o fôlego para se maravilhar com os arranjos florais, à base de orquídeas brancas, as minhas preferidas. Alexandre prepara algumas surpresas para os convidados neste evento corporativo, homenageando os 50 anos do JM. Detalhe: o evento será transmitido pelo canal do JM no YouTube, do começo ao fim.

INSTAGRAMÁVEL

Um espaço instagramável hi-tech maravilhoso será o presente do Shopping Uberaba aos convidados para os 50 anos do Jornal da Manhã, neste sábado, no Centro de Eventos da ABCZ. Uma noite para ficar na memória dos uberabenses que participarem desse evento especial. Garanta o seu convite hoje, porque restam pouquíssimos à venda.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por