Quem entende?
A julgar pelo tom das críticas feitas por Wagner Júnior à administração municipal no programa Robson Quirino (Rádio JM), nessa segunda-feira, dificilmente terão sucesso eventuais negociações para guindá-lo à posição de vice-prefeito em dobradinha com Paulo Piau. Wagner Júnior “rasgou o verbo”, dizendo, dentre outras coisas, que há muito o que mudar no governo. Vale lembrar que Wagner Júnior apoiou PP no segundo turno para prefeito e foi presidente da Cohagra no começo da atual administração, da qual se desincompatibilizou para disputar cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Andou sumido de Uberaba e agora retorna, certamente com vistas às eleições municipais de 2016.
Toma lá, dá cá
Eleitores “simples mortais” não fazem ideia do que anda rolando nos bastidores da política em Uberaba. O clima anda quente, quentíssimo, nas costuras pelo comando de partidos políticos. Os “nanicos” são os mais cobiçados, em razão do tempo que podem oferecer aos candidatos majoritários no horário eleitoral gratuito de rádio e principalmente TV. Consta que o “dono” de determinada sigla em Uberaba já negociou e renegociou “apoio” com dois grupos distintos, mas não fechou com nenhum. O que ele estará esperando?
Assédio político
Tão embaralhado quanto a negociação de apoio político com tanto tempo de duração está o assédio dos dirigentes partidários a pessoas ditas “populares” para se filiarem aos partidos, visando a composição de chapas para vereadores. O que chama a atenção nessa fase do jogo político é a falta de critérios nas escolhas. Vale mais a quantidade de votos que supostamente o convidado poderá render ao partido do que propriamente a afinidade ideológica ou qualidades pessoais do cidadão. Vale tudo! Pelo que se vê, o tempo passa e a política em Uberaba continua a mesma...
Papo furado – O governo federal anunciou que as inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram abertas nessa segunda-feira, pela internet, e que os candidatos terão até a quinta-feira, 6, para fazer a inscrição. O problema é que quem tentou ontem não conseguiu concluir o processo, de novo!
Sonho distante – A cada dia parece mais remota a chance de ver o Hospital São Francisco ser encampado pelo governo municipal para reabrir suas portas ao atendimento à população. Com os cofres públicos na maior pindaíba, falta dinheiro para bancar a locação do prédio, reforma física e custeio do pessoal. Só mesmo um milagre poderá resolver essa parada.
Boa nova
A novidade mais aguardada do Praça Shopping será inaugurada depois de amanhã. A rede de cinemas Kinoplex fará sua estreia em Uberaba, com seis salas de exibição digital, sendo uma dotada de tela gigante, som e imagem tridimensional de última geração, e outras duas VIP. No total serão 1.319 lugares, com poltronas numeradas.
De peso
Para colocar Uberaba no mesmo patamar dos grandes centros em matéria de salas de cinema, a rede comandada por Luiz Severiano Ribeiro investiu R$14 milhões. Além disso, Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a contar com cinemas da grife Kinoplex, presente em outras 17 cidades brasileiras, com suas 249 salas. Um luxo!
Palavra de ordem
A valorização dos profissionais de Saúde é palavra de ordem na Unimed Uberaba. Uma das ações desencadeadas pela cooperativa envolve campanha para incentivar a sociedade a perceber a importância dos especialistas que, todos os dias, promovem a saúde e salvam vidas. Nos hospitais serão instaladas placas alusivas à valorização desses profissionais. A ação faz parte de um esforço diferenciado que a Unimed Uberaba tem feito para destacar a importância da excelência no atendimento.
Vez do etanol
A campanha “Eu vou de etanol”, realizada pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), terminou no dia 14 de julho com absoluto sucesso nos seus objetivos: aumentar o consumo de etanol hidratado e posicionar o Estado em 2º lugar no ranking nacional de vendas do produto, superando o Paraná, perdendo apenas para São Paulo. O etanol não tinha competitividade em Minas Gerais, desde 2009. A partir deste ano, com a redução da alíquota do ICMS de 19% para 14%, a relação de preço entre etanol e gasolina está em 65,4% no Estado, o que favorece o consumo do combustível limpo e renovável.
De volta ao xadrez
Em que pese a minha descrença quanto à permanência do ex-ministro José Dirceu atrás das grades, foi um alento vê-lo de volta à cadeia. No escândalo do mensalão ele ficou pouco tempo na prisão e logo saiu para cumprir a pena em prisão domiciliar. Agora voltou ao xilindró, acusado de ter repetido na Petrobras o mesmo esquema de roubalheira usado no mensalão. Ex-homem forte do governo Lula, José Dirceu está se mostrando o verdadeiro “cérebro” da bandalheira que se instalou na República.
Foto/Francis Prado
Divulgação da campanha de valorização dos profissionais da Saúde é um dos focos da nova campanha desencadeada pela Unimed Uberaba. Na foto, Jonas Martins, gerente de Saúde Unimed Uberaba; Ana Paula Bosi, diretora clínica do Hospital da Criança; Luciano Luzes Borges, diretor de Saúde Unimed/Uberaba; Sílvia Lúcia Tormin, presidente do Hospital da Criança; Ivi Cordeiro, coordenador de relações com o prestador da Unimed Uberaba, e Marisa Borges de Araújo, administradora do Hospital da Criança