Só problema
A julgar pelo que disse o prefeito eleito Paulo Piau durante a coletiva à imprensa na tarde passada, ele só vai encontrar problemas na Prefeitura de Uberaba a partir de janeiro. Frisando que os números levantados pela comissão de transição não são confiáveis (e, segundo conta, alguns são conflitantes), Piau disse que só poderá saber a real situação financeira do Município depois de concluída auditoria que ele pretende contratar.
No vermelho
Dentre outras coisas, Piau disse que não sabe se haverá dinheiro em caixa em primeiro de janeiro. No entanto, frisou que sua prioridade será tirar a Prefeitura do cheque especial, antes mesmo de atender aos pedidos dos aliados por cargos.
Mais tarde
Por falar nos aliados que “pesaram” seu caminhão de campanha, consta que o prefeito eleito ainda não divulgou os nomes dos seus secretários porque estaria enfrentando dificuldades para contornar a pressão por cargos no primeiro escalão. Piau só deve acabar com esse mistério às vésperas de sua posse.
Sete chaves
Os secretários já definidos devem ter um pacto de silêncio. Só pode ser! Acontece que os nomes estão sendo guardados a sete chaves e não “vazam” de jeito nenhum. O máximo que se sabe é que, além do critério moral, o prefeito eleito está tendo o cuidado de não colocar “mecânico” em cargo de “pintor”.
Dor de cabeça
Ao descartar ontem o esperado reajuste de 17% para os servidores municipais, Piau certamente arrumou uma dor de cabeça “daquelas”. É que durante a campanha ele havia assumido esse compromisso com o sindicato da categoria.
Na “moita”
Prefeito Anderson Adauto não quer comentar as declarações de Piau sobre a situação financeira da Prefeitura de Uberaba. Diz que vai esperar 120 ou 150 dias para a “poeira abaixar” e entende que ele, Anderson, será “culpado” de tudo o que aparecer. “Mas, depois desse prazo, meu sucessor terá de mostrar trabalho”, disse, arrematando que o “choro” tem data de validade.
Novela
Anderson passou a quinta-feira no Rio de Janeiro. Foi participar de reunião com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, e com o diretor de gás da Petrobras. AA nem parece estar em contagem regressiva para deixar o cargo de prefeito e continua batalhando para evitar retrocesso (demora, adiamento ou similar) no cronograma da planta de amônia e gasoduto, embora as chances de êxito sejam limitadas. O prefeito ainda tem esperança de conseguir uma parceria entre Vale e Petrobras para viabilizar o investimento em Uberaba e tenta incluir ureia no projeto da planta de amônia do DI-3.
Fica?
Fontes ligadas ao PT revelam que uma ala do partido estaria trabalhando a favor da manutenção de Carlos Assis na pasta do Desenvolvimento Econômico no governo Piau. Não se sabe se o prefeito eleito tem simpatia pela ideia, mas o inusitado é que outra ala do PT trabalha contra a indicação de Assis, que é filiado ao partido. Aliás, inusitado mesmo é ver o PT querendo emplacar um secretário justamente numa pasta que antes era chamada de “Indústria e Comércio”, e rotulada como “coisa de patrão”...
Vapt-vupt
Foi rápida e rasteira a votação do projeto que prevê a eleição das quatro mesas diretoras da Câmara de uma só vez, em primeiro de janeiro de 2.013, reduzindo o mandato de dois para um ano. Com as novas regas, é praticamente certo que Luiz Dutra exercerá o mandato presidencial no ano que vem, Tony Carlos em 2014, Cleber Cabeludo no ano seguinte, e Samuel Pereira, em 2016. Anote para conferir.
Pulando fora
Sobre o polêmico projeto do “jeitinho” ontem, não passou desapercebida a atitude do vereador Almir Silva, que deixou o plenário na hora da votação.
TV Digital
Cerimônia de inauguração do Canal Câmara - Emissora de TV do Poder Legislativo (canal 61 digital) será hoje, a partir das 9h, no Paço Municipal. Na mesma solenidade haverá o descerramento do busto “Capitão Domingos de Oliveira”, bem como da placa de inauguração da Sala da Presidência “Francisco Lopes Velludo” e lançamento do site Memória Viva. A conquista da TV Digital é um dos marcos da gestão do presidente Luiz Dutra, que lutou por ela sem descanso.
Crônicas
É hoje à noite de autógrafos do livro “Crônicas”, de autoria do Padre Prata. Com o selo da Editora e Gráfica Vitória e apoio cultural da Câmara Municipal de Uberaba, a obra reúne algumas das mais interessantes crônicas que o autor publicou no Jornal da Manhã, nas últimas quatro décadas e marca as comemorações dos 90 anos do Padre Prata.