Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda; Rafael Kuerten (tenista e irmão de Guga), os técnicos Roberto Carvalho e Patrício Arnold; a dupla João Menezes e Orlando Luz, mais o paizão de João, Fabiano Hueb, vestindo a camisa do USC até em Paris
Na torcida - Como não ter orgulho deste garoto!? O tenista João Menezes, nosso uberabense no complexo de Roland Garros. João foi para a semifinal de duplas, um Grand Slam, ou seja, um dos quatro maiores torneios de tênis de campo do mundo. O jogo foi superprestigiado, bonito de se ver e com direito a torcida brasileira unida e vibrante. Hoje é o jogo da semifinal.
Na tela - Enquanto João brilha em campo, a também uberabense Núbia Oliver invade a madrugada nas redes de TV em comercial de site erótico. A peça circula na internet também.
Que feio! - Por falta de quórum, isto mesmo, com uma minoria no plenário na hora certa, a sessão plenária da Câmara de Vereadores foi suspensa ontem pelo presidente, vereador Elmar Goulart. Além das ausências, ou atrasos, que falam por si só, também uma indelicadeza sem tamanho dos parlamentares, haja vista que havia convidados agendados para a data, entre elas a secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias. Repito... convidada. O jeito foi “desconvidar” em cima da hora. Muita deselegância para uma instituição que é um dos três poderes constituídos.
Opiniões - A assessoria do vereador Edcarlo “Kaká” Carneiro se apressou para justificar à imprensa que ele está viajando em agenda particular para São Paulo, sendo que sua ausência teve anuência prévia da Casa. Uns e outros me afirmaram que não foram faltas, mas atrasos. Muitos alegaram presença em outros eventos. Ora, mas a reunião é compromisso, não pode ser “bico”. Naturalmente que ponderei que foi dada tolerância de 40 minutos e ouvi de tudo, inclusive que o presidente estava “atacado” e que “ele mesmo atrasa”. Não posso ir contra a decisão de Elmar e até acho bem paciente a tolerância de mais de meia hora.
Alerta! - Hoje, no fim da tarde, manifestação pacífica vai partir do “Bar do Tonho”, na avenida Elias Cruvinel, até a igreja São Judas Tadeu. É um repúdio à situação de insegurança reinante em Uberaba. Uma das vítimas foi justamente a comerciante dona do bar em questão, Rosângela Maria Matias Monte. A caminhada será encerrada com missa de ressurreição.
Injusto - O coronel PM reformado Hely Araújo Silveira sai em defesa da corporação e do seu comando regional após críticas veementes feitas pelo deputado Sargento Rodrigues ao coronel PM, comandante da 5ª Região, Laércio dos Reis Gomes, e repercutidas em artigo do advogado Leuces Teixeira. “Sugiro ao deputado que vista a farda da PM como vestia antigamente para sentir a diferença dos tempos e da incompetência política. A PM nada tem a ver com esta famigerada incompetência que nasce no falido Congresso, que não dá conta de atualizar um Código Penal de 1940 e não quer, por motivos óbvios, a reforma política integral e tão necessária nesta Pátria que está sem timoneiro”, diz.
Gostei demais - Como informamos no dia 21 sobre a iniciativa dos secretários de Segurança Pública dos quatro estados do Sudeste de buscarem de forma conjunta saída para combater a criminalidade, na quarta-feira eles estiveram com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Pensem bem, a que ponto chegamos!? Quem comanda o setor se sentindo frustrado. Claro, quem pode e deve fazer algo é quem cria as leis (Legislativo) e quem oferece estrutura (Executivos). E fizeram bem em mostrar à população onde é que a coisa pega. Eles querem alteração na legislação. Acho que nós todos também! Pelo menos alguma coisa deve sair, diante da pressão institucionalizada. É preciso apertar o cerco, ajustar a legislação para melhorar resultados das polícias e tentar reverter este placar Polícia x Criminalidade: a derrota estatal que hoje se vê diante de tanta violência.
Positivo - Ontem os organismos de defesa social em operação conjunta cumpriram uma série de mandados de prisão (23) em Uberaba e saíram em comboio recambiando os presos. É isto tem que fazer, todo dia. E tem que mostrar o que faz. Assim a população entende quem trabalha pela segurança e de quem é a culpa. E quer mais?! Deveriam também criar um boletim diário das solturas, indicando os motivos, normalmente as leis frágeis, as ferramentas criadas pelo Parlamento que recolocam os bandidos nas ruas.
Oportunidade - Termina hoje o prazo para inscrições no mestrado em “Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental” da Unesco/HidroEX e Universidade Federal de Ouro Preto. O curso, gratuito, começa em agosto com aulas em Frutal às sextas-feiras e aos sábados.
Conselho - O curso e o Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo Bilíngue da Fazu promoveram quarta-feira evento sobre a criação do Conselho Federal de Secretariado Executivo. O deputado federal Marcos Montes e o advogado Paulo Leonardo falaram sobre o Projeto de Lei 6.455, que autoriza a criação do órgão. Na sequência teve palestra sobre “Coaching como ferramenta de gestão, superação e inovaçã a construção da marca profissional”, com o professor Moacir Rauber.