ALTERNATIVA

Taxa de positividade define neste sábado o futuro das medidas contra a Covid

Lídia Prata
Publicado em 21/05/2021 às 20:06Atualizado em 19/12/2022 às 03:37
Compartilhar

DIA P, DE POSITIVIDADE

E aí? Você sabe o que significa essa tal taxa de positividade que o governo municipal vai anunciar neste sábado para selar o futuro das medidas de enfrentamento à Covid-19 em Uberaba? Segundo a professora Michelli Maldonado, do Observatório Covid, essa taxa é obtida dividindo-se o número de casos positivos no dia pelo número de testes realizados no dia. Ou seja, se forem realizados 100 testes no dia e 40 derem positivo, teremos 40% de taxa de positividade. Essa é a marca que determinará se Uberaba permanecerá como está, ou retroagirá para as medidas mais restritivas que foram adotadas durante a onda roxa do Minas Consciente.

LONGE DO IDEAL

Segundo avaliação da professora Michelli Maldonado, “dada a taxa média da semana epidemiológica, se for acima ou igual a 40% teríamos o decreto da onda roxa, entre 30 e 40% teríamos o decreto que está aí, e abaixo desses 30% seriam as diretrizes da onda vermelha do programa Minas Consciente. Esses cortes ainda estão longe dos ideais, visto que a própria Organização Mundial de Saúde indica que a taxa de positividade precisa estar abaixo de 5% para dizer que a pandemia está sob controle na cidade”.

E você? Quer arriscar um palpite sobre a taxa de positividade em Uberaba?

ORELHA EM PÉ

Ponte Alta registrou nada menos do que 8 óbitos por Covid nos últimos 60 dias. Devido à distância do centro urbano, Ponte Alta também está fora do foco da fiscalização do descumprimento das medidas restritivas. Enquanto isso, pipocam festas por todo lado naquele bairro.

MAIS VACINAS

As primeiras doses da vacina da Pfizer contra Covid 19 vão desembarcar em Uberlândia na manhã de segunda-feira e virão para Uberaba imediatamente. Segundo o superintendente Maurício Ferreira,ainda não há definição sobre o quantitativo, como de costume. Mas ele estima algo em torno de 2 mil doses para Uberaba e mil para Araxá. Em função da necessidade de conservar as vacinas a baixíssimas temperaturas, a Superintendência está se organizando para entregar as vacinas na própria segunda-feira aos respectivos municípios.

PARA ESCANTEIO

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, o Deputado estadual Heli Grilo desabafou: “Tenho me colocado à disposição do governo municipal para ajudar e até hoje não fui demandado nenhuma vez. Os prefeitos de outros municípios me trazem demandas, eu corro atrás, mas de Uberaba até agora nada. Ora, preciso ser demandado para poder ajudar. A gente ajuda quem quer ser ajudado”. Logo no início do ano, o deputado esteve no gabinete da prefeita Elisa, colocando-se à disposição em BH para trabalhar por Uberaba. Mas, segundo ele, tem sido ignorado pelo governo municipal. Mesmo assim ele ressaltou que já mandou mais de R$ 3 milhões para a saúde em Uberaba, através de emendas parlamentares.

À DIST NCIA

A propósito, o deputado Heli Grilo contou também que participou da reunião na UFTM na quinta-feira com a equipe da secretaria de Estado da Saúde atendendo a convite de BH. “O convite não partiu do governo municipal”, frisou, deixando nas entrelinhas um certo desapontamento pela forma como tem sido ignorado, embora seja o único representante de Uberaba na Assembleia Legislativa de Minas.

OUTRA HISTÓRIA

Sobre a reunião na UFTM, o parlamentar revelou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde revelou surpresa ao ouvir queixa do secretário de saúde de Planura, dando conta de que precisou de vaga para paciente daquela cidade no Hospital Regional e não conseguiu. Embora no boletim epidemiológico constasse a existência de leitos disponíveis para Covid, Planura foi obrigada a encaminhar a paciente para outra cidade. Na avaliação do deputado Heli Grilo, a turma do governo estadual não estava sabendo da gravidade da situação da Covid em Uberaba. “As coisas precisam ser tratadas com mais transparência” - alfinetou.

FORÇA TAREFA

Uberaba tem 20 leitos de UTI já credenciados para serem abertos no Hospital Regional, conforme lembra o deputado Heli Grilo. “Se não pode abrir esses leitos por falta de mão-de-obra, por que o governo municipal não pediu até agora ao Estado para fazer uma força-tarefa, como fez em Coromandel?”

SEM VAGAS

Embora o número de óbitos esteja menor nos últimos dias, a quantidade de novos contaminados continua batendo a casa dos 200, diariamente. Nesta sexta-feira foram registrados mais 215 casos novos, e na véspera, 207.

As UTIs dos hospitais estão superlotadas, tanto na rede pública quanto particular…

LUZES NOVAMENTE

Uma liminar judicial assegurou o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica pela Cemig ao Praça Uberaba Shopping. O descumprimento da ordem judicial obrigará a Cemig ao pagamento de multa de R$ 1 mil por hora.

Instituto Daniel Franco fez a doação de cestas básicas para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Elas serão destinadas a mulheres trans, em situação de vulnerabilidade, a pedido do Município. O presidente do IDF, professor Daniel Franco, fez a entrega nesta quinta-feira diretamente à secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e ao secretário adjunto, Herval Kobayashi. Daniel Franco diz que o momento é de somar esforços e atuar em conjunto com a Prefeitura de Uberaba, para o enfrentamento à pandemia. “Somos parceiros e estamos na luta para salvar vidas”, diz o presidente do IDF.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por