Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Defesa
Angela Mairink defendeu ontem instrumento do contraditório de defesa para que a ausência do devido processo legal não retire os direitos das pessoas, inclusive os direitos políticos. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega das carteiras da OAB, quando orava em nome dos colegas. E, claro, o discurso foi acompanhado de perto pelo orgulhoso marido, que fez questão de prestigiar a solenidade.
Confiança
Prefeito AA acredita que o pré-candidato que defende para a disputa majoritária, Rodrigo Mateus, terá metade dos votos na prévia de hoje do PMDB. São 45 votantes que somarão 60 votos, isso porque alguns têm direito a mais votos que outros. Entre eles o próprio prefeito, por ser detentor de mandato; membro do diretório municipal, e delegado a convenção estadual.
E os votos...
Para ele, o grupo que apoia o deputado Paulo Piau - também interessadíssimo na disputa majoritária - ficará dividido nas prévias desta quinta-feira entre Luiz Humberto Borges e Roberto Velludo.
Extraoficial
Assinatura da implantação da Zona de Processamento de Exportação pode ser um dos compromissos do prefeito, que antes da prévia irá cumprir agenda em Brasília.
Novo capítulo
Após confirmar ter empregado prima de Carlinhos Cachoeira, senador Aécio Neves disse que se sente “traído” pela iniciativa do senador Demóstenes Torres. Á imprensa, ele reiterou que não via motivos para questionar o pedido do colega de nomeação, tido então como um senador acima de qualquer suspeita. “Eu me sinto traído na minha boa-fé, mas fiz aquilo que faço quando recebo indicação de partidos aliados”, afirmou o senador. Resumind ele foi apenas uma vítima...
Bola de cristal
Ele ainda disse que “o brasileiro não tem bola de cristal para imaginar as ligações do seu Demóstenes”. Para o senador, o colega “violentou” a confiança da Casa. “Eu me sinto traído na confiança”, insistiu Aécio Neves.
Posicionando-se
Até o prefeito considerou normal a atitude de Aécio Neves em nomear uma pessoa para cargo comissionado para atender ao pedido de então colega Demóstenes Torres. Segundo ele, as nomeações para cargos de confiança se dão, quase sempre, através das indicações políticas. O problema, neste caso, foi justamente quem estava por trás do pedido, no caso, Carlinhos Cachoeira.
Posicionando-se - 2
E o presidente do PSDB/Uberaba rebateu ontem as declarações do prefeito em relação ao senador Aécio Neves. AA disse que, enquanto governador, o tucano teria mentido em relação ao déficit zero em Minas Gerais. Para o dirigente, o senador tem autoridade moral e trajetória pública honrada. “Sua liderança e conduta não “avexam” nenhum de nós, mineiros, que podem, uns ou outros, discordar de suas ideias, mas não de sua conduta verdadeira com os mais nobres e elevados interesses de Minas Gerais”, assegurou.
Prêmio
Unidade brasileira da Valmont, sediada em Uberaba, recebeu a principal premiação da organização em nível mundial referente à segurança no trabalho. A empresa foi escolhida entre as quase 100 fábricas da corporação em todo o mundo, levando-se em conta o plano de segurança da empresa e os resultados com ele alcançados. A entrega do prêmio ocorreu na segunda-feira nos Estados Unidos. O diretor presidente da Valmont Brasil, Marcelo Borges Lopes, recebeu a homenagem do presidente do Conselho da Valmont, Mogens Bay.
Elogios
Fahim Sawan não poupou elogios ontem ao correligionário Maurício Cecílio. Para ele, o tucano será importantíssimo para o processo eleitoral. O ex-deputado também me garantiu que compreende a postura do então pré-candidato, lembrando ter sido o tucano responsável por unir o PSDB em um momento em que ele próprio estava afastado das discussões políticas. Fahim ainda ressaltou a confiança que tem na alta cúpula do PSDB/Uberaba, citando nominalmente o deputado Narcio Rodrigues.
Apreensão
Muita atenção ao ir às compras - principalmente quanto aos prazos de validade. Ainda ontem, 19 toneladas de produtos impróprios para o consumo foram apreendidas em grande rede atacadista instalada em Uberaba.
Visita presidencial
Ainda não há nenhuma confirmação sobre a presença da presidente Dilma Rousseff na semana que vem na cidade para a abertura oficial da ExpoZebu. Caso não participe da solenidade, ela será representada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, com presença já confirmada junto à ABCZ.
Aprovado
Depois de tantos impasses, o texto do Código Florestal, elaborado pelo relator, deputado Paulo Piau, foi aprovado ontem pela Câmara dos Deputados. Agora é necessária a sanção de Dilma Rousseff. Logo após a votação, o que se via nas redes sociais eram posições contrárias e pedidos para que o texto seja vetado pela presidente. São cenas para os próximos capítulos...