ALTERNATIVA

Terceiro turno

Nas redes sociais, as eleições municipais parecem não terem acabado no dia 02

Lídia Prata
Publicado em 25/10/2016 às 08:50Atualizado em 16/12/2022 às 16:52
Compartilhar

Terceiro turno

As eleições em Uberaba pelo visto não acabaram no dia 2 de outubro. O que tem de gente soltando boatos nas redes sociais não está escrito. Mal acabou a eleição e a oposição começou a marcação cerrada. Pelas redes sociais já espalharam que o prefeito Paulo Piau vai ser cassado a qualquer momento; que o 2º colocado será empossado prefeito; que vereador X não vai tomar posse porque será preso a qualquer momento... e por aí vai a onda de besteiras espalhadas pelas redes sociais. Nenhuma dessas bobagens tem qualquer consistência. O problema é que as feridas abertas durante o período eleitoral teimam em não cicatrizar e a militância de quem ganhou também já está de olho no mandato de quem perdeu.

Convicção

Ainda sobre eleições, consta que no sábado anterior ao pleito uma turma se reuniu em tradicional choperia da cidade para preparar o dia da eleição, os ataques do segundo turno e as alianças. Estavam tão convictos da continuidade da disputa que até mesmo cargos no suposto futuro governo foram decididos para fechar os apoios. Até quem em passado recente não sentava à mesma mesa estava afinando o discurso. Seriam todos juntos contra Piau, todos, sem exceção, mas a história seguiu outro caminho.

Calçadão completo

Presidente da associação dos comerciantes da Artur Machado, o empresário Fábio Lopes defende a ideia de implantar o calçadão em toda a extensão daquela via, como forma de fortalecer e revitalizar o centro comercial da cidade. Várias rodadas de discussões sobre o assunto já aconteceram e esta semana outra reunião com representantes da PMU deve colocar na mesa as obrigações de cada parte para a viabilização do projeto. Essa proposta vem em boa hora, principalmente como tentativa de evitar que a Artur Machado vire terra de ambulantes, contrastando com uma enorme quantidade de imóveis comerciais fechados. O calçadão pode mudar essa história.

Troca-troca - Por falar em papo furado, a boataria em torno da composição do secretariado de Paulo Piau no segundo mandato está correndo solta. De concreto, mesmo, não há nada oficial até agora. E, segundo consta, o prefeito teria proibido a equipe de fomentar as especulações sobre o assunto.

Para onde – No troca-troca do secretariado, fala-se que o jornalista Denis Silva deixará o comando da Secretaria de Comunicação para assumir a presidência da Fundação Cultural de Uberaba. Ele nega.

TV Cidadania

A propósito da crítica publicada nesta coluna às despesas do Município para a implantação da TV Cidadania, a Secretaria de Comunicação explica que o Ministério das Comunicações já havia informado que essa outorga pode demorar até 15 anos. Uberaba conseguiu ser incluída na primeira leva de aprovações, mas, de fato, a questão econômica pesa e deve ser levada em conta. Uma coisa é conseguir a outorga, outra coisa é a implantação – diz o secretário Denis Silva.

Dentro do prazo

Uberaba já foi selecionada e encaminhou a documentação ao Ministério das Comunicações, no prazo, cumprindo todas as etapas para assegurar a outorga da TV Cidadania. A última que faltava era o projeto técnico, que custou pouco mais de R$ 7 mil. Segundo a Secretaria de Comunicação, esse foi o único custo até agora com o canal. Que fique só nisso até a situação financeira do Município se reequilibrar.

Ferramenta

A ideia da TV Cidadania, segundo o secretário Denis Silva, não é para divulgação dos atos da PMU, e sim utilizar a ferramenta como instrumento de trabalho, na cultura, na educação municipal com programas de treinamento de professores e supletivos para alunos via TV, e até mesmo na saúde. “As possibilidades são inúmeras. Além disso, a comunidade poderá ter dois canais extras no sistema digital em sinal aberto. Esses canais que acompanham a TV Cidadania não serão da Prefeitura. Outra questão é que em nenhum deles pode existir a venda de publicidade. ONGs, por exemplo, são as maiores interessadas nesses canais”, ressalta o jornalista Denis Silva.

De novo

Pela oitava vez, a equipe da OAB/Uberaba conquistou o 1º lugar geral nos Jogos dos Advogados Mineiros – JAM, realizados dos dias 18 a 22 de outubro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O evento foi realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda), e envolveu várias modalidades esportivas. Subseção de Uberaba levou 80 pessoas, entre técnicos e atletas, que faturaram o ouro no atletismo (masculino e no feminino), handebol e vôlei feminino, tênis de mesa e futsal masculino.

Mérito Lojista

Faltando menos de um mês para a grande festa do Mérito Lojista, CDL comemora as boas vendas de convites para o evento do dia 19 de novembro, um sábado, no Centro de Eventos da ABCZ. O arrojado Marco Túlio Paolinelli, timoneiro da Nelltech Gestão de Tecnologia, merecidamente receberá o Oscar do Comércio na categoria Lojista do Ano. Já o Lojista Revelação é Waldir de Assis Lemos de Oliveira, da ótima Livraria Lemos e Cruz. A CDL foi muito feliz nas suas escolhas de homenageados este ano.

  

Marco Túlio Paolinelli receberá o Mérito Lojista pela Nelltech Gestão de Tecnologia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por