Começa nesta segunda-feira a temporada de convenções partidárias, que poderão ser realizadas até o dia 16 de setembro. Ao que tudo indica, a maioria dos partidos deve deixá-las para a última semana. A grande novidade será o formato delas. Com a pandemia, os dirigentes partidários poderão optar por convenções virtuais. Mas, nada impede, por exemplo, que façam eventos restritos, com distanciamento social e regras de biossegurança. É aí que mora a dúvida de todos.
NA TELINHA
De acordo com a lei eleitoral, os partidos têm até o dia 26 de setembro para os registros de candidaturas. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV está prevista para o período de 9 de outubro a 13 de novembro. Se houver segundo turno em Uberaba, a propaganda será limitada à semana de 20 a 27 de novembro.
ENCRUZILHADA
Justiça Eleitoral corre risco de não ter mesário para trabalhar nesses eleições municipais. Sem previsão de fim da pandemia até novembro, nem vacina disponível para imunizar a população, quem vai se dispor a trabalhar como mesário e correr risco de pegar a Covid 19? Essa é a pergunta que não quer calar.
Mesmo se convocar eleitores jovens, a Justiça Eleitoral correrá o risco de ficar na mão.
NAS ALTURAS
Partidos políticos já trabalham com a possibilidade de termos um índice recorde de abstenção nas eleições municipais deste ano. Há quem fale em até 50% de eleitores faltosos, por medo da Covid-19.
Como a multa pela ausência é muito barata, cerca de R$ 3,60, os eleitores podem preferir o “prejuízo” financeiro ao risco de contrair a doença.
Candidatos terão trabalho para convencer os eleitores a sair de casa para votar.
CAIU NA REDE
O partido Rede Sustentabilidade fechou apoio à pré-candidatura de Kaká carneiro, do Cidadania. O Rede é outro partido que mudou de mãos em Uberaba. Estava com Herval Kobayashi e agora é representado por Professor Gugu, servidor de carreira do Município.
MAUS LENÇÓIS
Sem votos de legenda, dificilmente o Patriotas conseguirá fazer os dois vereadores previstos inicialmente pela sigla. Quando muito, poderá reeleger Denise Max. Os outros todos tendem a ser meros expectadores, se não desistirem antes da convenção do partido. Pelo menos é o que se especula nos bastidores.
UBERABA NA FRENTE
Na inauguração da cervejaria Petrópolis, sexta-feira, o governador Romeu Zema anunciou que em breve estará implementando o programa Minas Descomplicada, para facilitar a vida dos empresários mineiros e destravar a burocracia estatal para aqueles que querem produzir.
Na verdade, o Estado está atrasado. Uberaba já tem programa semelhante, funcionando com sucesso. Fast track, lei de incentivos, alvará online e licenciamento ambiental online são alguns desses programas em pleno funcionamento na Prefeitura. Pois é.
ESPERANDO… ESPERANDO
Bem que o governador Romeu Zema poderia ter ido dar uma voltinha na MG 427, rumo a Conceição das Alagoas, para ver o estado calamitoso da pavimentação asfáltica, antes de dizer que o Estado não tem recursos para recapear a rodovia.
Como a 427 será privatizada no ano que vem, dificilmente será contemplada com recursos públicos até lá. O ideal seria que o Estado tentasse, pelo menos, uma PPP para recapear a estrada antes que as chuvas destruam o que resta do asfalto. Mas…
REFLORESTAMENTO URBANO
Embora as queimadas integrem o calendário anual de desastres ambientais, o Poder Público não toma qualquer iniciativa para evitá-las. Nas últimas horas, a Univerdecidade ardeu em chamas, com focos de incêndio pipocando por todo lado.
No entanto, o engenheiro agrônomo José Sidney Silva ressalta que medidas simples poderiam evitar esses danos ao meio ambiente. “Uma das alternativas sustentáveis e baratas seria a Prefeitura plantar espécies frutíferas de pequeno e médio portes (3 a 6 metros de altura), formando pomares urbanos. As frutíferas projetam sombra no solo, controlando o mato e consequentemente o fogo. Além de ajudar na prevenção de incêndios, essas árvores vão servir de fonte de alimento para bichos e podem gerar renda para pessoas carentes” - destaca Zé Sidney.
E DEPOIS?
Como a área da Univerdecidade tem sido ocupada por edificações, essas árvores, em tese, poderiam trazer problemas no futuro. Mas José Sidney lembra que, “quando chegar o momento das construções, bastará fazer o transplantio do pomar para outras áreas”. Por isso, ele sugere frutíferas como jabuticabeiras, por exemplo, que se dão bem no transplantio.
FOCO NA FILA
Hospital São José está sendo preparado para absorver os procedimentos eletivos de saúde, com a retomada gradual da rotina de consultas, cirurgias de média complexidade (como cirurgias de hérnia, de vesícula, etc) e internações clínicas não-Covid. Informação é do secretário municipal Iraci Neto, que prevê para meados de setembro o reinício desses atendimentos. Com a pandemia, todas as consultas e cirurgias eletivas foram suspensas, o que retardou a programação para zerar a fila eletrônica.
No São José serão disponibilizados 32 leitos de enfermaria e de 6 a 9 leitos de UTI.
Novo Cemitério Park deve iniciar os primeiros sepultamentos na segunda quinzena de setembro. Isso significa que, a partir da inauguração do Cemitério Park, os sepultamentos serão suspensos no Medalha Milagrosa.
O Medalha Milagrosa, no entanto, continuará aberto para visitação pública até o final do ano. Não há previsão de data, este ano, para o início da transposição de restos mortais das pessoas ali enterradas para o novo campo santo.
DINHEIRO EXTRA
Maior acionista Pessoa Física da Codiub recebeu um cheque de R$ 33 mil em dividendos distribuídos pela primeira vez pela companhia. O menor receberá um cheque de 20 centavos. O valor não paga o custo de uma folha de cheque.
Comitiva da ADESG, capitaneada pelo delegado regional Antônio José Bessa Ferreira, visitou as instalações do projeto Cidade Vigiada, esta semana, onde foi recebida pelo Capitão Roberto Alves. Na foto, da esquerda para a direita, Ricardo Samartano Junior, Thiago Rocha, Bessa, Cícero Pelissari, o juiz federal do Trabalho Alexandre Chibante e o juiz aposentado Daniel Collaço, Kedson Palhares, Capitão Roberto e o GM Pablo. Cidade Vigiada deve entrar em operação oficialmente dentro de 10 dias, quando estiverem acertados os protocolos para utilização pelas forças de segurança e assinado o contrato entre a Prefeitura e a Codiub, gestora do programa