Mais uma rodada de pesquisa do Instituto Botta, registrada pela Justiça Eleitoral, aponta que se a eleição fosse hoje Tony Carlos teria 29,33% das intenções de voto, contra 16,84% de Heli Grilo. Mariscal seria o 3º colocado, com 8,17%, seguido por Elisa Araújo (4,33%), Lerin (3,87%) Patrícia Melo (3,50%). Nessa modalidade de pesquisa espontânea, o IBP apurou que os votos nulos e brancos somariam 16,34%. Do total de 600 entrevistados, 13% disseram não saber em quem vão votar, e outros 3,5% não responderam. Por fim, 1,32% dos entrevistados apontaram “outros candidatos”.
ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, em que o pesquisador oferece os nomes para o entrevistado escolher, Tony Carlos mantém a liderança, mas salta para 33,5% das intenções de voto, contra 20,33% de Heli Grilo. A sequência continua a mesma, mudando apenas os percentuais: Mariscal aparece com 8,5%, Elisa com 4,67%, Lerin 4,34%, Patrícia 3,84%, Outros 1,32%, Nulos e brancos 10%, Não responderam 2,33% e Não souberam 11,17%.
A pesquisa foi registrada junto ao TSE sob nº MG 02038/2020, e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. Nível de confiança de 95%.
NEGLIGÊNCIA GENERALIZADA
Nenhum candidato ou coligação compareceu para acompanhar o trabalho de lacração e auditoria das urnas eleitorais realizado neste fim de semana, embora todos tivessem sido convidados pela Justiça Eleitoral. Foi o que revelou o chefe do cartório eleitoral Alexandre Petterman, em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira. Todos os dados dos candidatos já estão inseridos nas 661 urnas que serão usadas nas seções eleitorais no dia 15, em Uberaba, bem como nas 44 urnas de reserva.
QUADRO INCOMPLETO
Quadro de mesários convocados para trabalhar nas eleições municipais deste ano ainda não está completo. Praticamente todos foram convocados, mas alguns pediram dispensa. Justiça eleitoral ainda espera que voluntários se apresentem. Quem se habilita?
USO OBRIGATÓRIO
Ainda segundo Alexandre Petterman, eleitor que comparecer à seção eleitoral sem máscaras não poderá votar.
DE OLHO
Por falar nas medidas de proteção ao Covid-19, o Departamento de Posturas teve trabalho a valer neste fim de semana de feriado prolongado. De quinta-feira até sábado, por exemplo, a fiscalização atuou mais fortemente à noite, com vistorias efetuadas em sete estabelecimentos comerciais e três residências para checar o cumprimento do decreto que impõe normas sanitárias em Uberaba por conta da pandemia. Em quatro desses locais foram constadadas irregularidades como falta de uso adequado de máscaras (cobrindo nariz e boca) e aglomeração. Sem contar que alguns estabelecimentos comerciais extrapolaram o horário de atendimento, que tem de ser encerrado à meia noite. Postos com lojas de conveniência, barzinhos, restaurantes, pizzarias e similares têm de seguir as normas à risca, se não quiserem ser autuados e multados…
SÓ CRÍTICAS
Pegou muito mal a divulgação às vésperas de Finados da nova tabela de preços para o cemitério, com reajuste de 4,65%.