A derrota nas urnas na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa de Minas já ficou pra trás. Pelo menos esta é a impressão de quem ouviu a entrevista de Tony Carlos na manhã desta quinta-feira à Rádio JM. Tony disse com todas as letras que já está em campanha para prefeito. Assim: declaradamente, sem meias palavras, sem rodeios. “Se não foi para ser deputado estadual agora, quem sabe Deus colocou essa luz para me mostrar que o meu momento será esse, de prefeito?” - salientou.
100% PREPARADO
“Tenho desejo de ser prefeito de Uberaba. Se existe alguém que conhece a fundo o que Ubera precisa e tem a oferecer para o país, esse alguém sou eu. Por isso, eu dig Sim, estou na primeira cadeira para disputar a Prefeitura de Uberaba” - destacou Tony Carlos. Foi além, dizend “Vou formar grupo, porque ninguém faz nada sozinho. Não sei se daqui a 2 , 6 ou 10 anos, mas o meu desejo é ocupar a cadeira de prefeito. Há 30 anos estou na vida pública e estou preparado para ser prefeito de Uberaba”.
Portanto, já temos o primeiro nome a assumir intenção de disputar a sucessão da prefeita Elisa Araújo.
MAIS ELEIÇÃO
Enquanto bolsonaristas e lulistas se preparam para o segundo turno das eleições presidenciais, os bastidores da Câmara Municipal estão pegando fogo. Não em função das eleições do dia 30 deste mês, mas da próxima Mesa Diretora. Esta semana o clima esquentou, com duas alas distintas já disputando os apoios de seus pares. De um lado, os jovens vereadores do grupo liderado pelo deputado Franco Cartafina, que é formado por Rochelle Bazaga, Celso Neto, Cabo Diego, e outros 4 ou 5 colegas. Do outro lado, o grupo dos 13, liderado pelo presidente da Câmara, Ismar Marão.
COOPTAÇÃO
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, o vereador Marcos Jammal contou que o grupo adversário tentou “cooptar” vereadores do grupo dos 13, buscando ampliar sua base de apoio. Um dos que “quase” mudou de lado foi Samuel Pereira, derrotado nas eleições para deputado estadual. O próprio Samuel contou aos colegas do grupo dos 13 o ocorrido, depois de se arrepender do “flerte” com o outro grupo.
MAIS UM
Outro que também andou “paquerando” com o Grupo dos 7 teria sido o vereador Pastor Eloísio, segundo comentários que rolaram nos bastidores na noite de quarta-feira, antes da sessão começar…
OS MOSQUETEIROS
Do grupo dos 13, pelo menos por enquanto há 3 nomes colocados para liderar a chapa que concorrerá na eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara: Marcos Jammal, Almir Silva e Fernando Mendes. Ainda não há definição sobre qual deles encabeçará a chapa. Aliás, nem mesmo é possível dizer por enquanto se esse quadro permanecerá assim até a eleição. Em se tratando de Mesa Diretora da Câmara, tudo é possível, como já se viu por várias vezes. Em algumas eleições, o “presidente” anoiteceu “eleito” e amanheceu “chorando as mágoas”...
FÁBRICA DE INIMIGOS
Vereador Marcos Jammal ficou 30 dias na presidência interina da Câmara, no mês de setembro, e gostou da experiência. No entanto, ele avalia que o cargo é uma “fábrica de inimigos”, porque muitas vezes precisa dizer não e contrariar interesses. Aliás, segundo Jammal, o presidente Ismar Marão” é “um herói”, por conciliar os conflitos e administrar as vaidades…
ALTO LÁ!
Indagado por que razão não apoiou o colega de partido Tony Carlos na eleição para deputado estadual, Marcos Jammal respondeu sem pestanejar: Tony não me procurou em momento algum, nem menos para um café”. Por isso, Jammal disse que se sentiu à vontade para apoiar candidato de BH, seu amigo…
E A ROCHELLE??/
Mas poderia ter apoiado a colega de Legislativo, Rochelle Bazaga… “Havia um entendimento de que Rochelle estaria eleita com 20 mil votos. Teve mais do que isso. Fizeram a conta errada” - disparou Marcos Jammal, sem dizer especificamente por que não trabalhou pela eleição da vereadora, em vez de apoiar o candidato forasteiro.
ACORDA, PESSOAL!
Sobre a derrota dos candidatos locais nas urnas este ano, Jammal fez uma observação bastante pertinente. “Tem candidato que acha que ir lá na Feira da Abadia só na época da campanha é suficiente para ganhar votos. Não é não. Se nunca foi lá antes, o povo percebe o interesse do candidato”. Falou certinho!!
DIVISÃO DE HOLOFOTES
Ainda na avaliação do vereador Marcos Jammal, daqui para frente os vereadores terão de se desdobrar para conseguir recursos em Brasília e Belo Horizonte, fazendo as vezes de deputados, já que Uberaba não conseguiu eleger sequer um estadual e um federal. “Faltou união e sobrou vaidade dos candidatos”, disse Jammal, certo, porém, que essa lição não poderá ser menosprezada daqui pra frente. Para ele, até a prefeita e os vereadores precisarão aprender a dividir os holofotes das próximas conquistas políticas para Uberaba, pelo bem da cidade.
Oremos!
PRÓ-BOLSONARO
Governador Romeu Zema convidou os 853 prefeitos mineiros para recepcionar o Presidente Bolsonaro em Belo Horizonte, nesta quinta-feira. Teve confirmação de cerca de 600 prefeitos, segundo o presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinícius Bizarro, do PSDB, prefeito de Coronel Fabriciano. A prefeita Elisa Araújo está em BH, especialmente para esse evento e retorna a Uberaba nesta sexta-feira.
Elisa hoje, em BH, com o Presidente Bolsonaro