ALTERNATIVA

Tony Carlos surpreende e volta para o MDB

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 01/04/2022 às 22:54Atualizado em 18/12/2022 às 23:13
Compartilhar

TONY CARLOS SURPREENDE E VOLTA PARA O MDB

Depois de flertar com o Republicanos e com o Patriotas, eis que Tony Carlos está de volta ao MDB. Isso mesmo. Na tarde desta sexta-feira, ele assinou a ficha de filiação em Belo Horizonte (foto abaixo), na presença do presidente estadual da sigla, deputado Newton Cardoso Júnior.

O que pesou na decisão de Tony Carlos: o tempo de TV que poucos partidos têm como o MDB. Além disso, dos 10 deputados estaduais da sigla, ficaram apenas 2, o Tadeuzinho, de Montes Claros, e João Magalhães, de Matipó. Tony entende que terá mais chances de se eleger com o quadro de candidatos que o MDB tem hoje.

TRATORADA

Emedebistas de Uberaba não assumem publicamente, mas à boca pequena criticam a filiação de Tony Carlos por Belo Horizonte, ignorando totalmente o partido na cidade. Em que pese Tony ser considerado “bom de voto”, alguns disseram à colunista que o radialista simplesmente “tratorou” o diretório municipal. Consta que Tony sequer comunicou ao presidente Cláudio Junqueira sua intenção de voltar ao MDB.

CONFUSÃO

Filiação de Tony Carlos no MDB trouxe outras consequências imediatas: agravou as dificuldades para o vereador Marcos Jammal emplacar sua pré-candidatura a deputado estadual pelo partido. Jammal não poderia usufruir da janela partidária da lei eleitoral em vigor, o que o obriga a ficar no MDB. E disputar espaço com Tony será muito difícil neste momento.

MAIS B.O

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, deixou o MDB nesta sexta-feira e se filiou no Mobiliza, antigo PMN, partido comandado por Gleibinho Terra em Uberaba. No mesmo partido está Paulo Leonardo Vilela Cardoso, pré-candidato a deputado federal. Segundo cálculos de especialistas, um deputado estadual pelo Mobiliza deve se eleger com 30/35 mil votos.

POR QUÊ?

Questionado sobre a ida para o Mobiliza, José Renato Gomes explicou o seguinte: “No tabuleiro da política partidária, as peças se movem até o último segundo permitido. Deus me iluminou e eu soube aguardar pacientemente para tomar uma decisão. Quando coloquei meu nome, movido pelas diversas manifestações de incentivo, sempre tive uma única direçã Uberaba e a nossa região! Sei o quanto é necessário saber dividir as forças inteligentemente em benefício da eleição de um número maior de representantes. Quem se dispõe a representar a cidade não pode pensar apenas em si mesmo.”

COMO FOI

José Renato conta que recebeu vários convites, mas o convite do Mobiliza foi o que mais o entusiasmou. “O presidente estadual do partido esteve pessoalmente comigo, em Uberaba. O partido criou um grupo forte e é lá que eu quero colocar as minhas propostas em benefício da nossa cidade e região. Deixo o MDB com o desejo de que possamos eleger vários representantes. Portanto, pelo nosso Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sou pré-candidato a deputado estadual. Peço a Deus que me guie em minha primeira disputa eleitoral” - disse o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico.

TROCA TROCA

Outro que deixou o MDB nesta sexta-feira foi o senador Carlos Viana. Ele se filiou no PL e será pré-candidato a governador de Minas. Com isso, o PL dará um palanque para Bolsonaro no Estado, já que o governador Romeu Zema tem procurado descolar a própria imagem do presidente da República. A chapa encabeçada por Viana ainda terá o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) como pré-candidato ao Senado. Tem mais: foi o presidente do PL, Waldemar da Costa Neto, quem costurou todo esse quadro, desfalcando o MDB em Minas, que tinha como certa a candidatura de Viana pelo partido. Dançou.

NO PÁREO

Empresária Kênia Borges assinou ficha de filiação no PV nesta sexta-feira. Deve ser anunciada candidata a deputada estadual pelo partido, segundo o presidente da Comissão Provisória, Glauber Faquineli. Vale ressaltar que o PV está federado com o PT, do pré-candidato Lula.

CAMARADA ANDERSON

Já o ex-prefeito Anderson Adauto foi parar no PCdoB. Acredite, se quiser: capitalista de carteirinha, Anderson se disse “afinado” com o programa do Partido Comunista no que se refere ao apoio à geração de empregos e ao desenvolvimento econômico do país. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, nesta sexta-feira, AA contou que jantou com a presidente nacional do partido e ficou convencido de que a única coisa de comunismo que restou na sigla foi o nome. “De comunista não tem mais nada”, garantiu o ex-prefeito. É sério isso, camarada?

FICO

Já o Ministro Marcos Montes não vai trocar de partido, mesmo com o seu PSD flertando com a pré-candidatura de Lula. Em entrevista exclusiva ao Pingo do Jota nesta sexta-feira, MM foi direto ao pont “Sou co-fundador do PSD. Conversei com o Presidente Bolsonaro, expliquei a situação, e ele me disse para ficar onde estou. Ele sabe que a bancada federal do PSD vota com ele em 60% a 70%. Além disso, o senador Alexandre Silveira, do PSD, pode ser o líder do governo no Senado. Já foi convidado e está estudando. Por outro lado, o presidente Gilberto Kassab conhece a minha posição e me disse que se ele fosse presidente da República eu seria o ministro da Agricultura dele. Por isso, vou ficar no PSD e vou trabalhar muito pela reeleição do Presidente Bolsonaro”, disse Marcos Montes.

PARTIDO DIVIDIDO

O ministro Marcos Montes admite, no entanto, que o PSD está dividido. Parte apoia o Presidente Bolsonaro, e parte quer marchar com Lula. Mas, na análise de MM, “a forma de fazer política no Brasil será antes e depois de Bolsonaro”. Aliás, Marcos Montes garantiu presença na abertura da Expozebu e disse que estará empenhado pessoalmente em trazer o presidente Bolsonaro também.

ÚLTIMO SUSPIRO

Este sábado, 2 de abril, é o último dia para as trocas partidárias e filiações com vistas às eleições de outubro.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por