EU NÃO!
Em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, o pré-candidato Tony Carlos (MDB) garantiu que não patrocinou a pesquisa eleitoral divulgada no fim de semana por emissora de TV. “Zero chance, até porque não tenho recursos para tal”, afirmou Tony. Mas ele disse que não se surpreendeu com os números, pois são praticamente os mesmos das pesquisas que a equipe dele tem feito para consumo interno. A diferença é que essa pesquisa da TV foi a primeira registrada na Justiça Eleitoral para efeito de divulgação.
COMO FICA?
Até pouco tempo atrás, Tony, Piau e Franco Cartafina estavam ajustados que apenas um deles sairia candidato a prefeito. Essa definição sobre qual deles seria o candidato viria de uma pesquisa de intenção de votos bancada por eles. Pois bem. Ao que tudo indica, a história mudou e agora os três são pré-candidatos. Tony contou que o trio fez um “trabalho doméstico” que apontava seu nome. “Mas eu respeito o desejo de todos. A partir do momento que o Paulo Piau deseja ser candidato, ou o grupo que o assessora assim deseja, eu respeito. Primeiro, porque acredito muito na capacidade dele. Segundo, porque tenho uma gratidão enorme pela nossa amizade. Assim como o Franco. Nós três trabalhamos em torno de um projeto de resgate de Uberaba” – justificou Tony Carlos.
E O VICE?
“Não pode ser uma campanha de pão com pão. Vice tem de agregar. Se eu sou da comunidade. Por isso o meu vice precisa ter o perfil de um Zé Alencar, que foi quem alavancou a candidatura do Lula naquela ocasião”. A opção desejada inicialmente por Tony era a delegada de Polícia Sandra Wazir, filiada ao PSDB. Mas, com a confirmação da pré-candidatura de Paulo Piau a prefeito pelo partido dos tucanos, essa dobradinha se tornou inviável.
NEM LÁ, NEM CÁ
“Não sou de esquerda. Nunca defendi Lula. Nem Bolsonaro. Quando me perguntam de que lado estou, eu respondo: do lado de Uberaba. Eu não posso entrar nessa seara. Se eu digo que sou Lula, quem é Bolsonaro fica bravo. E vice-versa. Nós não estamos em período de eleição nacional. Nós estamos discutindo uma eleição municipal, uma eleição para prefeito.” Fala do Tony deixou claro que ele não vai embarcar nessa onda de polarização que domina as eleições no Brasil.
EM PAZ
Por último, Tony Carlos revelou que tem conversado com outros pré-candidatos de oposição, além de Piau e Franco. Já esteve na casa de Samir Cecílio (PL) para uma conversa amistosa e recebeu Anderson Adauto em sua emissora de Rádio. “Samir, antes de sermos adversários, somos amigos e vamos continuar assim” – disse Tony. E mais: “Reconheço que Uberaba prosperou no governo Anderson Adauto. Não posso chegar aqui e apagar o que está escrito. É preciso respeitar os adversários, porque todos têm sua importância na história”. Pois é.
CUIDADO!
“Não adianta zerar a fila apenas resetando a fila para começar do zero novamente. Eu não vejo essa proposta como sendo viável, porque as unidades de saúde trabalham constantemente e todo dia tem pacientes novos e demandas novas”. Explicação é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, ao ser questionada sobre a promessa do pré-candidato Anderson Adauto em entrevista dada esta semana ao Pingo do J. Segundo Val, o que tem sido feito são os mutirões, contratações de especialistas e aumento da demanda junto aos prestadores de serviços para deixar os atendimentos aos pacientes com o menor tempo de espera possível.
FALTOSOS
Por outro lado, Val comentou que o índice de faltosos continua muito alto. No Hospital Hélio Angotti, por exemplo, cerca de 35% dos pacientes não compareceram para fazer os exames de imagem previamente agendados. É o caso dos exames de colonoscopia, por exemplo. Os pacientes confirmam a vaga e na hora não aparecem. O mesmo problema vem sendo observado também no Hospital da Beneficência Portuguesa, com exames de ultrassom.
HOMENAGEM
Prefeita Elisa Araújo foi homenageada em Belo Horizonte, durante Encontro promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nessa terça-feira. Ela recebeu a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo. O congresso da AMM termina nesta quarta-feira e tem como principal tema o encerramento das contas dos prefeitos em final de mandato.
DIA D
Em BH, a prefeita Elisa também aproveita para contatos políticos. Está fazendo convite pessoal aos dirigentes dos partidos da sua base de apoio e deputados, assim com autoridades do governo Zema para prestigiarem o evento de lançamento de sua pré-candidatura à reeleição. O lançamento será no dia 20, quinta-feira, no Centro de Eventos da ABCZ.
REFORÇO DE PESO
Presidente Olga Frange, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, vai dar posse a quatro sócias correspondentes nesta sexta-feira (7), às 16h30. Lisete Resende, Sandra Bulhões Cecílio, Márcia Moreno Campos e Mariane Bellocchio Fontoura Borges são as novas sócias correspondentes. Na mesma data, a Academia apresentará seu novo secretário executivo, o competente José Eustáquio Bueno Caixeta.
MAIS TRÊS
Castrações de animais realizadas por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente já bateu a marca de 8.410 cães e gatos, dos quais 1.105 animais foram castrados no último mutirão, em oito dias de atendimento. Mais três mutirões estão programados para este ano.