Perdendo dinheiro
No seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa Minas, ontem, o deputado Tony Carlos “rasgou o verbo” e trouxe à tona um assunto altamente preocupante. Segundo Tony, Uberaba está perdendo milhões de reais em recolhimento de impostos, desde que a Vale Fertilizantes e a Petrobras mudaram seus respectivos domicílios fiscais para outros municípios. A Vale trocou Uberaba por Cubatão (SP), enquanto a Petrobras escolheu a vizinha Uberlândia e por lá passou a recolher os impostos gerados pela tancagem de álcool que mantém em Uberaba.
Composição ingrata
Com essas opções da Vale e da Petrobras por recolherem IPI, Imposto de Renda sobre o Lucro e outros tributos em municípios diversos de Uberaba, é muito provável que o Orçamento do Município para 2014 não se confirme. Afinal, a fatia de Uberaba no bolo do Fundo de Participação dos Municípios tende a ser menor do que o esperado, já que esse FPM reflete exatamente a arrecadação de tributos.
Os 10 Mais em impostos
Em 2012, a Vale liderou o ranking das empresas que mais recolheram impostos em Uberaba. Na vice-liderança esteve a Petrobras, seguida pela Black, Duratex, FMC, Ambev, usina Vale do Tijuco, Seara, Syngenta e Usina Uberaba. Agora o ranking certamente vai se alterar, com a saída da Vale e da Petrobras. Mas essa alteração no ranking é o de menos. O que realmente preocupa é a perda da arrecadação de tributos. Isso é que influencia nos repasses de recursos federais para o Município.
Ironia – Por mais incrível que pareça, a Coca-Cola ocupa a 17ª posição do ranking em recolhimento de impostos em Uberaba. Justo a Coca, que explora a praça local via empresa uberlandense...
Virar a mesa – Tony também lamentou – com razão – que Uberaba seja “capital do zebu” e maior produtora de soja de Minas Gerais, mas que agropecuária represente apenas 0,72% no bolo de participação dos setores em recolhimento de tributos. “Enquanto estivermos produzindo soja e mandando para outros municípios beneficiarem os grãos, vamos continuar dando nossas riquezas para os outros”, alertou Tony, sugerindo que Uberaba busque indústrias de óleo de soja para se instalar aqui.
Eleições no Cigra
Ex-presidente do Sinduscon, o engenheiro Nagib Facury é o candidato único à sucessão do empresário Marcelo Zaidan na presidência do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande, o Cigra. Eleição está marcada para o dia 4 de dezembro, com transmissão do cargo no dia 3 de janeiro. Nagib tem larga experiência como dirigente classista, mas terá pela frente a dificílima missão de realizar a segunda edição da ExpoCigra à altura da feira realizada pelo atual presidente.
Vermelho na folhinha
Marquem na agenda: 2014 tem tudo para ser o ano da mamata. O carnaval será mais tarde, no começo de março, emendando o feriado do aniversário de Uberaba. Como o ano só “começa” de verdade no Brasil depois do carnaval, o ano será curto e de pouco trabalho. Em julho o país vai parar para assistir aos jogos da Copa. Depois teremos eleições para Presidente da república, governadores, deputados e senadores, com 1º e 2º turnos. E aí já virá o fim do ano, com suas tradicionais festas de confraternização natalina. Pois é...
E agora? - As limitadas opções de voos entre Uberaba e Belo Horizonte estão deixando muitos conterrâneos na mão. Seja com escala em campinas, ou direto até o aeroporto de Confins (que deveria chamar-se “Cofim do mundo”), os voos estão partindo lotados, todos os dias. E aí vem a pergunta inevitável: agora que tem passageiro sobrando, qual é a desculpa para não termos mais opções de voos no nosso aeroporto?
Comenda - No dia 22, às 20h, será entregue a Comenda Wagner do Nascimento, durante cerimônia no anfiteatro do centro Administrativo da PMU. Dentre os agraciados neste ano estará o empresário Gilberto de Andrade Rezende.
Fechando o cerco
A Polícia Federal está jogando pesado e fechando o cerco contra o tráfico de drogas. Em silêncio, já tirou de circulação vários chefões em Uberaba, alguns dos quais com pinta de bacana, que desfilavam em festas e baladas como se fossem “gente boa”. A PF tem de enquadrar essa gente mesmo, sem dó, nem piedade. Traficante não merece respeito, nem clemência. Pena que nem todos fiquem atrás das grades para o resto da vida!